Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Tipos de anéis: o guia completo para a escolha perfeita!

Os anéis fazem parte do nosso estilo, mas, também dos momentos mais importantes da nossa vida. Se estás a pensar comprar um anel - quer sejas um futuro noivo, ou estejas só a escolher o melhor anel para ti - vem descobrir todos os tipos de anéis!

Vamos ajudá-lo a encontrar os anéis e jóias para o seu casamento 💍
Peça informação e preços de Ourivesaria a empresas próximas de si

São muitas as dúvidas que surgem quando tens de escolher um anel: que material escolher, a pedra perfeita, o modelo, o tamanho e se é o melhor modelo para ti ou para a tua noiva. Desde os preços, às frases que podes gravar no anel de noivado, nenhuma dúvida ficará por responder neste artigo que promete ser um guia para fazerem a melhor escolha no que toca a anéis.

Procuram alianças para o vosso casamento? Também vos ajudamos a escolher esses anéis tão importantes, mas se é de anel de compromisso que falamos, também não vos vai faltar nada! Quando olhares para o teu dedo, vais sentir que fizeste a escolha certa!

Descarrega aqui o Ebook

  1. 1. Tipos de anéis
  2. 2. Materiais para os anéis 
  3. 3. Pedras para os anéis
  4. 4. Frases para gravar nos anéis
  5. 5. Como descobrir o tamanho do dedo?
  6. 6. Que anel é mais adequado para mim?
  7. 7. Os cuidados a ter com os anéis
  8. 8. O preço do anel
  9. 9. Vantagens e desvantagens de comprar qualquer anel online
  10. 10. Conselhos práticos para comprar um anel de noivado e alianças

1. Tipos de anéis

Há vários tipos de anéis que usamos ao longo da vida e pelos mais diferentes motivos. Aqui, apresentamos-te apenas alguns dos mais importantes ou com mais estilo! Conheces todos?

Encontra os teus anéis aqui!

1.1. Anel de compromisso

O anel de compromisso pode ser interpretado como um anel de namoro que marca o compromisso do casal sem significar ainda um noivado. Tal como o anel de noivado, é usado na mão direita, no dedo anelar, mas tem algumas especificidades que o anel de noivado não têm. Assim, o anel de compromisso não deve ser de ouro, sendo mais usada a prata ou o aço e é mais simples que o anel de noivado. Por não ser tão formal, o estilo do anel fica ao critério do gosto do casal.

Maddsphotograph

1.2. Anel de noivado

Este anel é dos mais ansiados pelas namoradas, não só pelo anel em si, mas porque representa um passo muito grande na relação: o caminho para o casamento. Estima-se que os primeiros anéis de noivado tenham surgido na cultura egípcia, mas, foi só mais tarde, que o Arquiduque Maximiliano da Áustria pediu a Duquesa de Borgonha em casamento com um anel de diamantes e, a partir daí, ficou tradição, não só anel de noivado, como o diamante.

Embora a tradição varie de país para país, o mais comum é colocar o anel de noivado na mão esquerda, juntamente com a aliança de casamento. Há, porém, muitas noivas que preferem usar logo o anel de noivado na mão direita e não há qualquer problema nisso. Todos os outros anéis, excepto os que têm a ver com compromisso, podem ser usados nos dedos que quiseres e mais gostares

Tropeço de Riso - Fotografia

Estilos de anéis de noivado

Agora que já decidiste que pedra vai estar no centro do anel que vais dar à tua amada, está na altura de pensar no estilo de anel. O mais conhecido e mais cobiçado entre as noivas é - e talvez sempre seja - o solitário. É uma jóia simples e romântica e é desenhado para ter a sua pedra em grande destaque.

Porém, há outros modelos bastante atractivos, como aros com três diamantes em destaque, ou aros com vários diamantes embutidos e, por isso, mais discretos. Para um twist no clássico solitário, há também o anel pavê, que te uma peça centrar e várias à sua volta, criando a ilusão de haver uma grande pedra..

