Lovati Photography

Em Portugal, são cada vez mais os noivos que optam por organizar um mini wedding. Seja por motivos económicos ou simplesmente por gosto pessoal, os enlaces pequenos e íntimos estão a conquistar cada vez mais adeptos, graças à sua descontração e originalidade. Vestidos de noiva simples, uma decoração 100% personalizada, um copo de água íntimo, lembrancinhas de casamento criativas e muita espontaneidade... quem é que não se sente atraído por um conceito tão especial? Apesar de estar cada vez mais na moda, este tipo de celebração pode representar alguns desafios, sobretudo para os noivos que têm famílias mais tradicionais. Por isso, antes de começarem a tratar dos convites de casamento, leiam este artigo e preparem-se para lidar com os desafios que os mini weddings acarretam: 

United Media

1. "Um mini quê?!"

Já estão a imaginar o drama, não é? Há muita gente que não está familiarizada com o conceito de "mini wedding", pelo que vos recomendamos resmas de paciência... Comecem por explicar em que consiste um mini wedding e os motivos que vos levaram a optar por uma celebração mais íntima. É provável que se deparem com reações negativas à vossa decisão. Do desespero dos pais ao descobrir que vocês não pensam convidar primos em segundo grau, até aos amigos que vão mostrar-se ofendidos por não estar incluídos na vossa lista de "pessoas chegadas", vão precisar de muita calma e pulso firme. O mais certo é que tentem pressionar-vos para mudar de ideias, e é aqui que têm de demonstrar que a decisão está tomada e que não há volta atrás. 

Sandie Boloto Wedding Photographer

2. Estabelecer um limite de convidados... e respeitá-lo

Este é, sem dúvida, o maior desafio dos mini weddings. 10, 20 ou 40 convidados... independentemente do número que tenham estipulado, é importante que, quando começarem a fazer os convites de casamento, se mantenham fiéis à vossa ideia inicial. Comecem hoje mesmo a redigir uma lista de convidados na qual as pessoas estejam organizadas de acordo com a sua importância nas vossas vidas. Se precisarem desesperadamente de fazer "cortes", ponderem tomar algumas decisões que, apesar de polêmicas, vão facilitar-vos a tarefa: ter um casamento sem crianças, não convidar familiares para além do núcleo principal, ou pessoas que conhecem há menos de um ano, por exemplo. 

The Storytellers

3. Surpreender

Se vão ter um casamento com poucas pessoas, aproveitem para caprichar nas surpresas e nos pormenores (se o vosso orçamento o permitir, claro!). Podem até apostar numa festa temática, onde exista um dress code específico (roupas dos anos 20, personagens do cinema clássico. etc). Caso prefiram ter um casamento tradicional, invistam em elementos personalizados para surpreender todos os presentes. Por exemplo, sirvam as bebidas em copos personalizados com o nome de cada convidado, ou ofereçam uma prenda de casamento handmade, com muito carinho e dedicação. Os vossos amigos vão sentir-se super mimados com este tipo de detalhes! 

Original Bandalheira Fanfarra

4. ... mas sem exageros!

Um bolo de casamento original, fogo de artifício, bailarinos, um mágico e um photobooth... vamos com calma! O conceito de mini wedding também integra uma filosofia na qual o casal esforça-se por passar tempo de qualidade com cada convidado, sem demasiadas distrações. Por isso, se têm a sorte de ter um casamento intimista, na companhia das pessoas que mais amam, guardem algum tempo para conversar, dançar a brincar com todas elas. Deem prioridade ás relações humanas e terão um dia memorável!

The Storytellers

5. Acertar na comida

Geralmente, os mini weddings são práticos e sem grandes formalidades. Isto significa que, no que diz respeito às refeições, têm ainda mais liberdade para ser criativos e surpreender! Já pensaram em suprimir a típica refeição com vários pratos - e até o buffet - e inovar com o vosso copo de água? Os casamentos com brunch são uma das grandes tendências do momento, assim como os food trucks e os barbecues. Caso prefiram uma modalidade mais tradicional, onde exista pouca margem para erros, invistam num buffet de finger food, onde existam opções variadas e para todos os gostos. Com um bolo de casamento simples e delicioso para terminar o dia, não cabem dúvidas de que todos voltarão a casa muito satisfeitos! 

Vestidos de cerimónia descontraídos, uma festa íntima, presentes de casamento personalizados e muito diversão... é assim que imaginam o vosso grande dia? Então não deixem de torná-lo realidade! Afinal de contas, este dia é vosso e deve ser vivido como sempre desejaram.