Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Como organizar e decorar um casamento ecológico (incluindo um Ebook)

É um dos estilos mais em voga e percebe-se porquê. Cada vez mais despertos para os problemas ambientais, os noivos de agora procuram celebrar o seu dia da forma mais ecológica possível. Inspira-te!

O mundo mudou e também influencia os estilos de casamento atuais. Os casais de hoje estão voltados para a ecologia, e procuram ao máximo transmiti-lo no seu dia de casamento. Não é à toa que o estilo eco-friendly é um dos mais procurados e requisitados pelos noivos do momento, obrigando fornecedores e decoração a adaptar-se a um estilo mais natural, ecológico e verde.

Se pensam organizar um casamento ecológico há cada vez mais ideias e opções em conta, para conseguirem ter um dia à vossa imagem e dentro de orçamentos razoáveis. Desde a organização à decoração, passando ainda pelo look dos noivos ou mesmo dos convidados, inspirem-se neste guia e proporcionem a todos um dia único e amigo do ambiente. 

>> Vê aqui o Ebook e começa a organizar o teu casamento ecológico

1. Organizar um casamento ecológico: os benefícios 
2. Como organizar um casamento eco-friendly 
3. A decoração de um casamento ecológico 
4. O look ideal para um casamento eco 

1. Organizar um casamento ecológico: os benefícios 

Há vários benefícios associados a celebrar um casamento eco-friendly. Desde logo, a naturalidade associada ao vosso dia, desde a decoração à escolha do espaço. Num casamento ecológico, tudo conta. No entanto, há mais vantagens a ter em conta no momento da organização do vosso dia. O facto de se apostar na naturalidade, assim como em produtos locais ou de temporada, pode ajudar-vos a equilibrar o vosso orçamento. Tenham os seguintes aspetos em conta. 

Amigo do ambiente 

Um casamento ecológico é sempre regido pela naturalidade e pela escolha de materiais sustentáveis ou mesmo reciclados. Não há plástico nem desperdício seja de que forma for, pelo que será uma vantagem celebrar um dia assim. Também vos obrigará a pensar no reaproveitamento e em como podem reutilizar elementos, de forma a serem mais amigos do ambiente. 

Cristiano & Raquel

Elementos naturais 

O recurso a elementos naturais só vai embelezar ainda mais o vosso dia. Os elementos naturais têm o poder de dar um toque único a qualquer decoração, sejam eles flores, frutas ou verdura. Dependendo do estilo que escolherem, podem também pensar noutros elementos presentes na natureza para dar um toque único e bastante natural a todo o ambiente decorativo da celebração. 

Usar e abusar do DIY 

Se são amantes do DIY, este é o estilo de casamento ideal para reciclar e inovar. Não faltam ideias e inspirações para darem esse toque único e personalizado ao vosso dia, reciclando o que for possível. Apostem por materiais naturais, mas também por outros elementos decorativos que já estejam na família ou que os amigos tenham. Desde pequenos detalhes a mobiliário, é possível reutilizar tudo. 

Joana & Benjamim

Apostar em materiais recicláveis e ecológicos 

Esta é uma das maiores vantagens de organizarem um casamento ecológico. Apostem em materiais recicláveis e não deixem o plástico entrar de nenhuma forma. Apostem no papel reciclado, mas também no vidro até para os kits que pensam colocar no W.C. Não existem desculpas para utilizar plástico no vosso dia. 

2. Como organizar um casamento eco-friendly 

Na organização de um casamento ecológico, cada detalhe importa. Que espaço escolher? Como deve ser a decoração das mesas? E o que devo servir na ementa? Dúvidas que assolam qualquer noiva que procura organizar um dia deste estilo. Há imensos elementos a ter em conta, mas sobretudo a grande máxima deve ser só uma: evitar o desperdício. 

Antes de pensarem nos detalhes decorativos, pensem no que irá dar forma ao vosso dia. Tarefas como a escolha do local, dos convites, da decoração, das lembranças de casamento, do photobooth devem ser pensadas com tempo para que nada possa falhar.  

Photography João Almeida

Escolher os convites 

Os convites é um daqueles temas a ser discutido logo no início dos preparativos. Faz sentido imprimir convites físicos. Num casamento ecológico, talvez o caminho seja enviar convites digitais, de forma a poupar papel - mas também tempo e dinheiro. Além de poderem idealizar um convite totalmente feito à vossa imagem, é uma forma fácil e clean de o fazerem chegar aos vossos convidados. Para os que não têm como o receber via online, como pode ser o caso de alguns familiares, imprimam o mínimo possível e sempre em papel reciclado.