1.3. Alianças de casamento

Depois do anel de noivado, seguem-se as alianças de casamento. Estas são as alianças que vão trocar no altar, à frente das pessoas que vos são mais importantes e vão simbolizar a vossa união. Geralmente, são em ouro dourado, mas noivos mais modernos ou originais podem escolher alianças de ouro branco ou rosa e até com discretos diamantes por dentro. Há alguns factores a ter em conta na compra das alianças de casamento, certifiquem-se que têm tempo e disponibilidade suficiente para fazerem a melhor compra que se adequa a vocês. 

1.4. Alianças das bodas de casamento

As bodas de casamento representam os vários anos que o casal já soma em matrimónio e, por isso, é comum que o casal queira celebrar com uma reprodução do casamento - normalmente mais pequena - e, aí, troquem alianças. Claro que estas alianças têm de ser ligeiramente diferentes das de casamento.

Assim, dependendo do aniversário de bodas que é celebrado, também serão diferentes as alianças. Nas bodas de prata podem fazer-se réplicas das alianças que sejam metade de ouro e metade prata, ou todas de prata. Nas bodas de ouro, as alianças costumam ser em ouro dourado, mas mais grossas que as originais de casamento.

1.5. Anel de falange

Foi no desfile de Outono/Inverno de 2013 da Chanel que estes anéis ficaram no centro do olhar do público e, desde então, nunca mais saíram de moda. Este género de anéis são perfeitos para mulheres que gostam de um estilo boho com os dedos repletos de anéis. O segredo? Equilibrar! Podes usar anéis mais complexos no fundo do dedo e anéis mais simples na falange. Vai fazer sucesso!

Mel Jewel

1.6. Anel de pé

O anel de pé é o acessório que todas as mulheres gostam de ter no verão, quando os pés estão mais à vista e estão, naturalmente, muito mais cuidados e prontos para brilhar. São originários da Índia, onde significam, inclusivamente, que as mulheres hindus são casadas. Podem ser usados só num pé, mas a tradição indiana dita que seja usado em ambos e são anéis muito ornamentados, geralmente feitos de prata.

1.7. Anel aparador

aparador é um anel que se usa no mesmo dedo da aliança de noivado ou casamento, e até mesmo na de compromisso. Ele não tem nenhum significado especial, só estético, mas dá todo o charme à mão da mulher, além, de, é claro, ressaltar a beleza da aliança de compromisso.
 
Para escolher este tipo de anel, basta confiares no teu bom gosto e preferir um anel que seja do mesmo tom da aliança em questão. Assim, se a aliança for dourada, então o anel aparador deve ser no mesmo tom. O nível de detalhes e pormenores estão também dependentes da aliança, quanto mais simples esta for, mais trabalhado pode ser o anel aparador.

1.8. Anéis de gota

Assim chamados por terem uma lapidação em formato de gota, também conhecida internacionalmente como pear shape. Este formato é super clássico e por isso está presente em muitos tipos de joias, principalmente em anéis. E curioso como nunca saem de moda...Geralmente em prata ou ouro, este tipo de anel tem tudo para compor um visual mais formal, à medida que costuma variar bem no tamanho e ter maior diversidade nas pedras cravejadas. 

Há aqueles anéis com formato de gota tradicionais, os de gota delicada, os coloridos, de gota dupla… enfim, são diversos modelos disponíveis no mercado, basta apenas saber qual mais te agrada e qual mais combina com a tua personalidade. 

1.9. Anéis ajustáveis

Quem nunca acordou com o dedo inchado porque dormiu de anel, não é mesmo? Os problemas para isso acabam com o uso de anéis ajustáveis, além de serem mais versáteis e podermos usá-los em diferentes dedos sempre que desejado. 

Os modelos são vários, indo dos mais simples aos cravejados com pedras preciosas. Basta escolher aquele que se encaixa no seu estilo de vida e prontinho! Você pode variar bastante o uso de forma elegante e prática.

1.10. Anel masculino

Quem disse que os anéis são acessórios exclusivos das mulheres? Desde sempre que os homens se adornaram e, embora durante algum tempo na sociedade ocidental, isso tenha deixado de acontecer, agora alguns homens já procuram novamente decorar os dedos com anéis.

