Quinta do Hespanhol
Quinta do Hespanhol

Dias com mais luz, raios de sol mais quentes, um azul especial no céu e uma grande variedades de flores frescas a rebentar por todo o lado... Finalmente, a primavera chegou! Esta estação renova-nos as energias e deixa-nos envoltos num romantismo impossível de explicar. Por isso, celebrar um casamento nesta estação significa para muitos poder juntar o seu amor a um cenário único e muito poético. O vestido de noiva ganha outra vida, as cores da decoração passam a ser mais alegre, os convites de casamento pedem motivos florais e as convidadas atrevem-se a usar cor vivas e estampados floridos nos seus vestidos de cerimónia... Com tudo isto, não temos dúvidas de que um casamento celebrado nesta altura do ano é sempre inesquecível!

Se és uma apaixonada desta estação mágica, de certeza que pensaste em todos os detalhes, desde a decoração até ao teu look nupcial, mas será que já sabes como personalizar o menu? A primavera pede sabores frescos e requintados, que satisfaçam e surpreendam os convidados... Queres algumas sugestões? Então toma nota: 

Aperitivo e cocktail

Os cenários ao ar livre são perfeitos para os casamentos primaveris, sobretudo se queres montar um aperitivo e cocktail colorido e fresco. Tal como os vestidos de noiva simples e fluídos ganham uma nova importância nesta estação, também os aperitivos leves têm uma palavra a dizer. Um sushiman a preparar sashimi na hora para os teus convidados? Mini tostas servidas com salmão fumado e queijo philadelphia? Mini hambúrguers gourmet acompanhados de saladas primavera, com fruta, nozes e mel? Todas estas propostas são excelentes para dar inicio ao vosso banquete! Para acompanhar, aposta por águas refrescantes e de sabores (como pepino ou frutos vermelhos e hortelã) e um champanhe Bruto ou Rosé. Os amantes de cocktails também irão adorar degustar o seu Gin com pepino ou flores aromáticas antes de passarem à refeição principal. 

Palato - Catering, Decoração e Procotolo
Palato - Catering, Decoração e Procotolo

Pratos principais leves e coloridos

A primavera é sinônimo de frescura e novos aromas. No que toca ao look nupcial, é o tempo de apostar por penteados e vestidos ligeiros, assim como perfumes florais e acessórios românticos. O menu de casamento deve acompanhar esta mesma tendência, dando destaque aos pratos leves e com aromas frescos e abdicando dos sabores mais carregados e alimentos consistentes, que combinam com casamentos de inverno ou de outono. Nesta linha, aconselha-se a substituir os risottos ou os estufados por pratos de peixe ou de carne mais leves (mas sem sacrificar o tradicional arroz de marisco). Outras opções? Filetes de peixe à Gomes de Sábacalhau com broa e espinafres, rosbife com arroz de primavera... Qualquer um destes pratos celebra a nova estação ao mesmo tempo que satisfaz os apetites mais exigentes! Além de frescos e originais, não são pratos pesados, o que fará com que os convidados guardem espaço suficiente para o vosso bolo de casamento original!

Candy bar: frutas e sobremesas frescas

Sobretudo nos casamentos mais íntimos, celebrados no jardim de casa e onde os noivos optam por usar um simples vestido de noiva ou um fato descontraído e sem gravata, os menus de primavera, frescos e simples, ganham um novo sentido. Se este é o teu tipo de enlace e queres dar as boas-vindas à nova estação da melhor maneira, enche o teu Candy Bar de frutas variadas e sobremesas frescas. Além de um bolo de casamento original e natural, como por exemplo o Naked Cake, sobremesas como tarte de leite condensado com fruta, tarde de manga, iogurte de frutas tropicais com bolacha moída ou semi frio de morango com caramelo irão compor um Candy Bar muito atrativo e de temporada. Para acompanhar, serve sangria tropical e champanhe. 

Lidesvideo - Photography & Films
Lidesvideo - Photography & Films

Apostem na diversidade!

A primavera, só por si, transmite alegria, amor e serenidade e representa um romântico cenário para qualquer enlace celebrado nesta estação. Cores vibrantes, sabores frescos e suaves devem estar presentes no teu menu de temporada. Aposta na qualidade e na diversidade antes da quantidade já que, com a chegada dos dias mais quentes, os pratos leves facilitam a digestão. Aposta assim por um buffet de saladas variadas e frescas, por uma tábua de queijos, mini sobremesas e doces com fruta fresca da época. Quanto mais coloridas e suaves forem as composições, melhor!

Já escolheste o teu menu inspirado na estação mais colorida do ano? Para o teu bolo de casamento, tem em conta os sabores frescos com o creme de lima ou as frutas. E se pensas oferecer lembrancinhas de casamento comestíveis, as compotas de fruta continuam muito em voga. Que não falte cor e sabores frescos e deliciosos ao teu menu de casamento!