Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Casamento pelo civil: o guia que precisas para escolher as testemunhas

Apesar de terem um nome conhecido, o papel das testemunhas num casamento é um pouco dúbio para a maioria dos casais. No casamento civil, as testemunhas têm uma função semelhante à dos padrinhos num casamento religioso.

Soft Box

Uma forma de homenagear uma pessoa especial que sempre acompanhou a relação do casal, ou que te ajudou a escolher todos os elementos de decoração de casamento no civil é convidá-la para ser testemunha. Um discurso que inclua o seu nome no momento-chave durante o copo de água são outras formas igualmente interessantes. Obrigatórias outrora, as testemunhas de um casamento civil são figuras muito semelhantes às dos padrinhos de um casamento pela igreja.

Tal como o nome indica, presenciam o momento em que os noivos trocam as suas alianças de casamento no altar e são testemunhas deste ato. Se ainda não escolheram as vossas testemunhas de casamento, tenham estes aspetos em conta antes de tomarem uma decisão. 

Rui & Laura

O papel das testemunhas 

Os recursos tecnológicos tornaram a nossa vida muito mais fácil. Por exemplo, há programas que te permitem idealizar e visualizar toda a decoração do casamento. Ou até podes escolher o teu vestido de noiva no catálogo de casamentos.pt antes mesmo de o veres ao vivo. Por isso mesmo, também no caso do processo de casamento tudo se tornou mais fácil e rápido. Com o cruzamento de dados que é feito, é muito mais simples saber se existe algum impedimento para o casamento.

Por isso a figura da testemunha, que declarava se os noivos estavam a casar de livre vontade, sem qualquer impedimento, deixou de ser obrigatória. Hoje assume um papel de testemunhar a contração do matrimónio, assinando como prova de tal. 

Mário Chan - Photography and Film

É preciso ter testemunhas? 

Assim, hoje em dia apenas é necessária a presença dos noivos e do conservador para que se realize o casamento, o que, no entanto, raramente acontece: os noivos gostam de celebrar e partilhar a sua felicidade com os seus familiares e amigos e, no momento de idealizarem os convites de casamento, pensam em muito mais coisas do que no momento da celebração. Por isso, porque não escolher os que são ainda mais próximos e importantes para a relação e dar-lhes um lugar de destaque? Podemos dizer que hoje em dia o escolher alguém para testemunha é mais uma forma de honrar essa pessoa.

Quem pode testemunhar o casamento?

Podem escolher qualquer pessoa para ser vossa testemunha de casamento. Familiares, amigos ou mesmo os padrinhos que escolherem, poderão ser também testemunhas da vossa união. As testemunhas têm um papel diferente dos padrinhos, uma vez que assinam como testemunhas de que o casamento efetivamente aconteceu. 

Rocco Fotografos

Atenções especiais 

Posto isto, se estás a pensar ter testemunhas no teu casamento, convém que as informes com antecedência. Por um lado, podem querer oferecer-te uma prenda de casamento especial e, por isso, necessitam de algum tempo de preparação. Por outro lado, sendo pessoas que se vão destacar na festa, é provável que também queiram ter um visual mais cuidado e, como sabemos, a escolha de um visual também obedece a determinados preceitos, sendo que há pessoas que precisam de mais tempo para se preparar.

Ricardo & Tania

Já escolheram as vossas testemunhas de casamento pelo civil? Como vai ser o pedido? Podes juntar um pormenor especial ao seu convite para que seja um pouco diferente dos outros, além de incluir o pedido para serem testemunhas. E, se quiseres que se sintam ainda mais especiais, porque não oferecer uma lembrança personalizada e diferente das outras? Vão, certamente, adorar o detalhe.