Ir para o conteúdo principal
Casamentos

37 tendências de casamento para 2023

O que nos trará 2023? Podemos esperar casamentos luxuosos ou minimalistas? Serão os “sins” mais originais ou haverá um regresso à tradição? Se estão a planear o vosso casamento para o ano que vem, então não percam as grandes tendências para 2023!

Estão a planear o vosso casamento e não querem repetir o que já viram mil vezes, querem inovar e ser originais e, claro, seguir as últimas modas em enlaces. Se estão curiosos com o que 2023 vai trazer de novas tendências, não percam esta grande compilação de todas as grandes tendências para este ano. Dos vestidos à decoração, das bebidas ao tipo de banquetes, nada fica de fora. Agora é só inspirarem-se e escolherem as que mais gostam.

Tendências de casamentos 2023

1. Festas em grande

Em 2023 as festas voltam em força para se matar todas as saudades de celebrar com as pessoas que nos são mais queridas. Assim, os casamentos não são excepção e querem-se grandes e sumptuosos, com tudo a que noivos e convidados têm direito.

2. Enlaces eclécticos

Durante vários anos, os casamentos minimalistas estiveram em voga, mas este ano decorações mais exuberantes e maximalistas começam a ganhar terreno e a conquistar os corações dos noivos mais originais. Misturar várias tendências, é A tendência: arranjos florais com néons, lâmpadas clássicas com temas rústicos, tudo vale para surpreender os convidados.

3. Convidados especiais

Embora este ano as festas voltem a querer-se grandes, o mesmo não se pode dizer da lista de convidados. Assim, importa mais a qualidade dos convidados presentes, do que o número, ainda que, os noivos não ponderem sequer casar sem ter as pessoas de quem mais gostam consigo, sejam familiares, amigos, crianças ou animais de estimação.

 4. A importância dos detalhes

Bodas originais pedem uma atenção particular a todos os pormenores, principalmente no que toca aos convidados. Desta forma, os noivos prepararão tudo, ao mínimo detalhe para que os seus convidados se sintam especiais de forma a partilharem a felicidade do seu grande dia.

5. Casamento com vários capítulos

Para festas em grande é preciso tempo, por isso, uma das grandes tendências de 2023, são casamentos que duram o fim-de-semana inteiro. Sexta-feira começa com um jantar com as pessoas mais próximas, sábado é o grande dia e domingo podem relaxar em família com um brunch em que começam já a recordar os melhores momentos.

6. Casamento festival

Este é o grande tema de 2023: casamentos festival. As gerações mais novas cada vez gostam mais da ideia de uma festa que inclua música, animaçã e, essencialmente, muita descontracção. Há vários elementos de festival que podem incluir no vosso dia: os copos de festival, os néons, o dresscode, máscaras, DJs e, claro, as típicas pulseirinhas.

Sara e Pedro

7. Os dias de semana também contam

A obrigação de fazer um enlace ao sábado já lá vai. Em 2023 os dias da semana entram nas contas e prometem ser tão mágicos como os fins-de-semana. Sextas-feiras e domingos ganham protagonismo, principalmente com casamentos ao fim do dia, ou logo ao fim da manhã.

8. Casamentos verdes e eco-friendly

Esta é uma tendência que vai ganhar ainda mais força e não irá embora tão cedo. Cada vez mais os noivos têm preocupações ambientais, por isso, pensar em casar em sítios que não sejam muito distantes, com fornecedores e funcionários locais será muito importante. O objectivo é tentar causar o mínimo impacto possível. A tendência está em conseguir um casamento ecológico e rodeado de verde da natureza. 

Todo o tipo de plantas, árvores e flores estão em todo o lado e transformam a decoração de qualquer casamento numa experiência sensorial com a natureza. Grandes arranjos florais destronam o minimalismo que tem marcado presença nos últimos anos.

Black&Lime

Tendências em flores e decoração para 2023

9. Flores

Também as flores brancas voltam a ter destaque na decoração por contrastarem com os grandes arranjos verdes e pontuando a decoração do espaço e das mesas com romantismo, simplicidade e elegância. Também os head planter se misturam com estes arranjos florais para decorações surpreendentes.

10. Decoração

Este ano vai trazer decorações eclécticas que afastam totalmente o minimalismo que estava em voga. Misturas de decoração vintage com decoração rústica, néons com decorações mais simples e misturas entre tons e estilos ajudam a dar personalidade ao casamento e a torna-lo cada vez mais vosso.

11. Luzes, acção!

Lâmpadas grandes e em grande quantidade, néons chamativos e cortinas de luz farão parte das tendências de decoração deste ano. Tal como as flores, ganham um peso muito grande na estética do copo d’água tornando o banquete e a festa vivos e com energia. Visto que os casamentos com tema de discoteca serão também comuns, as luzes associadas a este espaço também saltam para o palco principal e, acreditem, darão fotografias incríveis!

