Black Friday, mais para o teu casamento! Ver promoções Promoções Black Friday
Ir para o conteúdo principal
Casamentos

O melhor horário para o vosso casamento

Em que época vão casar? Primavera, verão, outono ou inverno? Dependendo da estação que escolheram, haverá uma hora mais apropriada para subirem ao altar. Querem saber mais? Leiam este artigo e descubram o horário ideal para o vosso grande dia!

Bamboo Fotografia

Encontrar a melhor hora para celebrarem o vosso casamento é tão importante quanto escolher o vestido de noiva ou definir todos os pormenores de decoração. Como as horas de luz vão mudando consoante as estações, o horário deve ser escolhido de acordo com a época do ano em que decidirem trocar as vossas alianças de casamento. Por isso mesmo – e antes de enviarem os vossos convites de casamento – é importante considerarem as condições da época em questão, assim como os vossos gostos pessoais. Se querem acertar no horário ideal para o vosso dia, leiam este artigo: 

Para os que casam no inverno

Durante os meses mais frios, são vários os fatores que fazem com que seja preferível casarem logo pela manhã. A primeira é que haverão mais horas de luz e poderão tirar mais partido da vossa reportagem de casamento, além de que, com sorte, fará sol e os convidados poderão aproveitar melhor o vosso dia. Deste modo, os casamentos de inverno celebrados durante o dia devem começar por volta das 12:00. Se são fiéis ao protocolo, sugiram aos vossos convidados que optem por vestidos de gala compridos e fatos preparados para o frio.  

Mas tenham também atenção ao timing. Se a cerimónia começar ao meio dia, a cerimónia não deve durar mais que uma hora e o copo de água deve começar, no máximo, às 15:00h, já com a sessão de fotos com os amigos e família realizada.

Como o pôr do sol durante o inverno costuma ser por volta das 17:30 ou 18:00, a festa terá que prolongar-se durante a noite, o que também dará espaço a que penses noutro tipo de decoração para esse momento, mais intimista e cálida, com luzinhas e velas. Os casamentos no inverno, pelo seu estilo mais formal e glamouroso, também são excelentes ocasiões para usares um penteado apanhado e um vestido extra romântico!

No verão 

Ao contrário do inverno, o verão pede vestidos de noiva simples e fluídos, e ambientes mais descontraídos. Nesta época, nada melhor do que celebrar o casamento à tarde, esperando que este se prolongue pela noite (que só costuma chegar às 21:00).

A grande vantagem de casar durante o verão é que os dias são mais compridos e têm mais luz, o que vos permite fazer a cerimónia mais tarde. Uma boa hora para começar no pico do verão – em Julho ou Agosto – é por volta das 18:00. 

Por outro lado, se querem começar a cerimónia logo pela manhã, devem ter atenção às horas de mais calor, sobretudo se parte do casamento se celebra ao ar livre. Providenciem pontos de sombras e bebidas refrescantes para que os convidados não desidratem. Além disso, podem pensar em prendas de casamento originais, tais como leques, óculos de sol ou chinelos, para darem tudo mais tarde na pista de dança.

Helena Tomás Photography

Durante a primavera ou outono   

Para os casamentos de dia celebrados tanto na primavera como no outono é aconselhável não atrasarem o início da cerimónia muito para depois das 18:00, para que possam aproveitar ao máximo as horas de luz de dia.

Nestes meses, as temperaturas são mais amenas, pelo que podem começar o casamento mais cedo – sobre as 15:00, por exemplo – já que os convidados não passarão muito calor. Esta época é perfeita para que as convidadas possam arriscar num vestido de cerimónia curto ou num visual mais descontraído.

Caso queiram celebrar o casamento de noite, o ideal seria começar a cerimónia por volta das 18:00, para que o jantar se sirva às das 21:00/21:30.

Tropeço de Riso - Fotografia

A que horas vai começar o vosso casamento? Já pensaram? Com estas dicas já podem começar a elaborar um timing de casamento. Não te esqueças de definir bem os horários, sobretudo se o casamento começa à tarde, desde o inicio da cerimónia até ao corte do bolo de casamento ou mesmo da entrega das lembrancinhas de casamento. Todos estes tempos são importantes para que não existam momentos mortos ou para que não tenham que fazer nada a correr!