Casamentos

Como organizar um casamento: guia imprescindível passo a passo

Se acabaram de ficar noivos, têm muitas dúvidas sobre os preparativos do casamento. Mas fiquem tranquilos, porque Casamentos.pt facilita-vos a vida! Decarreguem a plantilha com os passos essenciais para organizarem o casamento e comecem a trabalhar!

Os meses dedicados aos preparativos para o casamento podem ser maravilhosos ou muito stressantes. Tudo depende da forma como se organizam desde o início, a primeira tarefa a fazer assim que iniciam a preparação do grande dia. Com organização, os preparativos podem ser algo que vos dê muito gozo fazer, levando a uns meses inesquecíveis antes de subirem ao altar. A verdade é que a organização do casamento implica tomar muitas decisões, desde a escolha do vestido de noiva à elaboração da lista de convidados ou definição do estilo de casamento que querem ter. E não temos dúvidas de que, se acabam de ficar noivos, se estão a perguntar: por onde começar? O que fazer em cada momento? O que não pode faltar? Fizemos um guia que será o vosso maior aliado durante estes meses únicos. Preparados? Com esta lista de tarefas, nada poderá falhar! 

Descarrega grátis a plantilha com todos os passos para organizares o teu casamento! 

Tarefas básicas 

>>Como escolher a data do casamento?

>>Como fazer a lista de convidados

>>Tips essenciais 

>>Como escolher o local da cerimónia e o copo-de-água? 

>>Que estilo escolher para a decoração do vosso dia? 

>>Escolher o vestido de noiva ou o fato: fácil ou impossível? 

>>Como encontrar os melhores fornecedores?

>>Como organizar toda a burocracia do casamento?

>> Como escolher a ementa do casamento? 

>>Seating Plan: qual a melhor forma de sentar os convidados? 

>>Como escolher os padrinhos, testemunhas, damas de honor e best man? 

Calendário do casamento

>>De 12 a 10 meses 

>>De 9 a 7 meses

>>De 6 a 4 meses

>>De 3 a 2 meseS

>>Último mês 

>>Duas semanas antes

>>Uma semana antes

>>Último dia

As etapas para organizar o casamento mais especial. Atenção a essas tarefas!

Por onde começar a organizar um casamento? Um bom planeamento é essencial para que tudo corra bem no grande dia. Portanto, não percas esta lista descarregável com as principais tarefas para organizar um casamento que devem levar em consideração ao iniciar todos os preparativos do vosso casamento. Se querem organizar o vosso casamento desde o telemóvel, Casamentos.pt oferece-lhe a sua aplicação muito completa, que encontram disponível tanto para Android como para Apple. E se ainda precisam de ajuda para organizar o casamento, certamente a vossa família e amigos terão o maior prazer em ajudá-lo em tudo que puderem. Procuram profissionalismo? Contratar os serviços de uma wedding planner é tão prático quanto útil.

Fernando  & Marta

10 dicas para um casamento perfeito. As tarefas que não podem faltar! 

À partida, parece impossível, mas o segredo da vitória é sempre o mesmo: uma organização de excelência. Os preparativos do casamento não fogem a essa regra, assim que, antes de começar a definir cada detalhe, organizem-se da melhor forma. Façam uma lista, dividam tarefas, tenham uma agenda, definam o orçamento, tudo isto antes de começarem com os preparativos propriamente ditos.  Sim, uma boa planificação é a base de um casamento tal como idealizaram e, por isso, esta lista de tarefas poderá ser a vossa grande aliada nesta fase tão especial. Além disso, e para que tudo seja mais fácil, podem descarregar a app do casamentos.pt para terem estas e outras dicas sempre à mão. 

Uma História a Dois

1. Como escolher a data do casamento? 

Esta é, sem dúvida, uma das primeiras decisões que têm que tomar. Em alguns casos, a data está mais do que definida, noutros, pode depender do local da cerimónia ou do copo-de-água. Por isso, o ideal é terem três opções de datas, caso seja impossível casar na que tinham idealizado. Muito importante: há cada vez mais casais a casar à sexta-feira e percebe-se porquê. É mais barato, as quintas e hotéis têm mais disponibilidade e, vocês e principalmente os convidados, poderão recuperar da festa durante o fim de semana. Igualmente, devem pensar na estação em que querem subir ao altar. As tendências revelam que setembro continua a ser o mês preferido para casar, ainda que existam cada vez mais casais a casar no inverno, pela magia e brilho desta estação. Na escolha da data, tenham outra coisa em conta: que não interfira com outras datas, como férias, feriados ou pontes. Mais vale (sempre) prevenir do que remediar! 