Néon Happily Ever After

Bouquets para 2023

12. Bouquets statetment

Os bouquets vão querer-se grandes! Quanto às cores há várias hipóteses, mas o bouquet monocromático, todo em branco ou tons de verde será a grande moda de 2023. Ramos destruturados e com uma aparência mais natural serão a grande aposta. Para noivas que procuram opções mais originais, os flower hoops – flores que abraçam arcos de madeira – são opções delicadas e muito fora da caixa.

13. Bouquets para o noivo

Quem disse que o noivo só pode usar um pequeno apontamento de flores na lapela? Na verdade, hoje em dia, muitas da regras que se aplicavam à noiva, estão agora a estender-se para o noivo que está a ganhar protagonismo naquele que é, também, o seu dia. O bouquet para o noivo deve ser adaptado ao seu estilo e preferência e vai, com certeza, tornar o evento ainda mais carinhoso.

Save the date e Seating plan

14. Estacionário com tema

save the date, seating plan, menus e tudo o que seja informação sobre e no enlace, deve respeitar uma unidade de identidade visual. Pede-se coordenação total e deve estar plenamente de acordo com a ideia que querem transmitir aos vossos convidados. Os convites e save the date devem ser em grande – tal como a festa – e aguçar a curiosidade dos vossos convidados. Vão ficar desejos que chegue o dia!

Banquete

15. Banquete relaxado

Tal como na parte da cerimónia, em que as regras começam a diluir-se, o mesmo vai acontecer na parte do banquete. Desta forma, almoços ou jantares rígidos saem de cena e dão lugar a refeições volantes e descontraídas, que podem muito bem ser interrompidas para uma actividade.

Cada mesa, por exemplo, pode ter uma música e, quando essa música tocar, os convidados têm de se levantar para dançar. O facto de a lista de convidados ser mais restrita faz com que toda a gente se sinta à vontade para se divertir à vontade. Também a loiça pede um clima de festa e se torna mais colorida e chamativa.

Estudiodellas Fine Art Studio

16. Adeus protocolo

Visto que as mesas passam a ser mais dinâmicas, também deve ser a sua decoração e a maneira como os convidados as usam. Mais coloridas e em transformação durante o evento, podem ganhar ou perder elementos ao longo da refeição para que os convidados sejam constantemente surpreendidos. Por isso, se os centros de mesa estiverem a mais, podem sempre ser retirados entre o prato de peixe o prato de carne, ou logo antes das sobremesas.

17. E a alimentação?

No que toca aos pratos que os noivos escolhem para a sua boda, a linha segue a dos casamentos ecológicos – cada vez mais refeições vegetarianas e veganas na base do menu e não só como alternativas; cozinha local e da época e desperdício zero. São cada vez mais os noivos que valorizam a ecologia e a têm em mente na organização do dia em que trocam votos e a refeição é uma grande parte desse processo.

18.Cocktails de autor e animação garantida

Se o bar aberto é um dos grandes atractivos dos copos d’água, este ano os cocktails de autor, bebidas alternativas e até o regresso de alguns clássicos como o old fashion e o moscow mule, ganharão em larga escala em qualidade versus quantidade. Os convidados preferem cada vez ser bem servidos a serem servidos em grande quantidade, daí ser uma boa ideia apostarem em boas bebidas. Se querem garantir o dinamismo, podem fazê-lo em food trucks, típicos da comida e bebida de rua – conjuga na perfeição com o vosso tema de festival.

19. Cakesicles, a tendência da próxima temporada

A criatividade parece não ter fim quando falamos em criar novas e divertidas maneiras de saborear um bolo. Chegou a vez dos cakesicles ganharem espaço nas celebrações dos casamentos. São bolos no palito, ou melhor dizendo, picolés de bolo. A decoração fica por conta da sua imaginação: pasta americana, confeitos, miçangas, glitter comestível e outros adornos são os principais complementos para transformar esta delícia em pura fantasia. Apostem nesta tendência, e surpreendam os vossos convidados!

Sweet Frank's

Moda dos noivos 2023

20. First look dos noivos - A tradição já não é o que era

Sempre se disse que ver a noiva antes da cerimónia dava azar, no entanto, a tradição está a mudar e há casais que preferem desafiar a sorte e ver-se antes de terem todos os olhos em si. Assim, marcam encontrar-se antes do casamento para sentirem todas as emoções de se verem antes de todos os convidados. Pode ser um momento maravilhoso e emotivo que marca o tom do resto do dia.

