Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Menu de inverno: ideias para um banquete com produtos sazonais

A estação mais fria traz cores e sabores intensos, que devem sempre fazer parte de um menu de inverno. Optem pela sazonalidade e naturalidade de produtos de temporada, que podem fazer toda a diferença no vosso menu. Inspirem-se com estas sugestões!

Artur Oliveira Ferreira - Photography

O inverno traz cor e sabor às nossas mesas, nas mais diversas ocasiões. É a estação do Natal e da reunião da família à mesa, e é também aquela em que apostamos sempre por algo que nos reconforte. Se casam durante esta estação mágica, apostem tanto pela qualidade como pela sazonalidade. Apostar por produtos ou pratos que se comem nesta estação, será parte do sucesso do menu de inverno que escolherem. Afinal, como deve ser um menu de casamento perfeito para esta estação? Das entradas às sobremesas, há produtos chave que nunca podem falhar, sobretudo num casamento tipicamente português. Inspirem-se com estas propostas! 

A mesa de entradas 

Na mesa das entradas nunca podem faltar produtos sazonais, mas também alguns que se consomem especificamente em determinada estação. Casamentos de inverno pedem boas tábuas de queijos e enchidos, frutos secos, doce de abóbora a acompanhar, bem como petiscos quentes como ovos mexidos com alheira, mini bifanas, rissóis e salgadinhos variados, mini pratos de risotto com cogumelos ou míscaros - produtos sazonais de outono e inverno. Não se esqueçam de apostar sobretudo em pratos quentes, que confortem os vossos convidados. 

Nelson Soares Fotografia

Bacalhau: o produto que nunca falta nesta época 

Se há algo que também nunca falha em menus de inverno, é o bacalhau. O prato por excelência do Natal, que pode ser confeccionado de mil e uma formas diferentes. Os casamentos mais tradicionais contam sempre no seu menu com o Bacalhau Confitado, mas há muitas formas de surpreender os convidados com esta iguaria. Uma versão melhorada do tradicional Bacalhau com Broa? Bacalhau com Natas para o primeiro prato? Ou, simplesmente, pedir opinião à equipa de catering contratada. O que importa é incluírem o bacalhau no vosso menu, uma vez que, apesar de não ser sazonal e existir durante o ano todo, é nesta época que ganha especial destaque à mesa portuguesa. 

Thais Correia Fotografia

Comfort food cheio de requinte 

O cabrito é uma das iguarias que se consome durante o inverno, e pode dar azo a um prato comfort food que todos apreciarão. Cabrito assado no forno com puré de abóbora e castanhas, por exemplo. Ou qualquer outro prato de cabrito, que cai sempre bem num menu de inverno. Além disso, as carnes vermelhas ou, sobretudo em casamentos mais intimistas e com poucos convidados, as carnes maturadas poderão originar um menu cheio de requinte e muito delicioso. Uma dica extra? Não deixem de apostar no vinho quente, a ser servido no momento do aperitivo ou depois do copo-de-água. 

Thais Correia Fotografia

Sobremesas que não podem faltar 

Que tal elevar a tradição ao máximo na mesa das sobremesas? Um menu de casamento de inverno requer sofisticação do primeiro ao último prato e as sobremesas nunca podem ser postas de lado. Aqui, privilegia-se os sabores mais quentes e deixa-se de parte as deliciosas mousses ou sobremesas frescas de colher, para dar lugar a trufas de chocolate, doces de ovos, ovos moles de Aveiro, pudim, bolo de brigadeiro, Morgadinho do Buçaco, bolo de noz, entre outros. No fundo, é dar destaque ao chocolate, amêndoa, avelã e doce de ovos, que aquecerão e farão as delícias de todos os convidados. 

All Story Is

Que mais incluir num menu de inverno? Não se esqueçam de dar destaque ao chocolate. Chocolate branco, de leite, negro, em forma de trufa, em brigadeiro, quente a ferver…o importante é haver outro dos produtos estrela da estação. No fundo, o inverno pede comida reconfortante e tal não pode faltar no vosso casamento. Não se esqueçam de ver e definir as melhores propostas com a equipa de catering que contrataram. Fará toda a diferença!