Os 12 estilos para o vosso casamento e como consegui-los
Escolher o estilo de casamento é o primeiro passo para a organização do dia mais feliz das vossas vidas. Alguns são intemporais, outros vão surpreender os vossos convidados com ideias inovadoras. Prontos para verem as nossas ideias?
Quando se começarem a organizar o vosso casamento a primeira coisa que devem fazer é escolher o local e a data para o enlace, já que é a partir daí que podem começar a decidir todas as outras coisas, como o género de casamento que querem ter e a sua estética. Assim, com o estilo de boda em mente, podem dar início à lista de tarefas e verão que será muito mais fácil decidirem tudo o que querem para o vosso dia. Se ainda estão à procura do estilo que vos representa, vejam o nosso guia para definir e planificar o estilo do vosso casamento!
- 1. Porquê definir um estilo?
- 2. Como escolher o estilo?
- 3. Estilos mais populares
- 4. Outros estilos de casamento
Descarrega já o teu Ebook grátis!
1. Porquê definir um estilo?
Porque não ir escolhendo coisas de que gostam à medida que vão organizando o casamento? Pode parecer mais simples, mas, a longo prazo, só vos vai complicar a vida. Definir um estilo à partida - ainda que seja de forma geral - ajuda-vos a saberem o que procurar para o vosso casamento e a que fornecedores se deverão dirigir. Se não o fizerem, correm o risco de acabar com uma salganhada de coisas diferentes, mal definidas que não vos representam.
Escolham aqui os fornecedores!
2. Como escolher o estilo?
Para alguns casais pode ser difícil escolher um estilo de que gostem. Podem gostar de várias coisas de cada estilo ou sentir que há sempre alguma coisa de que não gostam particularmente. Assim, o primeiro passo pode ser excluir aqueles de que não gostam mesmo e, desta forma, começar a reduzir as vossas hipóteses.
Vai interessar-te: Como escolher o estilo do teu casamento?
3. Estilos mais populares
O estilo do vosso casamento vai estar presente desde o convite, até à música que vão ouvir durante o baile, por isso, assim que souberem o estilo do vosso casamento, deverão falar com os vossos fornecedores. Se ainda estão a estudar os estilos de mais vos agradam para planificar o vosso casamento, vejam os 10 estilos mais usados.
3.1. Clássico
O clássico é clássico por um motivo: nunca passa de moda e é um baluarte de elegância e estilo. Muitos dos casamentos mais tradicionais passam também por ter uma cerimónia religiosa, que tanto pode ser no local do copo d’água, como noutro sítio e, depois, os convidados deslocam-se até à festa. Hotéis de luxo, quintas e jardins residenciais são os sítios mais usados para este género de casamento.
Decoração e vestuário
Neste género de enlaces, destacam-se o estacionário elegante, flores cor de rosa ou brancas, folhagens verdes também ajudam a compor aliadas a tons pastel. Velas, serviços elegantes, bem como toalhas de mesa clássicas combinam muito bem com este estilo. Uma noiva clássica terá um vestido tradicional, com cauda e um véu relativamente grande. Já o noivo trajará de uma cor escura, com um fato completo.
3.2. Romântico
Este género de casamentos, são aqueles nos quais os noivos mais românticos e que querem ter o amor presente em todos os detalhes, se inspiram. São o tipo de enlaces dos contos de fadas, repletos de flores, em grandes casas com um jardim virado para o mar, tons pastel e velas suspensas. É uma ideia que vos entusiasma? Escolham cortinas de luzes para tirarem fotografias com os vossos convidados e convites com uma caligrafia particular.
Decoração e vestuário
É essencial que a noiva deste casamento use um vestido princesa num tecido fluído que lhe permita movimentar-se e o noivo pode usar um fato slim, elegante, que - para os noivos mais arrojados - pode ter um toque de brilho. Esmerem-se principalmente nas flores - imprescindíveis para este visual de conto de fadas - e nos centros de mesa. Dêem um toque de magia com luzes e lanternas, que ajudam a dar um ambiente romântico.
3.3. Campestre
Os casamentos campestres são ideais, evidentemente, para celebrações ao ar livre. Têm a grande vantagem de se poder contar com a natureza como pano de fundo o que é, por si só, uma decoração lindíssima e conferem ao vosso enlace um ambiente descontraído e relaxado. O que importa é o bem-estar e o convívio, sendo perfeito para um cocktail com música acústica ao fim da tarde.
Decoração e vestuário
Os casamentos campestres pedem materiais naturais e muitas flores silvestres. Portanto, madeira, alfazema e verga deverão fazer parte da vossa lista de compras. Para tornar o ambiente ainda mais acolhedor, optem por mesas redondas, sem toalhas ou com corredores de mesa de linho no caso de serem mesas corridas. Os noivos devem vestir roupas claras e fluídas, que sejam muito confortáveis.