O casamento de David e Márcia em Leiria, Leiria (Concelho)

Moda para noivas

Como não poderia deixar de ser, os decotes surpreenderam e roubaram grande parte das atenções, em todas as coleções. Para o próximo ano, vamos ver propostas arrojadas, simples e elegantes, idealizadas para todos os estilos. Se procuram um vestido que concentre todas as atenções no decote, inspirem-se com as propostas para a próxima temporada.

21. Estampados em branco

2023 será marcado por vestidos icónicos e com alguma irreverência. Uma das opções para noivas que querem ir além do vestido branco e liso, são estampados – também eles em branco – e aplicações em 3D. Ainda que discreto, é um toque de originalidade.

22. Plumas, franjas e ombreiras

Os anos 80 estão definitivamente de voltar à moda nupcial com ombreiras em destaque, plumas românticas e franjas que farão as delícias das noivas mais originais e com um gosto particular por essa década.

Jesús Peiró

23.Corpetes românticos

Os corpetes, transparentes ou em renda, saiu da roupa interior e transformou-se numa peça romântica e sensual perfeita para usares no teu dia de casamento. Com lantejoulas ou pérolas bordadas para lhes conferir um toque mais romântico, os corpetes podem ser combinados com uma saia rodada de forma a ser um visual romântico total!

24. Segundo vestido

Escolheste o vestido dos teus sonhos! Um vestido princesa, com uma causa real e um véu com vários metros. No entanto, tens medo que este vestido maravilhoso te impeça de aproveitar a festa que tanto cuidado tiveste a organizar! A solução? Um segundo vestido para a festa! Quando cair a noite, solta o cabelo e veste um vestido mais curto que te permita dançar a noite toda e complementar o teu look de dia!

Estúdios 44

25. Capas

Para noivas que dispensam o véu, mas querem manter o dramatismo, as capas são a opção mais segura. Tanto presas ao vestido, como delicadamente associadas a um choker são acessórios vistosos e originais que te vão fazer destacar de todas as noivas deste ano.

 26. Acessórios

Laçarotes, diademas ou redes de cabelo com aplicações – de pérolas, por exemplo - mas em tamanho maxi vão ser os acessórios mais escolhidos pelas noivas este ano e conferem-lhes um toque distinto e elegante sem dominar o look.

As jóias da noiva exigem alguma coordenação e estão em altas os conjuntos de brincos e colar, por exemplo. Se és o tipo de noiva que prefere jóias mais vistosas, então opta por uma grande jóia que se destaque. Embora se diga que as pérolas dão azar nos casamentos, este ano essa crendice passa ao lado das noivas que vão adoptar pérolas como um dos grandes acessórios no dia do seu casamento. Se o noivo também gosta de acessórios, coordenem e usem ambos pérolas.

27. Penteados

Os apanhados vão fazer o seu grande comeback depois de alguns anos a perderem protagonismo para o cabelo solto, com ondas. As ondas vão manter-se, mas os apanhados - mais baixos, mais altos, com ou sem tranças – vão voltar a ser as estrelas das bodas. Também os apanhados baixos com cabelos lisos e com risco ao meio farão parte das inspirações para noivas. Confiram os nossos fornecedores de beleza, e arrasem no vosso dia!

Carlos Amadis Photography

28. Maquilhagem

A principal tendência que atravessa já várias temporadas é a de um visual natural e saudável com uma pele perfeita em destaque. Os olhos em tons neutros continuam a ser os escolhidos pela maioria das noivas, mas 2023 entra a inovar adicionando pequenos acessórios como brilhos ou aplicações que darão um visual alternativo à noiva.

Cristino Foto

Moda para noivos

Como forma de dar um toque original ao fato do noivo, os estampados e as cores alternativas voltam em força e ganham o principal lugar de destaque nas tendências da próxima temporada. Se és um noivo ousado, porque não arriscar? 

29. Branco e preto

Também a moda para noivos dá uma volta ao passado, trazendo de volta o visual branco total e a mistura branco e preto. No entanto, os modelos para noivo passam a ser mais largos e mais descontraídos. Outro pormenor que noivos mais atrevidos poderão apreciar é o regresso das faixas. Bem combinado e com um toque moderno, pode transformar o look do noivo num look mais moderno e distinto.

Carlo Pignatelli

30. Brilhos, estampados e cores alternativas

Para noivos mais atrevidos, este ano há muitas hipóteses: brilhos, camisas transparentes ou tecidos metálicos são boas apostas para quem quer criar um efeito extraordinário e surpreender a noiva. Para noivos atrevidos q.b. uma opção é o colour block , em que o noivo usa uma cor alternativa mas em todas as peças do seu conjunto – do fato, à camisa, às meias.

