Daniel Lobo Photography
Daniel Lobo Photography

Recebeste o convite de casamento, os noivos falaram contigo pessoalmente e fizeram o pedido… adivinha, vais ser padrinho! A par de toda a emoção e euforia que deves sentir neste momento, há certamente algumas responsabilidades a encarar. Durante os preparativos vais ser o braço direito dos noivos – opinar, dar alternativas, ajudar a escolher o bolo de casamento e, claro, participar nos festejos! Mais do que a vivência que já tens com o casal, haverá todas as recordações novas que vão criar ao longo deste período e, claro, que as poderás aproveitar para o discurso! Há inúmeros convidados que adoram discursar após o casal trocar alianças de casamento ou antes do copo de água, mas para isso importa também conhecer alguns tópicos mais sensíveis, que talvez devas evitar. Não percas!

Vícios

Saídas, álcool, comida, tabaco, jogo, compras… todos nós temos alguma espécie de adição, por mais pequena e inofensiva que seja. Embora possa remeter para uma situação hilariante ou para algum momento caricato, fazer referência a um hábito que algum dos noivos esteja a tentar abandonar não é de bom tom neste dia.

Sempiterne Fotografia
Sempiterne Fotografia

Relações passadas

Se acabam de trocar as alianças de ouro branco no altar, é seguro afirmar que os noivos estão bastante resolvidos com o passado. E, por muito cordiais e respeitosos que sejam com os relativos ex, haverá necessidade de trazer essas histórias para a mesa no dia C? Mencionar o passado e relações amorosas anteriores pode criar um ambiente de desconforto, pelo que é sempre preferível evitar estes tópicos. 

Negatividade no geral

Há as piadas sobre o dia C, as discussões sobre a escolha do bolo de casamento original e a azáfama relacionada com o vestido de noiva... Todos estes tópicos podem ser alvo de sátira – nós entendemos – mas atribuir uma conotação negativa ao casamento com questões machistas ou piadas já antigas é um big no no neste dia.

Miguel A. Lopes
Miguel A. Lopes

Aquelas noites loucas...

Como já referimos, vícios podem não ser o tema mais alegre para discursar no âmbito do casamento e, por muito que a despedida de solteiro possa ter sido a noite das vossas vidas, haverá sempre espaço para situações alarmantes e desconfiança quando juntam álcool à mistura. Se querem uma receção suave e sem grandes alaridos, guardem os detalhes mais sórdidos para o vosso grupo de amigos, depois de terem as alianças de casamento nas mãos.

Política e afins

O Brexit é o tema do momento, o Brasil anda nas bocas do mundo e o termo “refugiados” não deixará nunca de ser motivo de conversa. Não é o dia – nem o espaço – para discutir estas e outras questões. Desenvolver uma consciência política e discuti-la no seio de amigos e família é benéfico, mas, quando discursam, tentem manter as vossas intervenções o mais imparciais possível. Afinal, a última coisa que querem é gerar uma discussão política neste dia de amor!

Daniel Lobo Photography
Daniel Lobo Photography

Tópicos controversos

O casamento é uma festa épica que reúne todos os teus amigos numa celebração única, é certo, mas não podemos deixar de nos lembrar do restante público que também irá para casa com uma prenda de casamento original. Na festa há crianças e há idosos e, da vossa parte, é esperado que haja respeito e que sejam traçados limites na hora de “ferir susceptibilidades”.

Casamentos e divórcios

É claro que haverá sempre espaço para comparações, mas isso não significa que tenhamos de as verbalizar. Casamentos semelhantes, divórcios e até mesmo divórcios prévios dos noivos podem ser tópicos bastante aliciantes, mas tentem ao máximo mantê-los fora dos vossos discursos. Afinal, este é um dia para celebrar o amor e todo o seu potencial!

Joana & Diogo
Casamento de Joana & Diogo

Há casos mais sensíveis e, outros mais abertos, mas regra geral são estes os temas dos quais te deves afastar ao máximo na hora de preparar um discurso. Ver o vestido de noiva e o noivo vestido com trajes tão nobres pode dar-te imensa vontade de soltar aquela piadinha e, enquanto ninguém vai sair ofendido com um comentário inofensivo, o melhor por vezes é tentarmos ser ainda mais politicamente corretos nestas situações. Uma dica? Atenta ao número de convidados e à heterogeneidade de idades e culturas, ao espaço e formalidade do evento e, claro, à descontração dos noivos! Ah, e guarda o melhor discurso para depois de entregarem as lembrancinhas de casamento!