São anéis mais grossos, para acompanhar o tamanho da mão do homem - normalmente maior que a mão da mulher - e têm menos adornos, sendo raro ver um anel masculino com uma pedra.

2. Materiais para os anéis

Há que ter em mente que um bom anel é uma peça de joalharia que deverá durar para a vida toda. Nesse sentido, apostar em materiais de qualidade é essencial. Ouro, ouro branco, ou platina devem ser as primeiras escolhas para a estrutura que vai sustentar a(s) pedra(s), no caso do anel de noivado, pois não serve de nada terem um diamante se depois o material que a envolve não tem qualidade. Alianças de casamento deverão ser de ouro dourado, branco ou até rosa, já que a sua durabilidade é muito grande. Como já vimos, os anéis de compromisso são normalmente de prata ou aço.

3. Pedras para os anéis 

 3.1. Diamante: a pedra por excelência

Quando pensamos em diamantes, o primeiro anel que nos vem à cabeça é o anel de noivado. Porém, esta é uma pedra que é muito valorizada em toda a joalharia e em todos os tipos de anéis , vale a pena perceber o que são e quais as características a procurar. Os diamantes são carbono puro e formam-se abaixo da crosta terrestre e são dos materiais mais duros da Natureza, sendo apenas riscados por outros diamantes.

Grazza Portugal Jewelry

3.1.1. Os quatro C’s dos diamantes

Os quatro C’s dos diamantes são: cor, corte, clareza e quilate (carat em inglês). É através deste quatro elementos que se pode avaliar um diamante, sengundo o GIA - Gemological Institute of America:

  • Quilate- O quilate refere-se à unidade de peso, ou seja, o peso dos diamantes é referido como “ct”. Um quilate é igual a 200 miligramas. No entanto, quando compararmos diamantes, o seu tamanho também importa. Portanto, dois diamantes de 0,5 ct valem menos do que um diamante de 1ct porque os diamantes grandes são raros
  • Corte- O corte do diamante é diferente da sua forma. Quer isto dizer que o corte do diamante refere-se à qualidade da lapidação e são analisados vários factores como as proporções, o polimento e a simetria. Quanto melhor for o corte do diamante, mais ele brilhará, pois a luz reflectida no diamante será maior. Assim, um corte perfeito pode fazer a diferença entre um belíssimo diamante e uma pedra que foi apenas desperdiçada.
  • Cor- A cor do diamante varia entre o incolor e o ligeiramente amarelado. O método de classificação usado, hoje em dia, em todo o mundo para determinar a cor de um diamante é o D-Z, que usa a luz do dia como padrão para a a classificação da cor, sendo D a melhor classificação e Z a pior. Desta forma, os diamantes incolores são os mais bem classificados na lista e isso significa que têm menos atómos de nitrogénio, que é o que confere a cor amarelada ao diamante.
  • Clareza- Quando falamos em clareza num diamante estamos a falar da ausência de marcas que as pedras podem ter pela sua formação no interior da Terra. Factores como a pressão e o calor podem gerar nos diamantes marcas, que fazem a pedra desvalorizar. Ao avaliar o nível de pureza de um diamante, são tido em conta vários factores como a quantidade, tamanho, posição, natureza e cor das “imperfeições”. É de salvaguardar que diamantes sem qualquer marca são raríssimos e, por isso, muito mais caros.

Elements Contemporary Jewellery | Lisboa

3.1.2. Formatos dos diamantes

Como já vimos, corte e formato não é a mesma coisa no que toca a estas pedras belíssimas tão comuns em anéis de noivado. O formato do diamante influencia o seu preço porque questões de procura. Assim, o formato redondo, que é o mais procurado, é mais caro do que, por exemplo, um diamante com formato em pêra, quadrado ou oval.

Aprenda Sobre Diamantes 4 C's – Classificação de Corte - Poésie

 

3.2. Outras pedras para os anéis

Se o diamante não é uma pedra que te entusiasme, ou preferes um anel  mais original, há outras pedras muito interessantes de entre as quais pode escolher, como o Rubi - com as suas tonalidades avermelhadas; a Safira - conhecida como a pedra da sabedoria; a Esmeralda - uma pedra original e cheia de energia; o Topázio - uma pedra amarela que transmite vitalidade e a Ametista - uma pedra em tons roxos, conhecida pelas suas forças calmantes e curativas.

