Ruben Costa

Saber discursar é um dom, e nada melhor do que aquela madrinha ou familiar eloquente que consegue aquecer os corações de todos os convidados ou fazê-los soltar as maiores gargalhadas antes de chegar o bolo de casamento. Por muito que conheças os noivos - ao ponte de até teres ajudado a escolher o anel de noivado - e que te sintas à vontade para falar em público, nem sempre a reação obtida é a esperada... No dia em que sobem ao altar, os ânimos alteram-se, as emoções estão à flor da pele e o mais pequeno passo em falso pode comprometer a tua performance. Se vais discursar no grande dia, segue à risca as nossas dicas!

Mariano S. Sarno - Celebrante

1. Conhece o teu "alvo"

Algum dos noivos, o padrinho ou a família do casal? Nem todos os discursos no dia C são dirigidos ao par romântico e, por vezes, são esses os mais engraçados. Antes de planear o que vais dizer, certifica-te de que conheces bem o teu alvo, os seus traços mais fortes e melhores histórias, e que nenhuma da informação que vais dar pode deixar a plateia confusa. Segurança e assertividade serão as tuas melhores amigas.

2. Aponta as tuas ideias

Podes ser o(a) melhor a improvisar, e não há nada de errado em memorizar um discurso, mas deves mesmo rascunhar um discurso ou algumas linhas orientadoras para que não te percas quando os nervos teimarem em atacar! Não penses que trazer uma pequena cábula no teu vestido de cerimónia curto vai estragar o teu discurso, pois é isso que na verdade pode salvar-te.

Fotolider

3. Uma introdução à altura

Um início impactante vai garantir o sucesso de quase toda a apresentação! Começa em grande, agradece a todos os presentes e não deixes de elogiar o penteado com tranças da noiva ou o fato do noivo. Aproveita a oportunidade para brilhar e, sobretudo se fores a pessoa que inicia os discursos, garante uma boa introdução!

4. Chama a atenção

Normalmente, isto é conseguido com as primeiras frases do teu discurso. Mas em momento algum deixes que o teu público perca o foco! Se o teu discurso for antes do copo de água, é normal que os convidados estejam inquietos, por isso recorre às clássicas estratégias de pedir uns minutos de atenção, pois vais dizer algo importante, ou propõe simplesmente um brinde, para que todos se concentrem por instantes.

Kirill Pervukhin

5. Faz piadas estratégicas

Fala sobre a falta de jeito para cozinhar do noivo, a sua capacidade de trocar todos os passos de dança ou alguma inside joke que possa ser partilhada entre todos! As piadas devem remeter para situações reais e ser versáteis para que todos se possam rir, mas curtas o suficiente para que o discurso não se torne aborrecido. Não te esqueças de criar alguma familiaridade entre os assuntos.

6. Tem um plano B

Quando recebes o convite de casamento original começas logo a planear formas de surpreender os noivos com uma performance arrasadora, mas a verdade é que nem sempre as coisas correm como planeado. Quando redigires o teu discurso, planeia também algumas saídas como backup, para o caso de ninguém se rir ou de a maioria do público começar a bocejar. Podes sempre dirigir a atenção para o casal enquanto dizes “não são adoráveis?”. Isto vai evitar que entres em pânico, e vai sempre arrancar um sorriso aos convidados.

Fotolux

7. Quanto tempo vai durar?

Idealmente, o teu discurso não deve ultrapassar os cinco minutos de duração. Isto significa que tens tempo suficiente para dizer algo com significado, sem aborrecer a audiência. Uma boa prática é treina perante um público pequeno. Podes pedir aos teus amigos que usem fato e vestidos de gala compridos, para mais autenticidade e, assim, não só saberás como o público reage à tua apresentação, como também poderás cronometrar o tempo.

8. Conhece os tópicos a evitar

Demasiadas private jokes, que te podem fazer parecer egocêntrico(a), questões sensíveis, como política ou economia, ou tópicos suscetíveis de criar discussão devem, regra geral, ser evitados. Não enchas o teu discurso de negatividade, evita falar de relações anteriores, casamentos e divórcios e temas como álcool ou drogas, que podem causar desconforto às pessoas.

José D'Oliveira - Fotografia

Pronto(a) para arrasar na hora dos discursos? Se recebeste o convite de casamento e já pensas no momento em que vais por todos a rir, aponta antes as nossas dicas e prepara-te com a devida antecedência. E não te esqueças de escolher um vestido de cerimónia impecável, para o momento em que vais ser o centro da festa!