Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Certidões de Casamento: A importância de registar o amor

O casamento é um momento especial na vida de um casal, marcado por promessas de amor, compromisso e união. Além da celebração em si, há um elemento essencial para formalizar essa união: a certidão de casamento. Querem saber tudo o que é preciso?

Quinta do Pé da Serra

Se estão a planear casar, então, sabem que vão precisar de efectuar alguns procedimentos legais para que tudo aconteça correctamente aos olhos da lei. Além da cerimónia, é necessário iniciar o processo de casamento no registo civil e, caso seja necessário, comprovar que estão casados. Para conseguirem essa prova, precisam, então, da certidão de casamento. Se querem saber tudo o que precisam e os gastos envolvidos, então leiam o nosso artigo!

Certidão de casamento: o que é?

A certidão de casamento é um documento legal que contém a identificação do casal, a modalidade em que foi contraído o matrimónio, o local e o dia do casamento e, também, o regime de bens. Pode ser solicitado em papel ou formato digital.

Para que serve?

No fundo - e como já dissemos - é um documento legal que comprova que vocês estão casados e pode servir para efeitos de segurança social, caso precisem de pedir um abono de família, por exemplo, ou para apresentar à vossa entidade patronal quando informam que se vão casar. Já que os empregadores são obrigados por lei a dar-vos 15 dias de férias, muitos pedem a certidão de casamento para confirmar o enlace e, assim, dar-vos as férias a que têm direito. A certidão pode também ser necessária para abrirem contas conjuntas, para a compra de imóveis ou para pedir empréstimos.

Outras funções mais românticas

Para além dos fins legais, a certidão de casamento também serve como um registo da vossa história de amor, já que tem um valor simbólico e emocional muito grande. A certidão representa o início da vossa vida a dois e o compromisso que decidiram adoptar juntos. No fundo, trata-se de um registo físico do amor que sentem um pelo outro. Se esta ideia não vos bastar, podem também encarar a certidão como uma maneira de preservar a memória do dia em que trocaram votos. Pode estar exposta em casa ou simplesmente ser mostrada às gerações vindouras.

Andorinha Films

Como obter a certidão?

Se querem obter a vossa certidão num formato digital, então, é fácil: basta irem ao siteCivil online, solicitar o pedido de certidão e preencher os dados que são pedidos, como o nome, morada, data e local do casamento. Depois, basta fazerem o pagamento e já está! Terão acesso a um código que vou deixará consultar a declaração de casamento durante seis meses. Caso queiram a certidão em papel, então terão de se dirigir a um registo civil, Loja de Cidadão, Espaços dos Registos ou num consulado português.

Quanto custa?

A resposta é: depende! O preço da certidão varia de acordo com o formato e a finalidade, mas nunca é menos de 10 euros, nem mais que 20. Caso queiram a certidão em formato digital ou para efeitos de segurança social, custará 10 euros. Se quiserem a certidão em papel para outros efeitos, então o preço já sobe para 20 euros.

Agora já sabem tudo sobre as certidões de casamento e podem decidir que querem ou precisam de pedir a vossa. As certidões desempenham um papel fundamental na vida dos casais, garantindo o reconhecimento legal e protegendo os direitos do casamento. Além disso, também simbolizam o o amor e o início da vida de casados por que tanto esperaram. Se pedirem a vossa, não se esqueçam de a guardar com carinho.