Valérie Lachuer Bijoux

4. Frases para gravar nos anéis

Uma maneira simples de personalizar um anel - seja de que tipo ele for - é fazer uma gravação. Se se tratar de um anel de compromisso, noivado ou aliança de casamento, o que gravar, depende muito de vocês. Pode ser a data em que começaram a namorar, uma frase da vossa música ou - poema preferido. Podes sempre gravar “queres casar comigo?” Ou um simples “amo-te”, que vai resultar na perfeição. Se procuras mais ideias, inspira-te nestas frases curtas:

  • Para sempre
  • Desde este dia
  • Sou teu
  • Juntos
  • Estava destinado
  • Minha alma gémea

É, no entanto, uma das escolhas mais pessoais no que toca ao anel de noivado e terão de fazê-la novamente quando escolherem a gravação para as alianças. Caso não se trate de um anel romântico, então, podem optar por frases motivacionais, como, por exemplo: 

  • Sorri hoje e sempre
  • Agradece
  • Acredita em ti

5. Como descobrir o tamanho do dedo?

Já pesquisaste e já sabes, mais ou menos, que anel queres, mas estás em pânico porque não fazes ideia do tamanho do teu dedo. Calma! Há várias maneiras de descobrires que número de anel usas, incluindo o nosso medidor de anéis!

5.1. Medidor de anéis de Casamentos.pt 

Um medidor de anéis é um instrumento que se encontra em todas as joalharias e serve para medir o anel, colocando-o no medidor e vendo a que número corresponde. É uma maneiras bastante fiável de medir o tamanho do anel e, para isso, basta levares um anel teu, ou da tua noiva, caso estejas a pensar oferecer-lhe um anel de noivado, sem que ela se aperceba.

No entanto, de forma a ajudar-te de uma maneira mais rápida e sem saíres de casa, tens a possibilidade de recorrer ao nosso medidor de anéis, que por ser uma opção online, permite-te ficares com uma ideia do tamanho do anel de noivado que tens de comprar de uma maneira super fácil e muito prática. Vai sem dúvida ajudar-te na tua escolha! 

5.2. Tabela de impressão de aros

Nestas tabelas, que se encontram online, basta imprimires e colocares um anel em cima de cada anel ali representado para teres uma noção dos tamanhos. Há também tabelas com a relação do tamanho com o peso que podem ser ligeiramente mais precisas. Estas tabelas são úteis, mas podem não ser 100% fiáveis!

5.3. Paquímetro

Com um paquímetro também é possível medir as dimensões do anel e, assim, chegar à sua medida. Se não tiveres um, podes encontrar paquímetros virtuais, mas não serão, naturalmente, tão precisos.

6. Que anel é mais adequado para mim?

Se vais oferecer um anel à tua noiva, confia. Conhece-la-ás melhor do que ninguém e, a partir daí, podes começar a pensar no que seria melhor para ela. Ela é uma pessoa muito activa? Então, talvez seja bom comprares um anel com bons materiais para que tenham uma boa durabilidade. Aposta em ouro, diamantes e platina.

Se a tua futura noiva for uma pessoa artística e alternativa, pode ser uma boa ideia procurar um anel original, que seja a sua cara. Para noivas mais tradicionais, o clássico solitário será a melhor escolha. Se tens muitas dúvidas, podes sempre tentar escolher o anel que mais se adequa a ela baseando-te no seu signo do zodíaco.

Marta Cabral Photo

Da mesma forma, se estiveres a escolher um anel para ti ou até uma aliança de casamento, há que ter em conta vários factores como o vosso estilo de vida. Uma coisa é certa, quanto melhor for o material, mais o anel em questão vai durar e vai ficar bonito mais tempo.