3.4. Casamentos boho
Para os noivos hippies e boémios. É um estilo que tem vindo a captar muitos seguidores ultimamente. Trata-se de criar um ambiente colorido e espontâneo que evoque os anos 60 e 70 com um pouco de contemporaneidade. O local escolhido será no meio da natureza e não existe nenhum protocolo rígido a seguir, pelo que devem fazer o que mais gostarem.
Decoração e vestuário
Os trajes fluídos, descontraídos e remeter para o movimento hippie, podendo até dispensar o uso de sapatos, por exemplo. Coroas de flores na cabeça também são bem vindas e o que importa é que todos os convidados se sintam confortáveis e em conexão uns com os outros. Mesmo que a parte espiritual não seja o vosso foco principal, concentrem-se na estética relaxada com elementos locais, estampados étnicos e puffs e almofadas.
3.5. Urbano
Para noivos modernos que adoram a vida na cidade, este é o casamento perfeito. Pode ser celebrado num hotel, num salão de um museu ou biblioteca, mas sempre tendo como fundo a vida urbana. Fotografias que mostrem a cidade como cenário vão ser uma constante no vosso álbum, especialmente se escolherem uma esplanada moderna, com uma vista bonita sobre a cidade.
Decoração e vestuário
Para a decoração podem optar por obras de arte contemporânea, uma exposição com as fotografias da vossa sessão de namoro, que também deve ter este tom urbano, por exemplo. Luzes e néon que remetam para agitação da cidade também são bem vindos. No que toca à roupa que vão vestir, tendem a ser vanguardistas, linhas modernas que inspirem movimento. As noivas mais urbanas podem optar por fatos, em vez de vestidos e os noivos escolhem usar sapatilhas, em vez de sapatos.
3.6. Shabby chic
Traduzido à letra será um estilo “chique esfarrapado ou gasto”, mas a verdade é que cada pormenor é pensado. Para um casamento shabby chic, o ideal será escolher um local ao ar livre ou com muita luz natural. Está entre o sofisticado e o casual, numa mistura entre o antigo e o moderno. Trata-se de uma forma romântica e feminina de decorar usando pequenos detalhes rústicos. são rainhas.
Decoração e vestuário
Para a decoração, podem usar-se rendas sem moderação e as cores mais apropriadas são as que estão na gama dos rosa, salmão e verde azeitona. O uso de móveis antigos é fundamental e as flores estão presentes em todos os detalhes. Na louça, de aspeto envelhecido, nos atoalhados em estampagens e nos arranjos florais onde as peónias. No que toca à roupa: modelos fluídos, desconstruídos e falsamente simples. A ideia deste estilo é parece que é tudo muito natural, ainda que seja muito pensado.
3.7. Vintage
Os casamentos vintage ou retro rementem-nos para os anos 20 a 50. Os móveis de aspeto antigo, cores de tons envelhecidos serão a base para este tipo de decoração. Podem usar elementos (quer decorativos quer acessórios) que sejam de família, de preferência com alguns anos, ou, então, dediquem-se a ir a feiras da ladra procurar loiças, toalhas e materiais de que gostem para a decoração.
É também um movimento sustentável, já que se baseia muito no uso de materiais que já existem e no seu reaproveitamento. Os convites de casamento, por exemplo, são preciosos, quando apresentam elementos vintage!
Decoração e vestuário
Molduras - com ou sem fotografias - quadros e designs de outras épocas, pratos que não combinam uns com os outros, bem como mesas e cadeiras desemparelhadas vão ser os elementos que darão personalidade ao vosso enlace. Apostem em flores secas, ou, bem como nos casamentos shabby chic, em peónias. Quanto à indumentária, procurem no armário dos vossos pais que peças podem usar e transformar.
3.8. Temático
Aqui não existem linhas definidas sendo que tudo vai de encontro ao tema que os noivos escolheram para o seu casamento. Assim, o primeiro passo é escolher o tema e tudo o resto se acomodará facilmente ao que desejam. Cinema, mar, viagens, super-heróis, desportos, música… enfim, aquilo que realmente vos apaixona será o mote do casamento. Depois é só fazer com que cada detalhe lembre os convidados do tema escolhido por vós. Neste caso, tanto a decoração como o vestuário vão depender exclusivamente do tema que escolherem!
3.9. Modernos
Ter um casamento moderno não quer dizer ter um casamento urbano. Aqui, podem escolher cores vistosas, ter - a vários usos - tecnologia de ponta, como um drone, Photo Booth com video a 360º. Para este género de boda, podem escolher sítios muito alternativos, como um loft espaçoso, um terraço no centro da cidade (para este cenário aconselhamos uma festa de fim de dia para que possam aproveitar o pôr-do-sol), ou, até mesmo, uma galeria de arte.
