Dima Kornilov Fotógrafo

Se acabaste de receber um anel de noivado e estás completamente perdida no que toca à decoração do grande dia, temos uma proposta irresistível: o que achas de fazer do azulejo português o protagonista do vosso enlace? Delicado e cheio de significado, o típico azulejo azul e branco pode dar um toque bastante elegante ao vosso casamento. Dos convites de casamento até à decoração do bolo de casamento, podem aplicá-lo em muitíssimos elementos! Tomem nota das nossas sugestões e inspirem-se.

Momentos com Design

Um pouco de história…

A arte da azulejaria chegou à Península Ibérica por influência dos árabes, que trouxeram os mosaicos para ornamentar os seus palácios. Mais tarde, em Portugal, o azulejo começou a ser fabricado com características da cultura vigente: começaram a retratar-se cenas mitológicas, iconografia religiosa e episódios históricos, assim como figuras geométricas e de inspiração vegetal. Trabalhados de um modo cada vez mais exuberante, os azulejos portugueses rapidamente ganharam reconhecimento pelo mundo, sendo, hoje em dia, uma das expressões mais fortes da cultura nacional. 

Assim, os casamentos inspirados nos azulejos azuis e brancos prestam uma linda reverência à história portuguesa. Sentem-se seduzidos pela ideia? Continuem a ler a descubram formas criativas de usar este elemento no vosso enlace:

Pérola, Papel, Tesoura

  • Papelaria

Se querem investir em convites de casamento personalizados e inesquecíveis, apostem nos azulejos! Podem escolher diferentes tipos de desenho: motivos florais, geométricos, típicos elementos campesinos (pássaros, árvores, cestas...), ou até criar um design personalizado. Caso prefiram um convite de casamento simples e minimalista, podem apostar num padrão de azulejos apenas para o envelope. Finalmente, podem também aplicar a mesma arte aos panfletos (onde consta a programação do dia) e menus.

Pérola, Papel, Tesoura

  • A mesa

Uma ideia original consiste em utilizar diferentes padrões de azulejos para identificar cada mesa. Assim, em vez de nomes ou números, podem associar um padrão ou desenho a cada grupo de convidados. Já nas mesas, as ideias são infinitas: desde pratos azuis e brancos, até guardanapos com azulejos impressos ou toalhas, existem opções para todos os gostos! Basta dar asas à imaginação e encontrar a harmonia.

Momentos com Design

  • O bolo

Se o vosso objetivo é ter um bolo de casamento original, decorá-lo com uma arte semelhante à das azulejos é uma opção criativa e elegante. Caso estejam mais inclinados para um bolo de casamento simples e tradicional, podem optar por um topo do bolo de casamento inspirado nas tonalidades do típico azulejo (pequenas flores azuis e brancas, por exemplo).

Diamonds Weddings & Events

  • Outros elementos

Finalmente, podem também usar e abusar dos azulejos noutros elementos do dia C: nos cones de pétalas, nos letreiros, no seatting plan Os casais mais dedicados podem também oferecer um azulejo personalizado aos convidados como prenda de casamento. Ninguém vai ficar indiferente!

Diamonds Weddings & Events

O que acham de utilizar os azulejos na decoração do vosso grande dia? Lembrem-se que se trata de um legado artístico, tão bonito quanto importante, que vai certamente surpreender os convidados (sobretudo os de fora). Seja como lembrancinha de casamento ou como porta-alianças para as vossas preciosas alianças de casamento, o sucesso está garantido!