2. Como fazer a lista de convidados? Tips essenciais 

Quando iniciam os preparativos, há algo que devem ter sempre em conta: quem é que querem ter ao vosso lado neste dia tão importante? E porque é que esta é sempre uma das primeiras tarefas a realizar? Porque ter uma ideia do número de convidados que pensam ter será uma grande ajuda no momento de escolherem o local do copo-de-água ou de quantos convites de casamento irão precisar. Esta primeira lista também irá ajudar-vos a perceber se têm orçamento disponível para manterem todos os convidados ou se há que fazer pequenos ajustes. De certeza que a primeira não será a lista definitiva, mas certamente será um excelente ponto de partida.

Estúdios J.A. Santos

3. Como escolher o local da cerimónia e o copo-de-água? 

Juntamente com a escolha da data do casamento, deve vir o local do copo-de-água e da cerimónia. Na verdade, estas duas tarefas não existem uma sem a outra já que a disponibilidade de ambos os locais pode determinar a data do vosso casamento, ou vice-versa. Por exemplo: querem ter um casamento católico ou civil? Ao ar livre ou num espaço fechado? Na praia ou no campo? Devem responder a estas questões antes de iniciarem a procura do local e do espaço do copo-de-água. Além disso, o orçamento que têm estipulado também irá determinar esta escolha, claro está. Se querem controlar gastos e perceber onde vão gastar o vosso dinheiro, podem usar o Orçamentador de casamentos.pt, uma ferramenta muito útil para incluírem tudo o que necessitam para o grande dia, e controlarem os vossos gastos.

Hope Fotografias

4. Que estilo escolher para a decoração do vosso dia? 

Uma coisa é certa: quando começarem a ver possíveis estilos para o casamento, irão ver imensas ideias, tendências e preços, sem contar com todas as opiniões que todos têm sempre a dar no que toca ao estilo do casamento. Por um momento, concentrem-se apenas em vocês e pensem realmente em como seria o casamento dos vossos sonhos. Intimista ou com muitos convidados? Elegante ou informal? Ao ar livre ou num espaço cheio de requinte? Talvez não seja tudo possível, mas a verdade é que, ideias e soluções não faltam para aproximarem - ou criarem - o dia que tanto sonham.

O mais importante é que seja ao vosso estilo. Nas vossas pesquisas, de certeza que irão descobrir conceitos como o vintage, o boho chic, bohemian chic, industrial chic, entre outros. Na nossa secção de ideias, há vários artigos sobre cada estilo de casamento que vos podem ajudar na decisão. Também poderão idealizar um casamento temático, ao estilo dos anos 80 ou inspirado nas vossas viagens, por exemplo. Lembrem-se, o importante na maioria das vezes são sempre os pequenos detalhes, que fazem toda a diferença. Escolham a decoração e ambiente com que mais se identificam porque só assim fará sentido.

Tropeço de Riso - Fotografia

5. Escolher o vestido de noiva ou o fato: fácil ou impossível? 

A escolha do vestido de noiva ou do fato é sempre um dos momentos mais aguardados pelos noivos. A facilidade ou dificuldade em encontrar o vestido ou fato perfeito, prendem-se muitas vezes a fatores tão diversos como a sorte do momento ou saber exatamente o que se quer e encaixar no que se idealizou. Em alguns casos é muito fácil, noutros pode representar uma verdadeira dor de cabeça. No caso das noivas, poucas coisas são comparáveis ao que se sente quando finalmente encontram “o” vestido. A felicidade, a emoção e a alegria que irradiam quando finalmente encontram o que procuravam não tem preço. Aquele modelo em que te sentes perfeita, que melhor encaixa com a tua personalidade e estilo pessoal e te faz brilhar mais do que nunca! 

