Casamentos

Por que usamos o anel de noivado na mão esquerda?

As alianças são um dos objetos que melhor simbolizam o casamento. Desde o ritual da troca de alianças na cerimónia, até ao seu uso diário pelos casais, este anel é usado na mão esquerda como símbolo do compromisso. Sabes porquê?

4
Ainda sem as alianças? 💍
Peça informação e preços de Ourivesaria a empresas próximas de si

Jackson Photography

O pedido de casamento é simbolicamente representado pelo anel de noivado que, tradicionalmente, o noivo oferece àquela que será a sua esposa, um presente que oficializa o estado de namoro mas que antecede a sua unição como casados. A aliança simboliza, deste modo, a união de duas pessoas pelo amor, um ritual que, à semelhança do bolo de casamento, é usado em quase todo o mundo e em diferentes culturas, tendo, também, várias origens possíveis. Um dos momentos chave da celebração do matrimónio é a troca de alianças, esse anel tão especial e repleto de significado. De facto, esta troca é realizada ao mesmo tempo que se proferem os votos, selando as palavras que são ditas e funcionando como um compromisso que os noivos juram honrar até ao final da sua vida juntos, depois de entregarem as lembrancinhas de casamento aos convidados. Antes de começarem a buscar pelas ideias de convites de casamento, saiba o significado do anel na mão esquerda.

Joalharia Dama D'Ouro

Origem

O uso de alianças teve a sua origem provavelmente nas celebrações hindus, mas foi popularizado pelos egípcios, que nela viam simbolizado o infinito e a eternidade, que representava a sua forma circular. Esta lembra-nos que o princípio e o fim se tocam, deixando, por isso, de existir como momentos isolados. Uma mensagem e significado lindíssimo que tu e o teu noivo querem guardar para sempre.

Mais tarde, quando Alexandre o Grande invadiu o Egipto, usar aliança passou a ser incluído na tradição grega como símbolo de união pelo amor. Com a invasão da Grécia pelos romanos, o costume de usar anéis de compromisso foi, mais uma vez, assimilado e integrado noutra cultura. No ano de 860, o Papa Nicolau I instituiu a obrigatoriedade do uso de aliança de noivado na mão assim que os noivos demostravam intenção de casar.

A mão esquerda

Segundo a tradição Ayurveda, existe um meridiano que liga o coração ao dedo anelar esquerdo, sendo provavelmente esta a origem do seu uso nesta mão. Da mesma forma, também os gregos acreditavam que existia uma veia que fazia ligação entre o anelar esquerdo e o coração, de modo que seria o mais indicado para simbolizar o eterno amor, uma tradição que perdura até aos dias de hoje.

Gilberto Coutinho

O anelar

Além dos motivos anteriores, em que o anelar seria o dedo do coração, também a tradição chinesa nos traz um motivo para a escolha deste dedo. Experimenta unir as mãos pelas gemas dos dedos e dobra apenas os dedos maiores (os outros permanecem esticados). De seguida, tenta separar os dedos, um a um. O único par que não se consegue separar é o dos anelares esquerdo e direito. Por isso este é o dedo que simboliza o casal, unido para sempre.

Alianças de bodas de prata

Por serem tão representativas da união, muitos casais, ao celebrarem as bodas de prata, renovam os seus votos numa cerimónia que pode ser semelhante à do casamento. Para que o momento seja também eternizado da mesma forma que é o casamento, há quem opte por juntar à primeira, uma aliança de ouro branco ou de prata, ou mesmo fazer uma alteração na sua de casamento para ficar com as alianças de bodas de prata.

RPPereira Produções Fotográficas

Agora que já sabes a origem desta tradição, podes pensar numa bonita frase para escrever dentro das alianças e que descreva ainda melhor o vosso amor e quem sabe até combinar com as frases para o convite de casamento. Se achares demasiado, podes, por outro lado, incluir uma data importante como é a data do vosso casamento ou a data em que começaram a namorar! Uma outra ideia romântica é gravar as vossas iniciais.

Mil Jewellery

Podes escolher algo mais íntimo ou, se tiveres uma frase que seja como um mote e que tenhas incluído, por exemplo, no convite de casamento, usá-la para a poderes levar contigo para todo o lado de uma forma muito especial e com o preço de anel de noivado dentro do seu orçamento, já que as opções são infinitas de estilos e valores. Não te esqueças que a aliança vai focar contigo para sempre, por isso o mais importante é que a adores e que, tal como a decoração e o vosso bolo de casamento, ela reflita na integridade o vosso estilo como casal.

Ainda sem as alianças? 💍
Peça informação e preços de Ourivesaria a empresas próximas de si

Outros artigos que lhe podem interessar

  • 5 metais económicos para as vossas alianças de casamento
    Tradições e superstições de casamento
    5 metais económicos para as vossas alianças de casamento
    As alianças são o símbolo mais tradicional do casamento, mas nem sempre o valor pedido é compatível com o vosso orçamento. Querem umas alianças lindas e duradouras, mas sem comprometerem toda a vossa festa? Conheçam os metais mais económicos!
  • Teste: como deve ser o teu anel de compromisso?
    Tradições e superstições de casamento
    Teste: como deve ser o teu anel de compromisso?
    Se ainda não tens uma ideia clara de que como deveria ser o teu anel de compromisso, como é que o teu noivo pode saber qual o mais perfeito para ti?
  • 6 ideias para prendas de casamento originais
    Tradições e superstições de casamento
    6 ideias para prendas de casamento originais
    Hoje em dia é muito comum oferecer-se dinheiro num casamento, geralmente através de um cheque ou envelope. Mas se estás farta dessa tradição e, embora não tenhas ideias, queres surpreender os noivos com algo diferente, não percas este artigo!
  • As alternativas mais românticas ao anel de noivado
    Tradições e superstições de casamento
    As alternativas mais românticas ao anel de noivado
    Não há como fugir à tradição, mas originalidade é o teu nome do meio? Chegaste ao sítio certo! Descobre como surpreender a tua cara metade com algo mais do que um anel de noivado na hora H!
  • E quando as damas de honor se dão mal...?
    Tradições e superstições de casamento
    E quando as damas de honor se dão mal...?
    Há cada vez mais noivas que escolhem ter várias madrinhas ou um grupo de damas de honor. Mas... o que fazer quando estas não se dão bem? Aprende a lidar com a situação com as dicas que te deixamos aqui!