Padrinhos de casamento: tudo o que precisam de saber sobre as suas funções
Escolher os padrinhos de casamento é uma decisão importante, já que têm de ser pessoas com quem tenham grande cumplicidade e que saibam que vos vão ajudar durante todos os preparativos para o casamento. Prontos para saber quais são as suas funções?
De todas as grandes decisões que terão de tomar relativamente ao vosso grande dia, não restam dúvidas de que a escolha dos padrinhos será uma das mais importantes, já que estas serão as pessoas que estarão ao vosso lado desde os preparativos até ao último minuto da festa. Os padrinhos têm algumas tarefas a cumprir e devem estar comprometidos no seu papel, algo que nem todos os vossos amigos, por mais chegados que sejam, poderão conseguir fazer. Antes de tomarem essa decisão — e sabendo que a escolha dos padrinhos vai muito mais além de que estes vos acompanhem no grande dia ou que vos ajudem com as lembrancinhas de casamento — saibam tudo sobre o seu papel e protocolo a seguir para nada falhar.
Índice de Conteúdo:
2. Como convidar os padrinhos?
3. Obrigações dos padrinhos durante os preparativos
3.1. Organizar a despedida de solteiro
3.2. Ajudar na organização do casamento
1. Quem devem escolher?
A escolha dos padrinhos é algo muito pessoal, assim que, por mais protocolos ou tarefas que se tenham de fazer, a última decisão cabe aos noivos e deve ser feita pelos motivos que eles considerem mais importantes. Para além de serem pessoas que vos sejam próximas e que tenham partilhado os bons e os maus momentos da vossa vida, convém também que sejam proactivos e que vos ajudem a resolver os problemas que apareçam na preparação e no dia do casamento.
2. Como convidar os padrinhos?
Visto que os padrinhos são pessoas muito importantes no vosso grande dia — e também nas vossas vidas — é mais do que natural que queiram convidá-los para esta função especial de uma maneira mais especial. Podem convidá-los para um jantar especial e dar-lhes um convite personalizado, ou uma caixinha com alguns items especiais, com uma pequena garrafa de champanhe para celebrarem o noivado e artigos que remetam para a despedida de solteiro ou para a vossa amizade. De certeza que eles vão ficar emocionados com os gestos.
3. Obrigações dos padrinhos durante os preparativos
3.1. Organizar a despedida de solteiro
Uma das grandes tarefas dos padrinhos é organizar a despedida de solteiro/a dos noivos. Assim, devem só pensar na lista de pessoas que querem que estejam presentes e explicarem-lhes o que gostavam de fazer e o que não querem mesmo viver durante a vossa despedida. A partir daí, os padrinhos tratarão de tudo o resto: o local para onde vão, reservas, entretenimento e, na maioria dos casos, também dos gastos envolvidos na despedida que são, por norma, divididos entre todos os convidados, deixando os noivos livres desses encargos.
3.2. Ajudar na organização do casamento
Além disso, os padrinhos podem acompanhar-vos na escolha do vosso look nupcial e darem ideias tanto para a decoração, como para as lembranças ou mesmo para a playlist da festa. Desta forma, os padrinhos podem dar a sua opinião e ajudar em tarefas que os noivos possam não ter disponibilidade para fazer porque estão demasiado ocupados com outras tarefas mais importantes. Por exemplo, é necessário fazer um kit para a casa de banho? Os padrinhos podem tratar disso!
3.3. No dia do casamento
No dia mais especial das vossas vidas, as emoções estarão ao rubro, por isso, antes da cerimónia, os padrinhos devem certificar-se de que tudo está perfeito, de que as alianças não ficam esquecidas e de que os convidados se acomodam na cerimónia antes que os noivos entrem. Depois da cerimónia, e caso também seja testemunhas do enlace, os padrinhos devem permanecer junto aos noivos e serem os penúltimos a sair. Quando já estiverem cá fora, devem ser eles certificarem-se-a de que todos os convidados esperam pela saída dos noivos.
3.4. Durante o copo-de-água
Outro dos momentos emocionante do dia, devido às histórias divertidas e às palavras embargadas em emoção e felicidade que este tipo de discursos costuma incluir, é tradição os padrinhos fazerem um brinde. Os mais originais, podem ainda preparar um vídeo surpresa ou mobilizar os convidados para alguma dança. No momento da entrega das vossas prendas de casamento, também vos podem ajudar, assim como na distribuição de sparkles ou balões pelos convidados para o momento do corte do bolo. No baile, é costume o padrinho dançar com a noiva e a madrinha com o noivo.
Seja qual foi a vossa escolha, de certeza que os vossos padrinhos de casamento estarão perfeitamente à altura do momento. Não se trata de todo da possibilidade de usarem o seu melhor vestido de cerimónia ou traje, ou de vos ajudarem a escolher o melhor bolo de casamento, mas sim de vos acompanharem no dia mais especial da vossa vida e de saberem o quão são importantes para vocês. Quando existe tanta amizade envolvida, nada pode falhar.