O anel de noivado é uma peça única e cheia de valor emocional que, infelizmente, está exposta a todo o tipo de sujidade e contaminação. Por isso, tal como cuidarás da tua aliança de casamento com imenso carinho, deves limpar o anel de noivado com frequência, de forma a manter o brilho da pedra e do metal. Se queres que esta joia continue tão resplandecente como no momento em que a recebeste, faz uma pausa na busca de vestidos de noiva e aponta as nossas dicas de limpeza! 

A Dream Story - Epic Moments in Motion

O que pode reduzir o esplendor do teu anel?

Sabes qual foi o preço do anel de noivado que levas na mão? É bastante provável que tenha sido caro, por isso convém cuidá-lo com carinho e atenção. Se o teu anel tem diamantes deves saber que tens na mão um íman de substâncias gordurosas que o podem deixar levemente opaco. Também ceras, perfumes, produtos cosméticos e de limpeza podem potenciar este resultado, por isso deves retirar o anel ao aplicá-los. Evita o contato com produtos químicos pesados que não sejam adequados à peça, porque podem reagir de maneira desastrosa. Desta forma deve evitar-se o cloro, álcool, acetona, toda a classe de produtos abrasivos, e soluções caseiras como pasta de dentes, bicarbonato de sódio ou sumo de limão.

Ouro e diamantes

Utilizar um pano macio ou flanela muitas vezes é suficiente para recuperar o brilho de um anel de ouro. Se a peça tem pedras preciosas como o diamante poderás colocar numa solução de água morna com algumas gotas de detergente neutro durante alguns minutos. Depois pode-se usar uma escova com pelos muito macios para retirar os resíduos e terminar com uma flanela.

Uma aliança de ouro branco, por ser constituída por uma liga metálica especial e se necessitar averiguar se preserva ou não um banho de ródio, é por isso preferível que te aconselhes com um especialista.

Navas Joalheiros

Ajuda profissional

Se o anel precisa realmente de uma limpeza profunda que não pode ser feita em casa, o melhor é recorrer à ajuda de um profissional. Eventualmente também podes pedir-lhe para polir o metal em segurança, restaurando o brilho em todo o seu esplendor. As fotografias com o teu vestido de noiva com renda mantêm toda a sua classe com um anel bem cuidado! 

Precauções na manutenção

Antes de tudo, evita guardar as joias umas sobre as outras para evitar arranhões. Separá-las em estojos adequados ou embrulhá-las em papel de seda ajuda a evitar um risco indesejado. Um bom guarda-joias pode ser um bonito e útil presente de casamento. 

Outras precauções: 

  • Evita usar o anel enquanto praticas desporto ou quando te ocupas das tarefas domésticas. Lembra-te que muitos produtos químicos e de limpeza, onde se inclui o cloro, danificam o ouro.
  • Observar regularmente a peça ajudar a identificar precocemente algum problema, pelo que vale a pena perder alguns minutos para observar minuciosamente o anel.
  • Se o teu anel tem garras ou peças cravadas, deves estar ainda mais atenta, pois estas podem perder-se ou danificar-se com uma simples batida ou queda. 
  • Cuidado ao tirar o anel! O ideal é que o deixes sempre no mesmo sitio, para evitar desgostos... 

Agora que tens o anel de noivado na mão, símbolo da vossa sólida relação, deves começar a preparar outros pormenores, como os convites de casamento. Em breve toda a gente estará a par da grande novidade e começarão a “chover” felicitações!