Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Todas as diferenças entre fato, smoking e fraque

Fato, smoking ou fraque? Que estilo escolher para o próximo casamento a que vais? Quer sejas o próprio noivo, ou convidado, fica atento às diferenças entre estes tipos de traje e qual deves usar no teu próximo evento!

Vamos ajudá-lo a encontrar o fato ideal para o seu casamento 🤵
Peça informação e preços de fatos e acessórios a empresas próximas de si

 fato, smoking e fraque

Embora os homens não tenham tantas opções de indumentária como as mulheres, isso não quer dizer que estejam completamente limitados no que toca à escolha de roupa. Para eventos como um casamento, importa saber que género é o evento para se escolher na perfeição o que usar. Assim, se ainda não sabes a diferença entre fato, smoking e fraque, vem descobrir para brilhares na próxima boda a que fores.

  1. Fato
  2. Smoking
  3. Fraque
  4. Dicas gerais

Roberto Vicentti

1.Fato

1.1. O que é?

A sua primeira versão remonta a França, no século XVIII e teve, naturalmente, muitas alterações. Inicialmente era um modelo largo, conhecido como roupa de descanso, mas depois de ter sido adoptado por Inglaterra, ficou mais justo e formal. Hoje em dia, consiste nas seguintes peças:

Casaco: É a peça que se usa por cima da camisa e do colete. Tem, atrás, uma pequena abertura - ou abertura dupla - que remete para a época em que se usavam fatos para andar a cavalo e, assim, os tornava mais confortáveis. Tem, geralmente, um ou dois botões.

Colete: Usado imediatamente por dentro do casaco, existe em dois modelos: recto ou cruzado. Deve estar todo abotoado para um visual mais arranjado e cuidado. 

Camisa: Embora esteja “escondida”, a camisa não é de menor importância. Desta forma, deve ser branca, clássica e não ter botões na gola. Os botões dos punhos devem poder ser substituídos por uns que te agradem mais.

Gravatas: Não são obrigatórias, mas em contexto de casamento, normalmente, usam-se, já que é uma ocasião importante. Escolhe uma que combine com o fato - criando mais ou menos contraste - e usa um nó Windsord, que é o mais clássico e apropriado. 

Calças: Devem ser rectas e da mesma cor do restante fato. Não devem ser demasiado largas, nem compridas (nem curtas), tocando na parte superior do sapato e, na parte de trás, até ao salto do sapato.

Sapatos: É boa ideia apostar nos clássicos - sapatos lisos, pretos, de pele. Nunca falham.

Caso queiras usar acessórios, pondera os seguintes, que são os mais adequados para usar com fatos.

Relógio: Deve tratar-se de um relógio elegante e com tons que combinem com o fato.

Meias: Também as meias devem estar de acordo com o tom do fato que se usam. Mesmo que não estejam à vista, podem tornar-se visíveis quando o noivo ou o convidado se sentam e, por isso, mesmo também deve haver atenção a este detalhe.

1.2. Quando usar?

O fato deve usar-se em casamentos diurnos, principalmente em casamentos que sejam e manhã ou princípio da tarde. É considerado um visual formal e clássico, mas com alguns toques, podes torná-lo mais moderno. 

Fato, smoking ou traje?

Angelotoma

2. Smoking

2.1. O que é?

O smoking começou a ser usado em clubes nocturnos e/ou de jogo e é, por isso, o fato para as festas por excelência. Tem alguns pormenores que o distinguem do fato, como as abas em cetim e a faixa.

Casaco: Ao contrário do fato, este é um visual para festa e, por isso, não necessita de aberturas atrás para se tornar mais prático. Tem um corte direito e as abas devem ser em cetim ou seda, com um toque brilhante, que o distingue do fato. 

Camisa: O smoking é, praticamente sempre, preto e, desta forma, a camisa deve ser branca. 

Faixa: É com a faixa que o smoking se distingue em força dos outros visuais mais formais. Caso estejas a usar uma faixa, então esquece o colete. A faixa deve ser do mesmo tom do restante smoking, ou branca e deverá ter um brilho, tal como as abas do casaco.

Colete: Se não quiseres usar faixa, podes optar por um colete e, então, este deverá ser preto.

Laço: O laço é mais habitual no smoking que a gravata e é, normalmente, preto.

Calças: As calças do smoking têm um corte recto e devem ter, nas laterais, uma faixa com brilho. Embora não seja obrigatório, confere-lhe um toque original.

Sapatos: Os sapatos a usar com o smoking devem ser pretos, brilhantes e clássicos.

2.2. Quando usar?

Visto que o smoking é um look relacionado com festas, é mais adequado para casamentos de fim de dia e nocturnos. 

Vou Casar

3. Fraque

3.1. O que é?

O fraque é o tipo de roupa mais formal, de todos os que vimos até agora e corresponde a uma determinada etiqueta. Para se usar fraque é necessário ter a certeza de que esse é o dress code do casamento, já que é um tipo de indumentária tão específica que precisa de um grande evento, como uma gala ou um casamento muito formal, para ser usado.

CasacaAs abas da casaca do fraque devem cair na parte de trás do joelho e o seu corte, à frente, é triangular e mais curto que na parte de trás. 

Colete: No fraque, o colete é obrigatório e o seu tom deve contrastar com a casaca, ou seja, deve ser num tom mais claro, como branco ou azul-claro. 

Calças: Também as calças do fraque são muito formais. Assim, devem ser cinzentas com riscas verticais em preto. Devem ser vincadas.

Sapatos: Os sapatos devem ser pretos, sem brilho e com atacadores.

3.2. Quando usar?

Visto ser o tipo de roupa mais formal, deve ser usada apenas quando o dress code assim o exige e é, normalmente, usada em casamentos nocturnos e em interior. Casamentos em palácios, por exemplo, pedem um bom e elegante fraque.

Alexandra Mieres Photography

4. Dicas gerais

Seja qual for o tipo de roupa que escolher, há dicas importantes a ter em conta, como escolher um fato de materiais naturais, já que os sintéticos podem fazer-te suar mais. Escolher um fato no tamanho certo é condição essencial. Desta forma, o gancho das calças deve ficar confortável, sem ficar muito para baixo, nem demasiado justo. Também as mangas não devem ser demasiado largas, caso sejam, pode indicar que o fato não é da melhor qualidade. É importante informares-te com o teu alfaiate, ou com a pessoa que trabalhe na loja onde vais comprar o fato, pois pequenos ajustes podem ser necessários.

Já sabe que tipo de roupa vais usar? Consulta o convite para o teu próximo casamento e verifica que há dress code. Se fores o noivo, então, percebe que género de casamento estás a planear com a tua noiva para decidir que roupa se adequa melhor ao momento.

Vamos ajudá-lo a encontrar o fato ideal para o seu casamento 🤵
Peça informação e preços de fatos e acessórios a empresas próximas de si