Ir para o conteúdo principal
Casamentos

6 coisas que não deves dizer à tua sogra durante os preparativos

Haver uma certa disputa entre sogra e nora é um clássico que faz parte do nosso imaginário cultural. Mas será que é uma questão que se aplica verdadeiramente? Para evitar situações desconfortáveis, anota as frases que não deves dizer nesta fase.

casamentos.pt
casamentos.pt

Conseguiste tratar dos convites de casamento, do teu vestido de noiva e ainda fazer todas aquelas lembrancinhas de casamento à mão... mas há uma coisa que não consegues resolver com facilidade: a tua relação com a tua futura sogra! Se sentes que a vossa convivência nem sempre é fácil, este artigo vai certamente ajudar-te. Pensa que, antes de tudo, trata-se de uma questão de bom senso e alguma diplomacia. Na fase dos preparativos, as emoções podem estar à flor da pele, e isso pode refletir-se nas dinâmicas familiares... Então, para evitar conflitos desnecessários, toma nota das seis coisas que não deves dizer à tua sogra nesta etapa: 

1. “Não vamos fazer assim!

Ela acha que as prendas de casamento são muito excêntricas e que um bolo de casamento simples é o que mais vos convém... Como noivos, serás sempre tu e o teu futuro marido a ter a última palavra. No entanto, se a tua sogra te fizer sugestões, ouve-a com atenção. Ás vezes, basta tratar as pessoas com delicadeza e escolher um tom de voz ameno para que o não se possa entranhar devidamente. 

2. “Prefiro que a minha mãe faça

A tua mãe pode ter mais jeito para fazer os convites de casamento ou os arranjos florais, mas fica mal afirmá-lo desta forma... Lembra-te que a tua sogra quer sentir-se útil e incluída nos preparativos pelo que, em vez de dizer-lhe que a tua mãe/tia/irmã se vai encarregar de determinada tarefa porque tem mais talento (ou porque confias mais no seu gosto), encontra uma forma de implicá-la nesta fase. Não tens de ser tão específica quanto às tuas preferências, pois podes magoá-la. Em vez disso, diz-lhe o quanto gostarias que ele se ocupasse da organização dos presentes de casamento ou da decoração das mesas.

3. “Não precisamos da sua ajuda

Pode ser que tenhas tudo mais que planeado mas se a tua sogra se oferece para ajudar, dizer que não pode ser ofensivo. Afinal, é natural que queira participar ativamente na organização do grande dia. Assim, tenta pensar em pequenas tarefas que possas delegar e de certeza que também vais apreciar a sua ajuda. 

4. “É ISSO que vai vestir?

Se achas que o vestido de gala comprido que a tua sogra tenciona usar no casamento é desadequado, não te expresses de forma brusca. Em vez disso, diz-lhe que queres ajudá-la a estar maravilhosa no grande dia e que seria um grande prazer acompanhá-la a escolher um vestido. Se ela insistir, diz-lhe que fazes mesmo questão em levá-la ao shopping e a almoçar juntas. De certeza que vai acabar por aceitar! 

5. “Ele já não é um bebé

Não, não e não... esta frase está completamente proibida! Por muito que aches que a tua sogra trata o filho como uma criança, não podes confrontá-la com uma frase assim, sobretudo nesta etapa. O teu noivo vai sempre ser o bebezinho querido da sua mamã e, nesta fase que ela pode estar a sentir-se "abandonada" ou "trocada", os sentimentos de proteção ganham uma nova dimensão. Sê compreensiva e tenta usar esta etapa para formar uma amizade cúmplice com a tua sogra. Pede-lhe que comparta histórias da infância do noivo, por exemplo. Com flexibilidade e carinho, de certeza que vais conseguir usar estes sentimentos a teu favor!

6. “Na minha casa é melhor

Um casamento não é uma competição entre famílias, mas sim uma conjugação de esforços para que a celebração seja o mais agradável e bonita possível. É claro que as famílias têm diferentes costumes, mas é preferível tomar as diferenças como uma forma de enriquecimento. De certeza que todos têm muito a aprender uns com os outros.

Ana Marques - Photography

Agora que já começaram a enviar os vossos convites de casamento personalizados e a tratar do copo de água, todo a ajuda é bem-vinda! Se a tua relação com a tua sogra nem sempre é um mar de rosas, involucrá-la nos preparativos pode melhorar a vossa dinâmica. Delega-lhe pequenas tarefas e consulta-a sempre que tenhas dúvidas... ela vai sentir-se útil e mais próxima a ti! Finalmente, convida-a para passar um dia no shopping e experimentar vestidos de cerimónia para o grande dia. Esta é uma grande oportunidade para fortalecer a vossa amizade!