Convidados

31. Lembrancinhas para os convidados

Também nas lembrancinhas para os convidados a personalização é importante. De entre as tendências para este ano, destacam-se as lembranças sem género - que sejam iguais para homens e mulher - e as lembranças personalizadas. O dia é vosso, mas é com os vossos amigos e família que o vão partilhar, por isso todos os detalhes e mimos são preciosos para eles.

Quanto mais personalizados e individuais, melhor! Uma das opções pode ser criar um perfume para oferecer aos vossos convidados, tanto para eles como para as casas, que lhes permita deixar para sempre na memória o vosso amor.

32. Moda convidada

A próxima temporada em vestidos de festa é marcada por uma paleta de cores vivas, com tons intensos de violeta, verde, malva, azul e bordô. Sem esquecer os acabamentos clássicos pretos ou metálicos. Gostas de vestidos de festa vermelhos? Estás com sorte, pois também encontrarás opções surpreendentes. 

Algumas das tendências que vemos crescer nos vestidos de noiva, como as ombreiras, os corpetes, as plumas e capas, vamos vê-los também na moda para convidadas. Claro que as convidadas podem ousar mais no que toca às cores escolhidas e também nas transparências e drapeados, mas a ideia é a mesma: causar um efeito surpreendente!

Carlo Pignatelli

33. Moda convidado

Se há moda que está a mudar é a moda de homens para casamento. Deixem os fatos aborrecidos no armário e apostem em transparências, fatos oversized, estampados e fatos coloridos e podem até deixar a camisa do armário e apostar num blazer que revela algum peito. Acessórios como anéis, colares e brincos também são bem-vindos e ajudam a complementar o visual.

Foto e vídeo

34. Foto

As fotografias querem-se cada vez mais naturais e menos estudadas para que os verdadeiros sentimentos do dia mais feliz das vossas vidas possa transparecer. A iluminação terá um papel essencial para que tudo pareça romântico e despreocupado.

Para as redes sociais, muitos noivos vão apostar em filtros personalizados que tenham a data do enlace e, por exemplo, os seus nomes. Assim, tudo o que for para as redes sociais estará identificado.

35. Vídeo

Os vídeos que estarão em voga em 2023 são vídeos curtos, fáceis de postar nas redes sociais! Se possível, façam vídeos curtos antes do casamento que funcionem como trailer do grande dia. Vídeos criativos e curtos de after party, ou trash the dress também funcionarão muito bem na divulgação nas redes sociais.

The Hatman - Photo & Film

Animação 

36. Surpreendam os convidados

Lá porque os casamentos deste ano se prevêem com menos convidados, não quer diz que a animação seja mais fraca, pelo contrário, a temática de festival e discoteca tão presentes, levam a que as festas e a diversão estejam no centro dos objectivos dos noivos este ano.

Keily  & Paulo

A originalidade e surpresa são as palavras de ordem e é para isso que os noivos trabalham. DJs, jogos, carrinhas com comida e bebidas, concertos e até tatuadores podem ser os elementos surpresa que procuram para o vosso enlace. As redes sociais, cada vez mais importantes nas nossas dinâmicas, passam a ser uma peça essencial na diversão e photobooths, vídeos 360 graus e sítios “instagramáveis” vão estar sempre à mão.

Lua de mel

37. Destinos alternativos

A ideia que temos de lua-de-mel está a mudar! Embora as praias paradisíacas ainda esteja na lista de muitos casais, há casais que aproveitam para fazer luas-de-mel de aventura ou para irem a destinos onde sempre quiserem ir, como Japão, Quénia ou até mesmo Nova Iorque. Destinos mais privados e menos turísticos são também uma óptima escolha para casais que querem fugir aos locais mais conhecidos.

No entanto, destinos como Maldivas, ilhas Maurícias, Creta, Seychelles e Bali continuam a ser destinos muito procurados, a par com Madagascar, Vietman e destinos mais próximos na europa, como Maiorca e Menorca.

Encontra aqui os forncedores para planear a tua lua de mel

Luas de mel antes do casamento ganham mais destaque, já que muitos casais preferem descansar e relaxar antes do casamento. Aproveitem esses dias para escrever os vossos votos em ambiente mais do que romântico. Assim, os casais podem também optar por não fazer a lua de mel logo a seguir ao casamento e fazê-la quando o tempo no local escolhido for mais adequado.

E porque não uma viagem de comboio? Para além de terem oportunidade de conhecer vários sítios, o facto de estarem a viajar mais devagar pode torna-la ainda mais romântica. Para casais ecológicos, é a opção perfeita!

2023 será um ano cheio de novas tradições, estilos e modas que podem aplicar ao vosso grande dia. Entre todas as tendências para este ano, escolham as que mais de adequam a vocês e a quem são enquanto casal. De certeza que o vosso dia vai ser simplesmente inesquecível.