Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Anel de noivado e aliança de casamento: entendam as diferenças e em que mão usar!

O noivado e o casamento são momentos muito românticos, marcados por duas peças de joalharia particulares: o anel de noivado e a aliança de casamento. Mas, afinal o que é que cada uma delas representa e em que mão se devem usar? Vem descobrir!

Ainda sem as alianças? 💍
Peça informação e preços de Ourivesaria a empresas próximas de si

Filipe Montes Photographer

O amor é o que vos une na relação que têm, e todos os tipos de anéis são os símbolos físicos do que sentem um pelo outro. Usados para marcar os vários passos de evolução do vosso amor, vão simbolizando a seriedade com que encaram a vossa união. Mas, então, afinal, quais são as diferenças entre o anel de noivado e a aliança de casamento, se ambos representam o compromisso? Se ainda tens dúvidas, vem descobrir tudo o que há para saber sobre estas jóias tão especiais.

1. Anel de noivado

O que é o anel de noivado?

O anel de noivado é uma das peças mais esperadas pelas namoradas - ou por namorados, já que o pedido de casamento não é exclusivo dos homens - e representa o compromisso dos namorados até ao casamento. No fundo, quer dizer que aquele casal pretende casar-se brevemente. 

Escolhe o teu anel aqui!

História 

A História do anel de noivado está ligada aos egípcios, estimando-se que tenham sido os primeiros a usar este anel de compromisso. No entanto, o que se sabe mais concretamente é que foi o Arquiduque Maximiliano da Áustria ofereceu um anel de diamantes à Duquesa de Borgonha em casamento quando a pediu em casamento, difundindo assim a tradição deste anel.

Formatos mais famosos

Embora hoje em dia seja aceitável oferecer um anel de noivado que esteja plenamente ligado ao gosto da noiva, o anel de noivado mais tradicional, nunca vai deixar de ser o solitário com um diamante. O que não faltam são variantes do solitário e também outras pedras - como a safira e a esmeralda - muito adequadas para anéis de noivado que vão ficar lindos na mão da noiva.

Pedro Sampaio - Imagens com emoções

2. Aliança de casamento

O que é a aliança de casamento?

A aliança de casamento é o anel, normalmente em ouro dourado, que os casais trocam no momento do “sim”, consolidando a decisão de ficarem juntos para sempre. A aliança simbolizará o amor infinito - já que não tem um fim - e, também, a afeição e o carinho que une os noivos. Como é uma aliança que ambos usam, ao contrário do anel de noivado que é usado apenas por quem é pedido em casamento, simboliza a união entre os dois.

História

Não é fácil perceber exactamente onde começou a tradição da aliança de casamento. Há historiadores que contam que a aliança era dada às mulheres que todos soubessem que elas eram propriedade do marido, mas na antiga Grécia, Roma e Egipto, as versões são mais românticas e remetem inteiramente para o amor entre o casal. Na China, o dedo anelar representa o casal e é por isso, que é nesse dedo que se usa a aliança de casamento.

Formatos mais famosos

No mundo ocidental, o formato mais comum para a aliança de casamento é a aliança em ouro dourado, com a inscrição dos nomes do casal e data do casamento, por dentro. Geralmente, as alianças de casamento - ao contrário do anel de noivado - não têm pedras preciosas. Porém, alguns casais gostam de embutir diamantes na parte de dentro da aliança. As alianças de casamento também podem ser de outro branco, prata, ou platina, conforme os gostos e orçamentos dos casais.

3. Vena amoris - mito ou verdade?

Durante muitos anos acreditou-se que a aliança de casamento era usada no dedo anelar da mão esquerda pois existia uma veia que ligaria esse dedo directamente ao coração. Embora seja uma narrativa bonita para justificar o uso da aliança nesse dedo, a verdade é que todos os dedos têm veias que ligam ao coração, daí, esta narrativa não passar de um mito.

4. Anel de noivado e aliança de casamento: as diferenças

Como já pudeste ver, há várias coisas que distinguem estas duas alianças que representam o compromisso entre os casais. O anel de noivado tem, geralmente, uma (ou mais) pedra(s) preciosa(s), como o diamante, num solitário e a aliança de casamento é um anel mais simples em ouro dourado. A maneira como a troca destes anéis é feita também é diferente, já que o anel de noivado implica um pedido de casamento e a aliança trocam de votos para o futuro.

Canto Duo

5. Em que mão se usa cada uma delas

Neste tópico, há alguma discórdia, já que varia de país para país. No entanto, o que é commumente aceite é o seguinte:

  • O anel de noivado é usado na mão esquerda - representando compromisso que ainda não é definitivo.
  • A aliança de casamento é usada na mão direita - representando o compromisso eterno.
  • Aquando do casamento, o anel de noivado transita da mão direita e junta-se à aliança de noivado na mão esquerda.

Assim é para simbolizar que a promessa de compromisso está feita, mas ainda o compromisso definitivo ainda não aconteceu. Quando são então trocados os votos, dá-se esse compromisso definitivo e, portanto, a alteração da mão dos anéis. No fundo, a mão direita está reservada para compromissos que ainda não estão “assinados” e a mão esquerda para o compromisso “a sério”.

AndreNikita Photography

Sentes que já sabes tudo sobre o anel de noivado e a aliança de casamento? Quer estejam a planear o noivado, ou a escolher a decoração para o casamento, é importante saberem os protocolos que distinguem os dois anéis, para que os possam usar orgulhosamente o resto da vida.

Ainda sem as alianças? 💍
Peça informação e preços de Ourivesaria a empresas próximas de si