Promoções na sua zona
O fotógrafo é um dos ingredientes mais importantes de qualquer enlace, seja ele um elopement ou uma festa de arromba com centenas de convidados. Este profissional tem a responsabilidade de registar todos os rituais do enlace, assim como as emoções mais puras e os momentos mais divertidos. Como tal, acertar no profissional é imprescindível para ter um registro emocionante e genuíno de tudo o que aconteceu no grande dia. Por ser uma decisão tão complexa, recomendamos que comecem a tratar do assunto com muita antecedência - e também para garantir que os fotógrafos terão disponibilidade -, definindo o estilo que mais vos agrada e pesquisando todos os fornecedores da região. Lembrem-se que as grandes recordações deste dia vão depender deste profissional, pelo que nada pode ser deixado ao acaso!
Tal como existem pasteleiros especializados em bolos fondant e outros que são verdadeiros artistas no que diz respeito às nossas tendências, também existem vários tipos de fotógrafos, peritos em diversas vertentes da arte fotográfica. Embora todos possam ter experiência no setor nupcial, é importante compreender a que estilo se dedicam: se ao tradicional, que é o que mais se costuma encontrar nos álbuns de casamento, se ao fotojornalismo/documental, que se caracteriza pela espontaneidade, ou se ao conceitual, que joga com a sensibilidade artística do fotógrafo. Pesquisem sobre cada estilo e deixem-se inspirar pelos resultados. Temos a certeza de que saberão identificar, de forma muito espontânea, o estilo que melhor combina com o espírito do vosso enlace.
Como sempre referimos, definir o orçamento é o primeiro passo a dar. Assim saberão, à partida, quais são os profissionais que estão dentro das vossas possibilidades e quais não. Uma vez definido o budget, comecem por pesquisar fotógrafos da zona do enlace e explorem o seus trabalhos. Se já sabem qual é o vosso estilo preferido - tradicional, conceitual ou documental - vai ser muito mais fácil filtrar a busca. Logo, não se esqueçam de considerar as questões relacionadas com a atividade - por exemplo, qual é o equipamento fotográfico que usa, se tem o hábito de editar as fotos, etc - e de procurar feedback de clientes anteriores. Assim saberão se o profissional em questão cumpre com os vossos requisitos e se podem começar a negociar preços e pacotes. Um último conselho? Sejam honestos com o vosso feeling e tentem compreender se sentem afinidade com o profissional. Para que tudo corra na perfeição, da sessão de namoro ao trash the dress, é importantíssimo que sintam conexão e confiança.