Saborear Restaurante

Se optaste pela dieta vegetariana, seja por questões de consciência ambiental, estilo de vida saudável ou por não suportares pensar em crueldade animal, o dia do teu casamento não deve ser exceção. Será um dos dias mais importantes da tua vida, estarás deslumbrante com o teu vestido de noiva e o teu penteado com tranças, e queremos que estejas tranquila e em paz com todas as decisões que compõem o evento. Ao escolher um menu vegetariano, surpreenderás os teus convidados com opções deliciosas e pratos requintados. Ao entregares os convites de casamento lembra-te de referir a tua intenção e indagar se algum convidado tem alguma restrição alimentar. Prescinde da carne sem renunciar a um copo de água de sonho!

Get Married Wedding Planner

Ser vegetariano implica fazer uma dieta alimentar sem qualquer tipo de carne, peixe ou moluscos. As sugestões que apresentamos são dedicadas a um menu vegetariano, embora algumas delas também sejam aptas para veganos. Então, se já enviaste os convites de casamento personalizados e explicaste a tua intenção de ter uma ementa 100% vegetariana, está na hora de escolher a iguarias que vão compor o grande dia!

Entradas criativas

Enquanto posas com o teu vestido de noiva Rosa Clará e penteado apanhado ao lado do noivo, os convidados vão aproveitar para degustar as entradas criativas e deliciosas que escolheste para abrir-lhes o apetite. Preparada para conhecer as nossas sugestões?

Para os casamentos que se celebram no verão, o ideal é apostar em saladas leves e frescas. Para além disso, os carpaccios vegetarianos (de courgette, cogumelos ou rabanetes) harmonizados com vinagrete também são uma excelente opção, sobretudo se procuram dar um toque sofisticado ao buffet. Para os adeptos da comida internacional, sugerimos um ceviche vegetariano (de abacate, soja ou até de couve-flor) acompanhado por chips de batata doce, e/ou bandejas de sushi de vegetais. 

Para os meses mais frios, os salgadinhos são essenciais. Croquetes de lentilhas, empadinhas de espinafre, mini-quiches de brócolos... e claro, pequenas sopas individuais para aconchegar o estômago! As nossas preferidas? Creme de cenoura e caril, sopa de batata com cogumelos, caldo verde e, para os mais atrevidos, sopa thai com tofu. 

Pratos principais

Hoje em dia é bastante fácil conseguir um menú vegetariano repleto de iguarias. Se queres surpreender os convidados com um menú inesquecível, aponta estas sugestões!

O tartar é uma das estrelas da culinária moderna e pode ser composto por infinitas combinações de frutas e verduras (tomate, abacate, beterraba, maçã, melancia, etc). Apostem num tartar fresco e colorido, sobretudo se o vosso enlace se celebra no verão e ao ar livre. Se escolheram os meses frios para trocar as vossas alianças de casamento, optem por pratos mais contundentes, como  um risoto de cogumelos, lasanha de espinafres, tomates recheados de arroz à moda grega ou paelha de verduras.

Para convidados mais conservadores, talvez seja boa ideia oferecer pratos tradicionais adaptados. As versões vegetarianas de receitas tipicamente portuguesas são um verdadeiro pitéu e farão com que o teu tio-avô não torça o nariz e se atreva a provar novos sabores. O bacalhau à Brás pode transformar-se em verduras à Brás, feito com alho francês, cenoura ou couve roxa, e a carne de porco à alentejana pode ser substituída por seitan com cogumelos.

Sobremesas coloridas 

Para além de um bolo de casamento original e colorido, haverá com certeza uma mesa de sobremesas recheada. Aqui as opções vegetarianas são mais evidentes, dado que a maioria das sobremesas levam exclusivamente ingredientes aptos para vegetarianos. O menu vegano, por outro lado, requer um pouco mais de criatividade para esquivar as sobremesas com leite, ovos, manteiga e mel. Se querem opções 100% vegan e deliciosas para o vosso dia C, apontem estas propostas: mousse de chocolate vegan, cheesecake de frutos silvestres, queijo de figo, pudim de leite de amêndoas... e claro, espetadas de fruta e gelados de gelo caseiros! 

Como vês, não faltam opções para servir verdadeiras iguarias vegetarianas na vossa festa. E se quiserem dar um passo mais à frente podem oferecer ma lembrancinha de casamento ecológica para acompanhar os convidados na volta a casa. De certeza que vão adorar receber uma prenda de casamento tão especial!