Do mesmo modo que o vestido de noiva marca o estilo de um casamento, os convites de casamento dizem muito acerca de como querem que seja o grande dia. Por isso a sua escolha se revela tão importante. Para os ajudar a acertar, preparamos-vos uma seleção com as propostas tão inspiradoras quanto as opções dos penteados de noiva, nas quais vão descobrir os modelos que vão marcar tendência em 2017. Muito variados, os novos modelos adaptam-se a todo o tipo de gostos e personalidades: clássicos, românticos, vintage, campestres, urbanos… Vamos começar?

Cores vivas e elementos naturais

Como já aconteceu nos convites de 2016, um dos pratos fortes da nova temporada são as aquarelas com motivos florais de tonalidades intensas, sobretudo verdes, rosas, azuis e lilases. Outra tendência em 2017 vão ser os convites de casamento personalizados em papel kraft com envelopes no mesmo material. Perfeitos para casamentos vintage e para celebrações num estilo rústico, fazem-se acompanhar na maioria das vezes de fitas de renda, ráfia, cordéis, fitas de cânhamo, ramos de ervas aromáticas…

Com fotografias

E se és tu quem vai fazer os convites de casamento, outra aposta segura são os convites que incluem uma ou várias fotografias dos noivos, que tanto podem ser de quando eram pequenos como fotografias polaroid, ou até uma imagem atual do casal, captada pelo fotógrafo na sessão de solteiros. Esta é uma escolha que vai aportar um toque muito pessoal ao convite, seja qual for o estilo escolhido. Nos modelos de 2017 também vão estar presentes as riscas e os motivos geométricos, em cores vivas e muito divertidas, do mesmo modo que os metálicos, criando um efeito metalizado que lembra o alumínio e que, dia a dia, ganha adeptos.

Os mais inovadores

De todos os modos, a maioria dos modelos de 2017 são menos formais do que há alguns anos. Como tal, entre as ideias para convites de casamento originais que marcam tendência, podemos encontrar propostas tão inovadoras como as que imitam o bilhete de um concerto, um passaporte ou um bilhete de comboio ou avião. Também são inovadores os modelos tipo puzzle, que os convidados têm de montar em casa quando os recebem, os convites de diferentes formas (malas ou vinis, para citar alguns exemplos), ou os cartões dobráveis que, consoante a técnica do origami, se transformam em pequenas caixas de papel ou cartão. Também não deixem de apreciar os convites comestíveis, que vão marcar a diferença, sendo impossível que fiquem esquecidos numa gaveta!

Clássico ou inovador?

Uma tendência geral passa pelas grandes letras que todos apresentam, de tamanhos e tipografias diferentes, bem como ilustrações simples e com as mais diversas frases para convite de casamento. Paralelamente a estas novas tendências, os convites de casamento de estilo clássico vão continuar com as suas caligrafias requintadas em modelos elegantes, por vezes com algo de barroco. Se és uma noiva mais tradicional, podes acrescentar motivos de renda, que combinem com o teu penteado apanhado para um look geral muito requintado.

Por outro lado, os textos para convites de casamento têm de ser tão originais como estes, pelo que podem incluir uma mensagem pessoal ou uma citação famosa. Podem ainda usar textos românticos nos convites, como a letra de uma canção ou uma estrofe de um dos vossos poemas preferidos. Não existe limite. É apenas uma questão de quebrar as regras estabelecidas e deixar voar a imaginação. Em qualquer caso, não se esqueçam de incluir os vossos nomes, o lugar, a data e hora da cerimónia e local do copo-de-água. E lembrem-se de os enviar, no mínimo, dois a três meses antes do casamento.

Não esquecer os envelopes!

A tendência no respeitante a envelopes é estes serem o mais simples possível, para dar todo o protagonismo ao convite que escondem. Embora lhes possam dar um pouco de cor e potenciar a sensação de conjunto, escolhendo envelopes com o interior colorido a condizer com a decoração do convite. Existem alguns que têm compartimentos internos onde se pode guardar o mapa para chegar à cerimónia, as fotografias dos noivos, o cartão que os convidados devem enviar para confirmar a sua comparência…

Seja qual for a opção escolhida, dos convites de casamento simples até aqueles mais elaborados e originais, após terem o convite vencedor será muito mais fácil escolher diferentes detalhes como algumas ideias divertidas para a decoração e a cerimónia e até mesmo elementos para integrar o bolo de casamento. Já sabem quais os convites que querem enviar aos vossos convidados? Pois agora é hora de encontrar as lembrancinhas de casamento perfeitas para lhes agradecer a presença no casamento. E se procuram algo fora do convencional não deixem de ver a nossa lista de ideias para casamentos originais onde podem encontrar inspiração para todos os gostos.