7. Os cuidados a ter com os anéis

7.1. Guardar o anel

Um dos cuidados mais importantes a ter com o anel é guardá-lo na caixa original quando não estiver a ser usado, que é, sem dúvida, o melhor local para o guardar. Assim, o anel ficará protegido de riscos ou danos que podiam ser provocados por um armazenamento menos cuidado.

7.2.Retirá-lo em momentos chave

Para que o anel fique sempre bonito, deves retirá-lo e guardá-lo bem nalguns momentos, como quando tomares banho e fizeres desporto. Desta forma, não corres o risco que o anel se danifique com um movimento mais brusco ou uma pancada mais forte. Isto é especialmente importante, caso pratiques desportos aquáticos, já que a última coisa que queres é perdê-lo no mar!

7.3. Cuidado com os cremes

Terás de ter atenção sempre que hidratares as mãos, pois alguns cremes têm substâncias que podem tornar mais baça a jóia. O ideal será colocar o anel apenas depois de usar os cremes ou óleos, assim será mais seguro!

Have a Story

7.4.Ponderem um seguro

Caso o anel de noivado tenha sido um preço já considerável, ponderem fazer um seguro para evitar dissabores. A probabilidade é que nada aconteça, mas caso o anel seja perdido, roubado ou danificado, ter um seguro vai garantir que não ficam a perder financeiramente e podem repor essa peça tão importante.

7.5. Limpar o anel 

Podem sempre levar o anel à ourivesaria onde o compraram para o limpar. Se preferirem limpar o anel em casa, então o que devem fazer é lavá-lo com um sabão neutro e água morna, esfregando-o com uma escova (muito) suave. É um processo simples, mas implica alguma delicadeza para que a jóia conserve toda a tua beleza e esplendor.

8. O preço do anel 

O preço do anel vai depender de muitos factores que já vimos acima, como o material do aro, a pedra que escolheres, o tamanho, etc. Porém, se escolheres um anel de outro branco, com um pequeno diamante, por exemplo, nunca ficará abaixo dos 300€ - e estamos a falar de peças simples e diamantes pequenos. O preço máximo, bem, não existe! Há anéis com vários diamantes e em ouro ou platina que podem atingir os milhões de euros. Para um anel bom, com qualidade e durabilidade, deves contar com cerca de 500€.

9. Vantagens e desvantagens de comprar qualquer anel online

Há muitos prós e contras de comprar um anel online! Por um lado, podes ver em várias lojas simultaneamente e comprar preços e materiais, logisticamente é mais fácil de gerir. Os contras passam por não poderes ver o anel ao vivo - que às vezes é uma experiência completamente diferente - e não te poderes aconselhar com pessoas que sabem do que estão a falar. Online, como se sabe, a experiência acaba por ser ligeiramente mais solitária. Felizmente, há fóruns e chats que te podem ajudar!

10. Conselhos práticos para comprar um anel de noivado e alianças

Na escolha de um anel há outras coisas a ter em conta para além do anel em si, como, por exemplo, a antecedência com que tens de procurar o anel. Neste caso, há que fazer as contas à previsão da data do casamento. Se gostavas de te casar no próximo verão, então deves começar a pesquisar e escolher o anel no verão anterior, para pedires a tua noiva em casamento no fim no outono e terem tempo para organizar tudo sem grandes stresses. Se vais encomendar um anel personalizado, tem em mente que pode demorar alguns meses a ser feito à medida da tua noiva.

As alianças de casamento também exigem algum tempo, já que, mesmo que gostem de algumas que tenham visto na loja, estas podem ter de ser apertadas e, provavelmente, quererão fazer uma gravação. Por isso, contem com dois meses para tratar de tudo com antecedência e não andarem a correr com medo de não ter alianças para trocar no grande dia.

Os Madeiras Fotografia

Agora que já sabes tudo o que há para saber sobre anéis, basta começares a escolher o anel certo para ti e para os grandes momentos da tua vida. Caso andes à procura de um anel de noivado, compromisso ou alianças de casamento, não te esqueças que o anel mais bonito fica melhor quando é usado com amor.

Vamos ajudá-lo a encontrar os anéis e jóias para o seu casamento 💍
Peça informação e preços de Ourivesaria a empresas próximas de si