Decoração e vestuário
A decoração deve ser moderna e podem apostar em leds, peças de arte modernas, e, por isso, devem também apostar em roupa minimalista e com um design muito contemporâneo. Se forem fãs deste estilo, inspirem-se em filmes de ficção científica e dediquem-se a explorar esta estética.
3.10. Ecológicos
O principal objectivo de casamentos ecológicos será evitar, ao máximo, deixar uma grande pega ecológica e reduzir o desperdício ao máximo. Não quer isto dizer que tenham de abdicar de alguma coisa, mas antes, pensar em todos os elementos de outra forma.
Por exemplo, os convites podem ser digitais e não em papel e a água servida no copo d’água ser em garrafas reutilizáveis que se voltam a encher novamente. Simples, não é? Evitar os plásticos descartáveis e confétis, preferir frutas e legumes da época no menu e produtos locais são outros passos importantes.
Decoração e vestuário
Para conseguir ter um casamento verdadeiramente ecológico, a ideia deverá ser usar elementos de decoração que possam ser usados novamente. Muitas quintas dispõem de decorações que não vão para o lixo e são usadas enquanto forem viáveis, por isso, podem ser uma boa opção.
Escolham, para decorar o vosso copo d’água, flores nacionais e da época, pois, para além de serem mais em conta, são mais sustentáveis. Prefiram usar roupas em segunda mão, ou que possam transformar e voltar a usar.
3.11. Minimalistas
“Menos é mais”, é este o lema do minimalismo e, se querem um casamento nesta onda, então esqueçam as decorações exuberantes. Desde a decoração, aos convites, às vossas roupas e à própria comida que servem, tudo deve seguir a linha minimalista e, portanto, não se querem exageros. Linhas simples e elegantes podem ser refrescantes e leves e ideias para que todos se foquem nos vossos votos e não nas flores que usaram para decorar o altar.
Decoração e vestuário
No que toca ao vestuário, as noivas querem-se com macacões fluídos, ou vestidos fluídos, com alças cruzadas atrás e com um cair simples e elegante. Os cabelos podem ser usados em coques baixos e sem madeixas soltas. Os noivos podem usar fatos em tons claros que exaltem o minimalismo da decoração. O segredo? Flores brancas e manter a paleta de cores em tons claros.
3.12. Na praia
Pode parecer que se trata apenas de um local onde se faz o casamento, mas, na verdade, é todo um estilo de casamento por si só, pois implica uma maneira específica de organizar, decoração e também da roupa que todos vão usar.
Se o vosso sonho é casar na praia, escolham uma praia mais deserta, para que não corram o risco de ter veraneantes a jogar raquetes no vosso vídeo de casamento, nem curiosos a ver tudo o que se passa. A época para este casamento é, sem dúvida, a primavera e o verão.
Decoração e vestuário
Embora parece óbvio que a decoração deste género de casamento tenha de ser relacionada com a praia ou elementos náuticos, isso não é necessariamente verdade. Podem escolher uma decoração vintage, minimalista ou ecológica, conforme o vosso gosto.
A roupa deve seguir a linha da decoração, mas, principalmente a noiva, deve escolher um vestido leve, que lhe permita caminhar na areia sem que isso apresente um grande desafio.
4. Outros estilos de casamento
Para além dos casamentos de que já falámos, há também alguns, ainda menos comuns, mas de que vale a pena falar caso queiram fugir dos estilos mais usados.
4.1 Eloping wedding
Eloping Wedding, trata-se de um casamento em que estão presentes apenas os noivos e o fotógrafo. Pode parecer estranho fazer um casamento sem convidados, no entanto, muitos casais preferem manter esta celebração de amor entre os dois e investir mais numa lua-de-mel mais exuberante. Normalmente, nestes casamentos a dois, o vestuário é mais simples, mas isso não é uma regra e os dois devem vestir-se como quiserem.
4.2 Destination wedding
Este é um género de enlace que tem vindo a ganhar protagonismo nos últimos anos, mas para o qual é necessário um orçamento mais avantajado. A maioria dos noivos que optam por este tipo de casamento preferem paisagens paradisíacas, como praias nas Caraíbas, mas também podem optar por paisagens de neve. Terão de levar os vossos convidados e garantir alojamento para todos. Pode ser a vossa oportunidade de juntar a lua-de-mel à troca de alianças e de ter o vosso grande dia num local inacreditável.
Perante tantos estilos de casamento, já escolheram o vosso? Seja mais campestre ou mais moderno, o que importa mesmo é que se divirtam no dia em que trocam juras de amor para sempre. Embora tudo fique eternizado nas fotografias, o que vão recordar com maior carinho é o que sentiram quando se viram a caminho do altar.