Pensar no local da celebração

A escolha do local da celebração também é fundamental. Por norma, os casamentos ecológicos são celebrados ao ar livre, de forma a aproveitar ao máximo todo o entorno natural. Dependendo do estilo dos noivos, pode ser no campo, na montanha ou na praia, sendo que o mais importante é mesmo que a escolha conecte noivos e convidados com a natureza. Os casamentos pelo civil encaixam perfeitamente neste estilo mais descontraído, uma vez que há maior abertura para realizar a cerimónia onde realmente pretendem. Este é o primeiro que devem decidir antes de iniciar todos os preparativos. 

Ludgi Fotógrafos

O transporte 

Existem várias opções ecológicas para o transporte dos noivos. Podem chegar de bicicleta à cerimónia e à celebração ou, caso se casem e se preparem no mesmo local, podem inclusive ir a pé. O mesmo se aplica aos convidados. Os que ficarem a pernoitar no local podem deslocar-se a pé, por exemplo. Outra opção para evitar que cada convidado se desloque na sua viatura própria é alugar um autocarro elétrico para os transportar da cerimónia para o local do copo-de-água, por exemplo. O mesmo se aplica a vocês: se as distâncias forem grandes, optem por usar um carro ou mota elétrica. 

O copo-de-água 

A escolha da ementa é um dos pontos-chave da celebração. Não só pela escolha dos produtos em si, como também pela sua apresentação. Privilegiem produtores locais e produtos da temporada. Há também que idealizar um menu vegan que encha as medidas até dos que consomem carne e peixe habitualmente. Se casam durante os meses quentes, apostem em saladas e pratos frios, recorram à cozinha internacional e peçam também ajuda à vossa equipa de catering. No inverno, optem por pratos quentes, gratinados ou assados. Há também já uma grande variedade de queijo vegan que podem colocar também no menu, entre outras iguarias. 

Muito importante: a escolha do menu deve ser feita depois de escolherem a equipa de catering com a qual se identifiquem. Vejam várias opções antes de tomar uma decisão. 

Detalhes decorativos 

A decoração também é algo que devem planificar atempadamente. Será a chave de todo o ambiente do vosso dia, e merece um destaque especial. Além da aposta no DIY, tal como mencionado acima, devem primeiro escolher o estilo que querem e só depois idealizar a decoração. 

No que toca a mobiliário, pensem em reciclar ou em reutilizar mobílias antigas, para o candy bar ou mesmo para o altar. Podem optar por colocar mantas e puffs no chão para criar espaços lounge ou mesmo para acomodar convidados durante a cerimónia. Nas mesas do copo-de-água apostem por madeira, bambu e materiais naturais, em vez de cadeiras de plástico ou elementos em papel. 

Simão Paula Photo

3. A decoração de um casamento ecológico 

Sim, a decoração num casamento ecológico importa. Há que pensar em cada detalhe e em que alternativas mais amigas do ambiente devem ser contempladas para irem ao encontro do que pretendem para o vosso dia. Que flores escolher? O que dar aos convidados para não poluir no fim da cerimónia? O que fazer em vez de usar balões ou fogo-de-artifício no momento do corte do bolo. Tudo questões que devem ter em conta no momento de escolherem aquela decoração eco-friendly que deixará a todos rendidos. O dente-de-leão também pode ser uma ideia como alternativa ao arroz. Coloquem-nos à entrada da cerimónia, e esperem que os convidados peguem num no final para soprar boas energias aos noivos. 

Decoração floral: o que escolher 

Cuidado com o uso das flores no vosso dia. Lembrem-se sempre que, flores em demasia também se revela um desperdício, além de que é um perigo para o ambiente. Optem apenas por usar flores no vosso ramo ou outro detalhe e escolham outra opção para a restante decoração. A verdura, o musgo, as heras - que são ervas daninhas e crescem sem parar - são sempre melhores alternativas que as flores. Podem criar caminhos de mesa com verdura e velas, por exemplo, ou mesmo centros de mesa do mesmo estilo. Uma alternativa às flores, que se precisa e agradece. 

Alternativas ao arroz 

O arroz também tem perdido lugar em casamentos mais voltados para a ecologia. Assim, e se a cerimónia decorrer ao ar livre, optem por dar folhas ou pétalas aos vossos convidados, por exemplo. Também podem oferecer a cada um uma bandeira em tecido com a data do vosso casamento ou uma frase especial - que servirá depois de recordação do dia - para que acenem apenas com ela à saída da cerimónia. 