Para começar, podem inspirar-se no extenso catálogo de vestidos de Casamentos.pt, que inclui marcas de topo internacionais e nacionais que são uma verdadeira inspiração. Dentro de cada coleção, poderão ver onde se comercializam no nosso país e talvez consigam encontrar o vestido ou o fato dos vossos sonhos. É muito intuitivo, podem filtrar por coleção, tipo de corte, modelo ou estilista. Depois de escolhido e localizado, só têm que agendar uma visita e experimentar aquele que poderá ser o vosso vestido. Algumas dicas? Modelos de corte em A favorecem todo o tipo de alturas, modelos sereia são ideais para marcar a silhueta e o decote em V afina sempre o rosto e o pescoço. 

Fotomiraflores

6. Como encontrar os melhores fornecedores?

Fotógrafos profissionais de casamento, videógrafos, floristas, decoradores, músicos, wedding planners ... Antes de decidirem, não se esqueçam destes três passos simples (mas eficazes): comparem preços, comprovem a sua experiência e leiam a opinião de outros casais que já casaram. É importante que se sintam sempre bem acompanhados durante e os preparativos, por profissionais em quem confiam. Uma boa comunicação e confiança são essenciais para que tudo corra bem. No nosso diretório de provedores, podem encontrar os melhores profissionais e todos os provedores que precisam para o vosso dia, além de todas as informações para entrar em contacto com os que escolherem. Não pode ser mais fácil!

7. Como organizar toda a burocracia do casamento? 

Uma vez escolhido o tipo de casamento que desejam ter, chega o momento de organizar toda a burocracia. O mais importante de tudo? Pedir uma reunião na igreja ou no Registro Civil para que vos informem de toda a papelada que precisam de reunir para casar. No caso dos casamentos por civil, não necessitam ir ao registo civil para casar, uma vez que podem abrir diretamente o processo de casamento. 

Fotomiraflores

8. Como escolher a ementa do casamento? 

Novamente, depende de muitos fatores, tais como os vossos próprios gostos, mas também os dos vossos convidados. O orçamento disponível e a escolha do local e do catering também têm sempre uma palavra a dizer. Ainda assim, há sempre forma de negociar e personalizar a ementa do vosso dia. Podem incluir um ou outro prato, entradas, diversificar sobremesas, adaptar o menu a celíacos, criar um espaço vegan...na verdade, tudo é possível, tendo em conta alterações no orçamento, claro. No momento de escolherem a ementa, conversem com o catering e não deixem que nenhuma dúvida fique por esclarecer. Deixem-se aconselhar pela experiência de quem sabe e vejam todas as opções que vos oferecem. Lembrem-se sempre dos vossos gostos, mas também dos vossos convidados. Para que o menu seja do agrado de todos, perguntem no momento do envio dos convites ou no vosso site de casamento quais são as restrições alimentares de cada um, ou que tipo de dieta alimentar têm.

Soft Box

9. Seating Plan: qual a melhor forma de sentar os convidados? 

Parece um detalhe, mas é daqueles detalhes que fazem toda a diferença! E, ainda que, à partida, organizar as mesas do copo-de-água vos pareça uma tarefa impossível, a verdade é que se revela muito mais simples do que possam imaginar. Sobretudo, se utilizarem o Organizador de Mesas de casamentos.pt, outra ferramenta muito útil, grátis e simples de usar. À medida que vão recebendo as confirmações, podem organizar as mesas aqui, sentar os convidados de diferentes formas e ter uma visão geral de como ficariam sentados no espaço do copo-de-água. Assim, é mais fácil perceber se faz sentido a disposição que escolheram ou se há que trocar convidados, por questões de afinidade, por exemplo. Nesta tarefa, devem pensar no que querem: agrupar os convidados por amizade, idade ou proximidade, ou juntá-los com outras pessoas para que se conheçam e interajam. As duas trazem vantagens e são positivas!

