Vivi Godinho Fotografia

Juntamente com a decoração e o vestido de noiva, o momento do buffet é um dos mais aguardados pelos convidados! Os sabores, o número de pratos, a inspiração, as cores e a variedade… mais importante do que o que vai ser servido antes do bolo de casamento, é escolher um cardápio que reflita os vossos gostos enquanto casal! E porque o buffet ocupa uma fatia tão grande do vosso orçamento e se costuma prolongar até à noite, ao momento em que entregam as lembrancinhas de casamento, merece todo o destaque! Acompanha-nos nesta degustação e conhece os 4 tipos de buffet a escolher para o vosso dia C!

1. O clássico empratado

Neste estilo de buffet, os pratos são servidos aos convidados já prontos, sendo que os garçons se deslocam às mesas, um a um, e servem as pessoas sentadas com as várias opções que têm em mãos. Normalmente, o menu é composto por entradas, sopa, dois pratos principais e uma ou mais sobremesas, sendo este o método ideal se o vosso dia C está segmentado em blocos horários e gostam de ver alguma ordem à mesa. A maior vantagem? Os convidados não terão de se deslocar com os seus vestidos de gala compridos para comer. Por outro lado, este tipo de serviço pode retirar alguma naturalidade ao evento, além de que obriga os convidados a comer na hora certa e a quantidade estipulada.

NJmattos

2. O liberal serviço “à americana”

Ainda pouco comum em casamentos no nosso país, mas um dos mais popular em enlaces internacionais, segundo este buffet, são montadas várias ilhas ou estações de comida por todo o espaço onde celebram o copo de água. Sim, talvez esta seja a melhor opção se adoram a tendência das food trucks, os candy bars e toda a liberdade que este método dá aos convidados - que podem escolher ficar sentados ou comer enquanto falam e dançam. Depois de terem as alianças de casamento na mão, noivos e convidados podem comer na hora que quiserem, quanto e o que quiserem, tendo sempre em conta que este serviço obriga a uma logística especial.

3. O moderno brunch

A última tendência de encontros de amigos e casais nos últimos anos... que tal tornar tudo mais simples e divertido com um agradável brunch? A refeição que une o pequeno almoço ao almoço é a ideal se optaram por trocar alianças de casamento de manhã, mas não querem deixar os vossos convidados famintos até à hora da refeição. Perfeito para se celebrar num espaço ao ar livre, ao optar pelo brunch poderão disponibilizar na vossa mesa todo o tipo de café, chás e sumos, pão, panquecas, bolos e salgados que possam imaginar. A vantagem? O brunch não tem regras! Deixem que o tempo flua e desfrutem da companhia das pessoas mais importantes com a intimidade que só uma refeição como esta consegue transmitir!

4. À francesa

O buffet à francesa é um jantar em que os convidados estão sentados, enquanto que os garçons circulam pelo salão com travessas, servindo cada pessoa individualmente de acordo com as suas preferências. É considerado o serviço mais requintado e pode prolongar-se até à hora de cortar o bolo de casamento original. Neste tipo de serviço, os menus não são necessários, dado que os garçons oferecem todos os pratos aos convidados. A grande desvantagem é que, para uma "cerimónia" deste calibre, as mesas devem ter muitos pratos e talheres, o que pode tornar-se incomodo em termos de espaço. 

Marit de la Vera Photography

Já conhecias os vários serviços de que te falamos? O buffet é um segmento muito importante do casamento, que não só deve ser feito à imagem dos noivos, como deve agradar ao máximo de presentes. Para cada convidado um vestido de cerimónia e, para cada casamento, um buffet que se adequa na perfeição! Consoante o tema, a hora do dia, o estilo e a formalidade do evento, escolham o vosso buffet e surpreendam todos pela positiva! Já imaginaste qual o melhor candidato se já tens o anel de noivado?