Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Guia para fazer os melhores discursos de casamento

Aquela pessoa que é tão especial para ti vai casar e convidou-te para fazeres um discurso. Se já tens os nervos à flor da pele e estás a sentir o peso da responsabilidade, segue à risca as nossas dicas para conseguires preparar uma atuação à altura!

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores organizadores de casamentos 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si

Royal Dreams

Vais ter de fazer um discurso no casamento de uma pessoa muito importante e ainda não sabes bem o que vais dizer, só tens a certeza que deve ser um momento especial. A ideia é aquecer os corações de noivos e convidados e, quem sabe, até arrancar umas gargalhadas.

Mas quais são as palavras e as histórias certas para conseguir este efeito? Há vários conselhos que te podemos dar para fazeres o melhor discurso de sempre, mas o essencial está em ti: o que sentes pelos noivos e por este dia tão incrível. 

  1. 1. Não deixes para a última da hora
  2. 2. Treina
  3. 3. Conhece o teu público
  4. 4. Cábulas: as tuas melhores amigas
  5. 5. Uma introdução em grande
  6. 6. Chama a atenção
  7. 7. Faz piadas estratégicas
  8. 8. Tem um plano B
  9. 9. Quanto tempo vai durar?
  10. 10. Conhece os tópicos a evitar
  11. 11. Fim à altura
  12. 12. Passo a passo

1. Não deixes para a última da hora

Se falar em público te deixa com os nervos em franja, então, o ideal é preparares o discurso com antecedência para que nada falhe. Vai pensando em histórias engraçadas que viveram juntos, em frases ou ideias que tens sobre aquela pessoa e sobre o casal. Se tiveres tudo escrito a tempo, vais ficar muito mais tranquilo.

NPhoto

2. Treina

Não se trata simplesmente de escrever as palavras certas, é também sobre dizê-las da maneira mais eficaz e, para isso, não há nada como treinar. Pode parecer tonto, mas dizer as palavras em voz alta vai fazer-te perceber o que funciona e o que tem de ser melhorado.

3. Conhece o teu público

Se há alguma coisa sobre os noivos sobre a qual não tens a certeza, então procura saber os detalhes todos. Certifica-te de que conheces bem o teu “alvo”, os seus traços mais fortes e melhores histórias, e que nenhuma da informação que vais dar pode deixar a plateia confusa. Segurança e assertividade serão as tuas melhores amigas.

4. Cábulas: as tuas melhores amigas

Escreveste tudo, ensaiaste, mas tens medo de não ter decorado o discurso? Não há problema! Não penses que trazer uma pequena cábula no teu vestido de festa vai estragar o teu discurso, pois é isso que na verdade pode salvar-te.

5. Uma introdução em grande

Um início impactante vai garantir o sucesso de quase toda a apresentação! Começa em grande, agradece a todos os presentes e não deixes de elogiar o penteado com tranças da noiva ou o fato do noivo. Aproveita a oportunidade para brilhar e, sobretudo se fores a pessoa que inicia os discursos, garante uma boa introdução!

6. Chama a atenção

O início do discurso é essencial para que as pessoas se foquem no que vais dizer, por isso tens de ter um começo em grande que agarre a plateia. Se não sabes exactamente como começar, propõe simplesmente um brinde, para que todos se concentrem por instantes e, a partir daí, o palco é teu!

7. Faz piadas estratégicas

Fala sobre a falta de jeito para cozinhar do noivo, a sua capacidade de trocar todos os passos de dança ou alguma inside joke que possa ser partilhada entre todos! As piadas devem remeter para situações reais e ser versáteis para qe todos se possam rir, mas curtas o suficiente para que o discurso não se torne aborrecido. Não te esqueças de criar alguma familiaridade entre os assuntos.

8. Tem um plano B

Quando redigires o teu discurso, planeia também algumas saídas como backup, para o caso de ninguém se rir ou de a maioria do público começar a bocejar. Podes sempre dirigir a atenção para o casal enquanto dizes “não são adoráveis?”. Isto vai evitar que entres em pânico, e vai sempre arrancar um sorriso aos convidados.

9. Quanto tempo vai durar?

Os melhores discursos de casamento não devem ultrapassar os quatro, cinco minutos de duração. Isto significa que tens tempo suficiente para dizer algo com significado, sem aborrecer a audiência. Quando estiveres a treinar vais conseguir ter uma melhor noção da real duração discurso e cortar ou acrescentar se for necessário.

Challet Fonte Nova

10. Conhece os tópicos a evitar

Demasiadas private jokes, questões sensíveis, como política ou economia, ou tópicos suscetíveis de criar discussão devem, regra geral, ser evitados. Não enchas o teu discurso de negatividade, evita falar de relações anteriores, casamentos e divórcios e temas como álcool ou drogas, que podem causar desconforto às pessoas.

11. Fim à altura

O discurso está escrito e preparado, mas estás com dúvidas sobre como acabar. Temos duas sugestões: uma piada forte, que deixe os convidados em lágrimas de tanto rir, ou uma frase emotiva, que remeta para o amor e o futuro deste recém casal. Deseja felicidades e já está: um discurso de sucesso!

12. Passo a passo:

1 – Prepara o discurso

2 – Apresenta-te e explica brevemente de onde conheces o noivo ou a noiva

3 – Foca-te nas coisas boas 

4 – Escolhe traços de personalidade e ilustra-os com uma história

5 – Fala sobre o casal

6 – Tentar dar-lhe um toque de humor

7 – Escreve um final engraçado ou emotivo

8 – Deseja felicidades 

9 – Faz um brinde!

Stephanie Sales Photography

Pronto para arrasar na hora dos discursos? Se tinhas dúvidas sobre como fazer o melhor discurso de casamento de sempre, agora estás pronto para o momento em que vais por todos a rir. Aponta antes as nossas dicas e prepara-te com a devida antecedência. E não te esqueças de escolher um vestido de cerimónia impecável, para o momento em que vais ser o centro da festa!

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores organizadores de casamentos 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si