Filipe  & Cátia

10. Como escolher os padrinhos, testemunhas, damas de honor e best man? 

De certeza que é algo que têm definido há algum tempo, mas que as pessoas em questão nem desconfiam. É importante fazerem estes convites especiais com bastante antecedência a quem escolheram para madrinha, padrinho, damas de honor ou best man, caso decidam ter. Escolham o momento ideal, preparem um convite personalizado e vivam este momento emotivo com quem escolheram para ter ao vosso lado. Querem saber quais são exatamente as suas tarefas? A madrinha e o padrinho acompanham os noivos nas tarefas que estes definam, normalmente organizam a despedida de solteiros e podem até ajudar a escolher o vestido e o fato ou outros detalhes importantes da celebração. Também acompanharão os noivos até ao altar, estando disponíveis para resolver qualquer tema durante o dia. Por outro lado, as testemunhas - que podem ou não ser os padrinhos - são os responsáveis por assinar a documentação do casamento, que comprova que este se celebrou. Não existe um número máximo, mas sim um mínimo: dois por cada noivo. Por fim, as damas de honor e os best man costumam ser as amigas e amigos mais próximos dos noivos, que além de assegurar o sucesso do casamento, também ajudam os noivos na preparação - colocar o vestido, agarrar o ramo ou resolver algum imprevisto. Também é normal organizarem a despedida de solteiros e ajudar no que for preciso durante os preparativos.

Tropeço de Riso - Fotografia

12 meses antes: a agenda dos preparativos mês a mês

Outra boa forma de vos ajudar durante o processo e que tudo seja mais fácil é saberem como organizar o vosso dia passo a passo. Terem à mão uma timeline prática, que vos oriente durante os doze meses antes do casamento. E isso é possível graças à Agenda de Tarefas de casamentos.pt, que vos ajuda e vos diz o que devem fazer em cada momento, e faz com que se sintam mais confiantes e tranquilos durante todo o processo. Para que nenhuma tarefa fique por fazer, isto é tudo o que devem fazer no ano anterior ao dia do vosso casamento! 

1. De 12 a 10 meses 

  • Descarreguem a app casamentos.pt. Será o primeiro passo para poderem controlar e terem sempre à mão tudo relativamente aos preparativos do vosso dia. Receberão alertas das tarefas pendentes, podem criar uma lista provisória de convidados, criar um site para os convidados, ver fornecedores, entre outras coisas. 
  • Escolher o dia, a hora e o local do casamento. Três tarefas essenciais no início dos preparativos.
  • Contratar um oficiante de casamento, no caso de casarem pelo civil. Começarem a pesquisar wedding planners no caso de quererem ter ajuda profissional.
  • Reservar o local do copo-de-água e o catering, no caso de o local não ter.
  • Contratar o fotógrafo e a música para o casamento, dois serviços bastante concorridos e que devem ser contratados com tempo.

Lucas Santiago

2. De 9 a 7 meses

  • Encontrar um vestido de noiva. É, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados pelas noivas: encontrar o seu vestido de sonho para um dia de sonho. 
  • Tratar de toda a documentação necessária, independentemente de casarem pela igreja ou pelo civil. Esta é uma tarefa que não podem deixar para a última da hora. 
  • Começar a organizar a lua-de-mel, escolher as alianças de casamento e o ramo de noiva. Podem não decidir nada já, mas há que começar a pensar nestes três temas (sobretudo no primeiro, claro). 
  • Anunciar o casamento. É hora de enviarem a todos os amigos e familiares, o vosso Save the Date para que reservem nas suas agendas, o vosso grande dia. 

3. De 6 a 4 meses

  • Escolher os padrinhos e testemunhas. E, se for o caso, as damas de honor e os best man. Depois do pedido e do anúncio do casamento aos familiares, será sem dúvida um momento muito emotivo para todos. De certeza que ajudarão em tudo o que precisarem. 
  • Criar o vosso site de casamento. É uma tarefa imprescindível para reunir toda a informação que os convidados precisam de saber num só local. Podem aproveitar o site de casamento do casamentos.pt e criar o vosso, ao vosso estilo e com tudo o que desejam incluir, desde transportes, alojamento, restrições alimentares, entre outros. 
  • Reservar a lua-de-mel. A viagem dos vossos sonhos está cada vez mais perto! 
  • Encontrar o fato do noivo. Tal como o vestido, chega agora o momento de escolher o fato do noivo, assim como todos os acessórios: camisa, sapatos, gravata ou laço, cinto ou suspensórios. 
  • Reservar a prova da ementa. Ideal para provar os pratos que serão servidos no vosso dia. 

