We Blog You

O vestido de noiva está escolhido, o tema que levou à criação dos convites de casamento está mais que definido e os sabores do vosso bolo de casamento também. Chegou a altura de definir a ementa do vosso copo de água e aquele que é um dos maiores dilemas dos preparativos: carne ou peixe? Se tanto vos agrada a ideia de servir um arroz de pato como um típico prato de bacalhau, temos algumas dicas que tornarão esta decisão mais fácil! Fiquem atentos:

Jardins Boavista

Altura do dia e do ano

Tal como a escolha de um vestido de noiva curto deve ser feita de acordo com a hora em que se realiza a festa, também a decisão sobre a ementa final deve ter em linha de conta a ocasião do dia em que o casamento acontece. Regra geral, quando o casamento é de dia é costume servir-se um prato de peixe e outro de carne, que deverão ser intercalados por um sorvete que funcione como tira-gosto. Contudo, se se tratar de uma boda que decorre à noite, talvez seja preferível optar apenas por um dos pratos, de forma a que a refeição seja mais leve e digerível. 

Se o casamento se realizar no verão, podem optar por pratos mais leves e descontraídos, onde o peixe poderá ser o grande protagonista. No entanto, se o vosso dia C está agendado para a estação fria, é mais aconselhável que a escolha recaia sobre refeições mais quentes e contundentes, onde não faltem deliciosos pratos de carne. 

Piatto Gordo

Uma opção apenas

A escolha de uma única refeição pode ter um impacto no orçamento da festa, pelo que pode ser uma opção a considerar pelos casais com um orçamento limitado. E como escolher? Para além da época do ano e da altura do dia, também se podem guiar pelo local onde se realiza o enlace! Se for numa zona do país em que a carne é especialmente de boa qualidade, não percam a oportunidade de recriar uma das melhores receitas da região no copo de água. Por outro lado, Portugal é um país com uma costa litoral bastante extensa e na qual as tradições piscatórias têm raízes profundas, pelo que os pratos de peixe fazem também parte da nossa cultura culinária. Se se casam no Algarve ou numa zona à beira-mar, aproveitem para colocar o melhor do oceano nas vossas mesas e surpreender os convidados!

Quinta do Avesso

Escolha em função do tipo de casamento

Todos os fatores são determinantes em cada detalhe da vossa boda, dos convites de casamento personalizados até à decoração do altar. Escolheste um penteado de noiva com o cabelo solto porque o vosso tema é campestre e a vida se realiza ao ar livre? Seguindo esse raciocínio, aproveitem e optem por um churrasco de carnes, tipo rodízio; uma solução ideal para bodas informais! Por outro lado, se se casam à beira-mar e querem aproveitar para decorar o copo de água com conchas e búzios, não deixem de servir marisco e pratos de peixe fresco! Como podem ver, o vosso menu também pode - e deve! - estar conectado com o espírito da festa, de forma a criar um ambiente harmonioso. 

Cuidados com a alimentação

Hoje em dia há cada vez mais pessoas com opções de alimentação diferentes ou até com restrições alimentares. É na altura dos preparativos e da escolha do menu que vocês devem ter estes pormenores em conta. A maioria dos serviços de catering está preparada para estas situações e se lhes forem dadas as indicações certas. aquele vosso amigo que é vegetariano ou intolerante ao glúten agradecerá a vossa atenção! 

Aqua Village Health Resort & SPA

As nossas propostas

A variedade gastronómica pode complicar as escolhas para o menu perfeito. Não façam deste momento um quebra-cabeças até porque isso já aconteceu quando reuniram ideias para as lembrancinhas de casamento. A palavra de ordem é, obviamente, descomplicar. Por isso, e para inspirar-vos neste processo, deixamos-vos uma pequena lista de iguarias portuguesas que (raramente) falham:

Peixe

  • Bacalhau com broa em cama de espinafres
  • Bacalhau com natas ou à brás
  • Arroz de tamboril ou de marisco
  • Cataplana de peixe
  • Espetadas de tamboril
  • Caldeirada à algarvia
  • Polvo à lagareiro
  • Feijoada de búzios

Carne

  • Arroz de pato
  • Cabrito assado no forno
  • Leitão à Bairrada
  • Cozido de grão
  • Carne de porco à alentejana
  • Pá de porco estufada
  • Bifinhos com cogumelos
  • Rancho à moda de Viseu

Catering Algarve

A verdade é que a maioria das bodas oferece sempre um prato de peixe e outro de carne aos convidados. Cabe ao casal decidir qual a melhor opção tendo em conta a festa que querem oferecer aos vossos convidados. No momento de troca das alianças de casamento este assunto já estará ultrapassado. Depois é só desfrutarem da vossa refeição, enquanto marido e mulher, antes de cortarem a primeira fatia do vosso bolo de casamento!