O seating plan 

Tal como os restantes elementos decorativos, o seating plan deve acompanhar a tendência ecológica. Apostem num painel de cortiça e coloquem as listas das mesas em papel reciclado. Também podem escrever os nomes dos convidados de cada mesa numa janela de vidro ou pendurar molduras antigas com as listas das mesas. Podem pendurar um painel de serapilheira e colocar as listas, juntamente com verdura para lhe dar um toque ainda mais personalizado e original. 

As ementas e os centros de mesa

Disponham apenas uma ementa por mesa, para evitar o gasto desnecessário de papel. Para o centro de mesa, invistam em verdura, louças - cerâmica ou louças vintage antigas - e velas. Não optem por jarros muito altos que, além de dificultar a comunicação dos convidados, representa um gasto extra em flores. Se optarem por mesas corridas ou retangulares, podem fazer caminhos de verdura ou me ráfia, por exemplo, ou mesmo misturar estes dois elementos. O resultado será muito natural.

Eventos Privé
Eventos Privé

A iluminação 

No que diz respeito à iluminação, sabemos que nem sempre é fácil iluminar todo um casamento à luz das velas. Por isso, escolham iluminação LED, mais económica e verde. Há vários tipos de iluminação, mais clara e mais amarela. Se quiserem dar um toque acolhedor ao ambiente, optem pela segunda opção. A juntar, podem ter velas nos centros de mesa ou em locais estratégicos do local do copo-de-água. 

Photobooth e zona lounge 

Para o photobooth priviligiem sempre os elementos naturais, tanto para o painel, como para os acessórios. Penas, plumas, coroas de folhagens, óculos feitos em cartão reciclado podem ser excelentes adereços num casamento ecológico. O painel pode seguir a mesma regra. Pode ser feito em macramé ou pode ser apenas uma moldura XL suspensa entre duas árvores, por exemplo. Também podem criar um painel de verdura para fundo das fotos mais divertidas. 

Quanto à zona lounge, coloquem mantas e almofadas no chão, além de sofás antigos e cadeiras que tenham na família. É uma zona que deve ficar confortável, para que os convidados possam relaxar e conversar durante o casamento. Optem por reutilizar o que tiverem nas casas da família mais chegada. 

4. O look ideal para um casamento eco

Todos os detalhes importam. E, num casamento ecológico, o look dos noivos e dos convidados têm muito a dizer. São vários os aspetos a ter em conta, mas uma coisa é certa: a escolha do dress code tem sempre que partir dos noivos. Informem os convidados sobre o estilo de casamento que querem ter, para que possam ajustar os seus outfits. Os casamentos ecológicos são, por norma, alternativos e descontraídos. Incentivar os convidados a reciclar algo que já tenham no armário é sempre uma excelente opção. 

A noiva 

Todos sabemos que o grande destaque é sempre da noiva e, num casamento eco, tal não é exceção. Apenas tens de adptar a tua escolha ao que defendes e acreditas. Para isso, podes sempre pensar em alugar um vestido de noiva. No entanto, se quiseres ter o teu próprio vestido de noiva, opções mais verdes não faltam. Opta por um atelier que confeccione o vestido à medida. Escolhe tecidos orgânicos e aposta na produção artesanal. Poderá ter um custo mais elevado, mas certamente terá mais valor e será mais sustentável. 

Rita Santana Photography

O noivo 

O mesmo se aplica ao noivo, no que diz respeito à escolha do seu outfit. Procura lojas de confecção sustentável, ou recicla algum fato que tenhas no teu armário. Também podem alugar o fato do noivo, se assim o entenderes. O look do noivo é sempre mais versátil e fácil de enquadrar num casamento ecológico. Só tens de bater à porta certa! 

Os convidados 

Assim que informarem os convidados sobre o tipo de casamento a que estes irão assistir, de certeza que vão querer estar à altura. Podem optar por alugar os trajes e vestidos, mas também podem optar por reciclar alguma peça que tenham no armário. Num estilo mais descontraído, não é necessário gastar tanto dinheiro num look de convidados. Incutam isso em quem querem ter ao vosso lado e verão como irão surpreender com looks cheios de elegância e personalidade. 

Hexafoto

Organizar um casamento ecológico não tem de representar gastos extra ou mais trabalho. Mais intimista, informal e personalizado, apenas requer que se dediquem a todos os detalhes sem exceção. No final, e quando virem que, também no dia mais especial contribuíram para reduzir a pegada ecológica, verão que valeu tudo a pena. 

>> Leia o e-book aqui.