Mikiki Event Designers
Mikiki Event Designers

Durante os preparativos, há temas que, à partida, parecem mais urgentes que outros, ainda que todos tenham a sua importância. Encontrar e contatar todos os serviços para o grande dia, pensar na decoração, escolher os convites de casamento e o vestido de noiva, preparar a lua de mel ou as lembrancinhas de casamento poderão levar-vos horas, mas há outros trâmites legais que devem pensar com bastante antecedência. Depois de marcada a data do casamento civil, a mudança de apelido por parte da noiva deve ser um deles. Como já não se trata de uma questão tão simples como antigamente, são cada vez mais as noivas que oscilam entre manter o seu apelido de solteira ou usar o do futuro marido. Se te encontras nesta posição, é importante que penses em todos os prós e os contras que esta decisão pode trazer. Estas são algumas das questões que se deves pesar na balança antes de tomar qualquer decisão: 

MR Wedding Photography
MR Wedding Photography

Prós: mais união no casal

Embora não exista nenhuma obrigação, existem muitos casais que, após trocarem as vossas alianças de casamento, decidem partilhar o mesmo apelido. De certa forma, este gesto é visto como mais união no casal – ainda que não se trate necessariamente de tal – que pretende partilhar tudo como se fossem um só. O mais comum é que a noiva adote o apelido do noivo, mas o contrário também acontece. Para muitos, a escolha de um apelido para os dois traz mais coesão e harmonia à nova família que começam agora a construir. 

Prós: identificação da família pelo apelido

Por muito que adorem ver nos convites de casamento personalizados os vossos nomes de solteiros, uma vez casados, será mais fácil identificar a família apenas por um apelido, sobretudo se decidirem ter filhos. Usar apenas um apelido poderá também facilitar a comunicação com a restante família e amigos, que irão ver-vos como um só. E claro, segundo a tradição, isso também irá trazer-vos mais entidade perante a sociedade.

Prós: continuidade do apelido da família

Quando se adota o apelido da outra parte, não restam dúvidas de que esse apelido irá ter continuidade na família. Certamente que, depois de uns anos casados, irás olhar-te ao espelho e não serás a mesma pessoa que vestiu o seu vestido de noiva com renda pela primeira vez, ansiosa por subir ao altar. Estarão certamente na fase de aumentar a família e será mais fácil ter apenas um apelido para os filhos. Por vezes, a escolha de adotar apenas um apelido poderá ser uma decisão a pensar no futuro, e não tanto no presente.

Rose Richards
Rose Richards

Contras: como fica a identidade profissional?

Uma das grandes desvantagens da mudança de apelido depois do casamento é também a alteração a nível profissional a que esta decisão leva. A vossa identidade profissional poderá ficar afetada, sobretudo se usam um determinado nome e apelido. Esta mudança poderá implicar ter que fazer novos contatos e levar a que antigos clientes não vos reconheçam automaticamente pelo novo nome. Caso o vosso nome seja mesmo fundamental na vossa profissão, talvez devam ponderar manter o apelido de solteiros. 

Contras: perda de um dos nomes de família

A vantagem que uma das partes tem em manter o seu apelido é a desvantagem da outra, que o perde logo após o casamento. Hoje em dia, muitos casais querem manter o seu apelidos de solteiros precisamente para não perderem a sua identidade ou deixarem um dos apelidos dos pais para trás. 

Contras: em caso de divórcio...

Apesar de ninguém pensar em divórcio no dia em que veste o fato de noivo ou finalmente mostra aos convidados o seu maravilhoso penteado apanhado, nem sempre as melhores histórias de amor duram para sempre. E, em caso de divórcio, é mais fácil continuar com o apelido de solteiros. Se adotarem apenas um dos apelidos e passarem por uma situação de divórcio, terão mais papelada e burocracia extra para abandonarem o apelido de casamento e voltarem ao de solteiros.

Rose Richards
Rose Richards

Depois de lerem os prós e os contras, já sabem que decisão tomar? Qualquer uma delas é válida assim que, seja qual for a vossa escolha, é importante que reflitam e conversem bastante sobre o assunto e que cheguem a uma conclusão em que ambos estejam de acordo. Aproveitem os momentos de maior sintonia, em que não estão preocupados a escolher o bolo de casamento ou a pensar nos vestidos de cerimónia das damas de honor para refletirem com calma sobre a vossa decisão.