Tropeço de Riso - Fotografia

4. De 3 a 2 meses

  • Escolher o padrinho, madrinha e testemunhas. E no caso de quererem ter damas e best man, também, claro. Depois do pedido e de anunciarem que vão casar à família, este será o primeiro momento emotivo dos preparativos. De certeza que vão adorar o convite e ajudar-vos no que for necessário. 
  • Criar o site de casamento. Ideal para reunirem toda a informação que os convidados necessitem saber. Podem fazer o vosso site com o casamentos.pt e personalizá-lo como desejarem, com todas as informações que considerem necessárias. 
  • Decidir a lua-de-mel! A viagem da vossa vida está muito perto! 
  • Escolher o fato do noivo. Esta é outra tarefa imprescindível, bem como a escolha dos mais variados acessórios: camisa, sapatos, gravata ou laço, cinto e suspensórios, entre outros detalhes. 
  • Marcar a degustação do menu. Para poderem escolher os pratos da ementa e qual o sabor e estilo do bolo de casamento.

5. Último mês 

  • Encontrar todos os acessórios do look de noiva. Isto é, sapatos, lingerie, ramo, véu ou capa, toucado, coroa de flores e tudo o que considerarem necessário. 
  • Escolher as alianças e as roupas dos meninos das alianças. Além de decidirem as leituras da cerimónia e que músicas acompanharão o momento. 
  • Escolher o salão de beleza ou a equipa que vos irá pentear ou maquilhar. É importante fazerem uma prova antes do grande dia. 
  • Escolher as lembranças de casamento, caso decidam ter esse detalhe. Podem fazer em DIY ou pensar em lembranças solidárias, também. 
  • Viver a despedida de solteiro. Ao máximo, e com as pessoas mais importantes para vocês.

Overall Studio

6. Duas semanas antes

  • Fechar a lista de convidados. E terminar o plano de mesas graças ao organizador de mesas do casamentos.pt. Uma vez completo, não se esqueçam de o entregar no local do copo-de-água. 
  • Fazer a última prova do vestido e do fato. Para que nada falhe no grande dia. 
  • Descarregar Wedshoots. A app gratuita do casamentos.pt que vai permitir que todos os convidados possam fazer download das fotos do vosso dia num só local, para que não percam nada do que aconteceu no vosso dia. 
  • Decidir os últimos detalhes da lua-de-mel. A viagem da vossa vida está mesmo mesmo a chegar!

7. Uma semana antes

  • Marcar barbeiro e centro de estética. Cuidem de vocês antes do grande dia!
  • Desconectar! Sabemos que os nervos estão à flor da pele, mas também podem respirar porque está tudo organizado. Aproveitar para passar algum tempo de qualidade com os vossos amigos e família. 
  • Ir buscar o vestido e o fato. E colocá-los nos respetivos locais onde se vão preparar. Sigam sempre as instruções que os profissionais vos darão relativamente aos vossos outfits. 
  • Preparar o kit de emergência. O que deve conter? Tudo o que acharem imprescindível: maquilhagem, roupa interior extra, perfume, uma camisa limpa, set de costura, desodorizante, sapatos e sapatilhas suplentes, entre outros. 
  • Preparar a mala da noite de núpcias. No caso de passarem essa noite fora. 
  • Preparar a mala da lua-de-mel. Não se esqueçam que o passaporte e os documentos necessários para a viagem não podem mesmo faltar. 
  • Ver se está tudo controlado. Como os pagamentos aos fornecedores e as últimas instruções. 
  • Partilhar a app Wedshoots com os convidados. E explicar-lhes como funciona.

8. Último dia 

  • Ir buscar o ramo de noiva. E colocá-lo numa jarra junto ao vestido e aos restantes acessórios. 
  • Relaxar e aproveitar as últimas horas de solteiros. Se for entre família e amigos que vieram propositadamente ao casamento, ainda melhor! 

Frame - fotografia & vídeo

Quando o dia terminar, ainda terão algumas tarefas pendentes. Agradecer aos vossos convidados ou manter contacto com o fotógrafo por causa do vosso álbum ou até decorar a casa com elementos do vosso dia. Mas antes, espera-vos uma lua-de-mel de sonho para poderem, finalmente, descansar. Aproveitem cada segundo desta fase tão especial que estão a viver! 

 

F

Outros artigos que lhe podem interessar