Ana Pastoria Photography

Já compraste o vestido de noiva e estás apenas a um passo de começares a sentir-te realmente uma noiva, e essa etapa começa com a compra das alianças. O tempo passou a correr desde que o teu noivo te ofereceu o anel de noivado e, finalmente, chegou a altura de escolher o símbolo que melhor representa a vossa união. Desde a cor ao material, do aspeto à grossura, há imensos fatores a ter em conta quando chega a hora de decidir e, só por se tratar de uma jóia, não penses que terás menos trabalho do que quando tiveste de decidir o penteado de noiva. Mas como o teu estilo é tudo menos clássico, e vais mesmo optar por um anel de noivado original, nada como escolher umas alianças de ouro branco para fugir ao tradicional. Se já estás decidida ou mesmo se continuas a ponderar esta compra, não te preocupes... neste artigo contamos-te tudo o que precisas de saber!

A sua origem

O ouro branco não pode ser encontrado de forma natural. Na verdade, ele resulta de uma mistura de ouro com outro material, seja ele a prata, a platina, o níquel ou o paládio. Muitas vezes também é dado às alianças um banho de ródio, para que se tornem mais resistentes, mais brancas e brilhantes, para que possam ser usadas até como alianças de bodas de prata.

O ouro branco é um material muito comum para os anéis de compromisso, por exemplo. Assim, é importante ter em conta que as alianças deste material são sempre mais frágeis do que as tradicionais.

Uma questão de estilo?

Como já referimos, o ouro amarelo é, em regra, mais resistente do que o ouro branco ou a prata e, visto que a aliança é um acessório que idealmente vai estar contigo para sempre, embora não constituam alianças de casamento baratas, é normal que a maioria dos casais opte por este material.

Mas a durabilidade não é tudo, e assim como há casais que escolhem bolos de casamento originais e naked cake em vez de um bolo simples ou convites de casamento personalizados para cada convidado, também há noivos que não gostam de se ver com acessórios dourados ou preferem a leveza de uma cor mais clara de alianças, que combine com os seus looks do dia a dia. O ouro branco tem mais brilho e é mais moderno, e embora a aliança tenha um grande valor sentimental, não deixa de ser um detalhe que deve ser inteiramente ao teu gosto.

Roland Sousa Fotografia

Alguns conselhos práticos

Como são mais delicados e podem sofrer danos mais facilmente que os tradicionais, se optares por alianças em ouro branco, damos-te algumas dicas que deves ter em conta se queres que se mantenham sempre perfeitas e brilhantes. Em primeiro lugar, deves tentar tirar a aliança sempre que praticas algum desporto em que uses as mãos ou sempre que faças trabalhos manuais que involvam objetos cortantes como facas ou tesouras, cola, tinta ou qualquer produto de limpeza.

De seguida, deves ter em conta que a camada de ródio que a protege pode facilmente deteriorar-se com o contacto com algumas substâncias químicas como a lixívia, o cloro ativo, os produtos para limpar a prata e as soluções à base de cloro ou iodo. Mais vale prevenir nestas situações, por isso se utilizares algum destes produtos, não te esqueças de a retirar. Por último, lembra-te de a limpar! Passar um pano húmido uma vez por mês é o suficiente para a sua manutenção.

Falando de valores

Se o preço do anel de noivado é dos fatores decisivos, é muito importante saber que desengane-se quem pensa que as alianças de ouro branco são mais baratas do que as tradicionais de ouro amarelo. Se és uma noiva discreta e vais levar um vestido de noiva curto ou de estilo boho ao teu grande dia, estas alianças são a tua cara, mas o ouro branco, ao ser uma liga de ouro amarelo misturada com outros materiais, torna-se, na verdade, mais caro. A verdade é que são uma peça lindíssima, única, elegante e muito requintada, mas convém ter em conta o orçamento.

Rita Garcia Fotografia

E agora, já estás completamente decidida e vais comprar estas alianças para o teu dia C? De certeza que vão combinar na perfeição com o teu lindíssimo penteado. Agora que já tomaste esta difícil decisão, porque não começar a pensar nos convites de casamento que vais entregar aos teus convidados? Não percas tempo e escolhe alguns modelos originais da nossa galeria! E não te esqueças do mais importante: umas lembrancinhas de casamento que façam com que os convidados recordem este dia com tanto amor e carinho como vocês! Boa sorte.