Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Casamento entre um português e um estrangeiro: tudo o que precisas de saber!

Vais casar com alguém estrangeiro e não sabes que documentação é necessária para realizar o casamento no país? Este artigo é para ti! Dizemos-te quais os procedimentos e documentação necessária.

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores organizadores de casamentos 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si

Filipe Santos Fotografia

Comprar o vestido de noiva é o primeiro passo, mas organizar um casamento é muito mais que pensar nos convites de casamento, sobretudo se o enlace se realiza entre alguém de nacionalidade portuguesa e estrangeira. As leis e a documentação são diferentes e existe uma série de trâmites extra a tratar. Ainda assim, nada é impossível e são cada vez mais os casais de nacionalidades diferentes que se casam no nosso país. Após receberes o anel de noivado, decidiram que querem casar em Portugal e estão cheios de dúvidas? Então não deixem de ler este artigo

Os primeiros passos

Antes de fazer os convites de casamento, é conveniente estarem bem informados, e isso passa por se dirigirem ao Registo Civil Português, para saber qual a documentação necessária para o enlace. Outra ideia é passarem pela nossa comunidade de noivas do portal, já que muitas estão fora do país e, não só organizam o seu casamento à distância, como, muitas vezes, têm um noivo ou noiva estrangeira.

Mas para que tenhas ideia da documentação que deves ir preparando, aqui te deixamos uma primeira ideia, que deves sempre confirmar no Registo Civil, já que os processos estão sempre a mudar. Desta forma, os requisitos necessários para um casamento civil com um estrangeiro ou entre dois portugueses são basicamente os mesmos, à exceção de alguma documentação que passamos a citar.

Kappa Fotografia

No caso de teres um noivo/a estrangeiro/a:

É necessário obter um certificado de capacidade matrimonial – um documento passado pelas autoridades competentes do seu país de origem, com menos de 6 meses. A par disso, é necessária uma certidão de nascimento, autenticada pelo Consulado de Portugal no seu país, um título ou autorização de residência, um passaporte ou documento equivalente, um documento de recenseamento militar no país de origem (se a sua idade estiver compreendida entre os 18 e os 30 anos) e um comprovativo de residência, passado pela Junta de Freguesia de onde reside.

Uma noiva ou noivo português...

Necessita apenas de ter consigo o cartão do cidadão, a certidão de nascimento e o comprovativo de residência, passado pela Junta de Freguesia de onde reside. Caso não estejam em português, os documentos dos noivos estrangeiros devem ser traduzidos - e esta tradução deve ser certificada.

Após reunirem estes documentos, pode dar-se dar início ao processo de casamento numa Conservatória do Registo Civil e, finalmente, começar a escolher o tema da cerimónia e o topo do bolo de casamento. Tratando-se de uma cerimónia civil, podem ter um local para o copo de água à vossa escolha, um enlace com menos regras e a noiva, se quiser, pode usar aquele vestido de noiva curto com que sempre sonhou.

Luminist Photography

Comece a organizar agora!

Para realizarem o casamento na igreja

Os noivos vão precisar apenas da certidão de batismo de ambos (no caso do cidadão estrangeiro, tem de ser pedida na igreja onde o noivo foi batizado, no seu país) e do documento do processo de matrimónio - emitido numa Conservatória de Registo Civil.

Outros serviços úteis

Além deste processo e de toda a documentação, já pensaram noutros aspetos do vosso dia? Vão querer um tradutor durante a cerimónia, para que todos se sintam incluídos no momento dos votos e de trocar as alianças de casamento? Irão incorporar tradições de ambas as nacionalidades para dar um toque mais personalizado ao vosso dia? Há imensos pormenores em que pensar para tornar o vosso enlace único e especial e não deixar que ninguém fique de parte.

Gavião Nature Village

Encontre todos os fornecedores

Um dos detalhes onde podem refletir ao máximo a cultura dos dois é nas lembrancinhas de casamento, que podem e devem ser algo alusivo aos vossos países e tradições. Se já tens o anel de noivado na mão, está na hora de dar início a estes preparativos. E relaxem... por mais que, neste momento, possa parecer complicado todo o processo, com estas informações e com as que irás obter no Registo Civil, tudo se resolverá, e terão o maior casamento com que poderiam sonhar!

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores organizadores de casamentos 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si