João Patrício Photography

convite de casamento é um dos elementos mais importantes da organização do vosso dia C. Por isso, se já têm a lista de convidados definida e estão prestes a fazer os convites de casamento, tomem nota destas importantes dicas. Afinal, não é apenas a estética que conta; existe todo um protocolo que deve ser seguido (em maior ou menor escala) para que tudo corra na perfeição. Então, deixem a busca de bolos de casamento originais para depois e dediquem-se a aprimorar esta primeira tarefa: 

Gabriel Palmieri Fotografia

Que dados devem conter os convites?

- Os nomes dos noivos (e dos respectivos pais, caso queiram um convite tradicional)
- O lugar, a data e hora da cerimónia
- Lugar e hora do copo de água
- Site de casamento dos noivos para R.S.V.P (confirmação de presença)
- O contato dos noivos

Finalmente, também devem adicionar qualquer informação que considerem imprescindível relativamente à organização do grande dia (por exemplo, que se trata de uma festa sem crianças), ou ao dress code oficial (por exemplo, que os vestidos de gala compridos, inspirados nos anos 20, são um must para a vossa festa temática). 

Qual a ordem em que devem aparecer os dados?

Neste ponto, a liberdade é total, principalmente no que diz respeito aos convites de casamento personalizados e de formato inovador. No entanto, se querem seguir o protocolo mais tradicional, devem organizar os dados desta forma:

- O nome da noiva e do noivo, em destaque, juntamente com o dos seus pais (caso queiram inclui-los)
- Alguma frase original que transmita a boa nova seguida pelo dia + data + local da celebração
- Pedido de confirmação (com data) e algum contacto dos noivos e/ou o site do casamento

Vânia Sacramento

Formalidade dos convites

Fica a critério dos noivos definir o grau de formalidade que desejam dar aos convites. Se se trata de uma festa casual, ou até de um mini wedding, o ideal é que os convites transmitam um certo nível de proximidade e confiança. Já para as festas mais tradicionais e/ou numerosas, os convites podem ser mais formais, de modo a adaptar-se a todos os perfis. Outra opção passa por fazer convites de casamento originais e personalizados para os familiares e amigos mais próximos, e outros mais formais para os restantes convidados.

A diferenciação é muito simples: aos amigos, vale tudo. Podem escrever o convite de forma informal e dirigi-lo sem qualquer formalidade (prescindindo dos títulos e da terceira pessoa). Já para os convites mais formais, que se destinam a pessoas com que têm uma relação mais distante, devem investir no protocolo. Por exemplo, se pretendem convidar um casal casado, devem incluir o nome e apelido ("Sr. João Sousa e Sra. Ana Sousa"). Se pretendem convidar uma família inteira, podem optar por simplificar e escrever "Sr. João Sousa e família".  

Paula Carvalho Organização de Eventos

Envio dos convites

Idealmente, os convites devem entregues pessoalmente pelos noivos às pessoas mais próximas (padrinhos, avós, etc.). Os restantes convites podem ser enviados por correio ou até por e-mail (solução prática e low cost). Os convites devem ser enviados entre dois e seis meses antes do grande dia, preferivelmente. Sobretudo se o casamento se realiza noutra cidade/pais, ou se grande parte dos convidados vem de fora, é aconselhável enviar um Save The Date com um ano de antecedência.

Casa Stop Eventos

Originalidade & exclusividade

Como sabem, todos os detalhes fazem parte da identidade visual do casamento. Por isso, e dado que o convite representa o primeiro contacto dos convidados com o estilo do vosso enlace, aprimorem este detalhe! Optem por um design com que se sintam identificados e uma caligrafia bonita. Escolham frases para os convites de casamento que sejam divertidas e originais. Os vossos convidados vão adorar a vossa dedicação e sentir-se ainda mais motivados para assistir ao evento.

Não se sintam coibidos! Apostem em novos formatos (convites em forma de ticket ou passaporte, dentro de uma garrafa de vidro, em forma de puzzle...), ou simplesmente adicionem algum elemento surpresa que faça os vossos convidados sorrir (por exemplo, um balão com um texto personalizado, uma polaroide com uma foto vossa ou flores secas prensadas). 

Invite Mi

O que acharam destas ideias para os convites de casamento? Já sabem como querem que sejam os vossos? Então mãos à obra! Uma vez terminado o primeiro exemplar, não se esqueçam de repassar várias vezes a informação de modo a evitar qualquer erro. Lembrem-se que este é o primeiro contacto que os convidados terão com o vosso grande dia. Apostem nuns convites cheios de estilo e numas lembrancinhas de casamento a condizer. O êxito está garantido!