Ir para o conteúdo principal
Casamentos

25 vestidos perfeitos para a mãe da noiva

A mãe da noiva tem um papel importante no dia do casamento da sua filha. Também será o centro das atenções, depois dos noivos e juntamente com o pai do noivo e, naturalmente, quer estar irrepreensível. Venham ver as melhores dicas e sugestões para escolher o melhor vestido para o dia de casamento da sua filha!

Marta Flores

Há muitos anos que ouvimos uma série de regras em relação às roupas da mãe da noiva: não deve usar nudes, ou cores muito brilhantes que ofusquem a noiva, nem tão pouco deve vestir-se de forma muito exuberante. No entanto, nos últimos anos essas “regras” caíram por terra e percebeu-se que, o mais importante, é que a mãe da noiva esteja linda, maravilhosa e confortável. Mais do que a cor do vestido ou o modelo, o estilo da mãe da noiva deve adequar-se ao tipo de casamento e à sua personalidade. Se precisam de inspiração, vejam estas propostas que lhes apresentamos.

Tipo de casamento

Antes de mais, o que se deve ter em conta é o tipo de casamento. Vai ser um casamento intimista, ou uma festa grande, com centenas de convidados? É num hotel ou numa quinta com um estilo mais rural? Após ter estas informações, então a mãe da noiva pode começar a pensar no género de vestido que vai usar. Se for um casamento maior, claro que pode usar uma roupa mais vistosa, mas se, pelo contrário, for um casamento mais pequeno, impõe-se um look mais discreto.

As cores perfeitas

Para escolher a cor do visual, há vários elementos a ter em consideração que podem mudar a escolha da cor.

  • A que horas é o casamento? 

Um enlace diurno pede cores mais claras e alegres. Por outro lado, numa cerimónia ao fim da tarde e que se estenda pela noite dentro, então porque não optar por cores com mais corpo, como azul escuro ou verde esmeralda? Ou, até mesmo, a elegância de um dourado ou prateado.

  • Local do casamento

Como já referimos, o local do casamento tem um peso muito grande na decisão do visual da mãe da noiva. Se, por exemplo, a união tiver lugar na praia, a mãe da noiva poderá escolher tons que tenham mais a ver com o mar, ou a praia. Já se for num requintado hotel, a escolha poderá recair sobre tons mais fortes.

  • Tom de pele

Resta avaliar se a mãe da noiva fica mais favorecida com tons quentes ou com tons frios. Para tal, é necessário avaliar o seu tom de pele, dos olhos e do cabelo, para descobrir o seu subtom e, a partir de aí, agir em conformidade. Peles claras podem optar por tons como azul escuro, já peles negras poderão optar por tons mais coloridos que realcem o tom de pele.

  • Cores “proibidas”

Embora as tendências estejam sempre a mudar, há cores que continuam a não ser muito apropriadas para casamentos. Branco e preto são as duas cores que, geralmente, não são aceitáveis. O branco para que não roube protagonismo à noiva e o preto porque continua a ser associado a ocasiões menos felizes.

Modelo certo

Pensada a cor, está na hora de escolher o modelo ideal para o tipo de corpo da mãe da noiva. O modelo escolhido depende muito do que a mãe da noiva gosta de enaltecer ou, por sua vez, prefere desviar a atenção. Para a escolha do modelo, também importa saber quando se realiza o enlace. Se o casamento for numa estação mais fria, então talvez seja necessário apostar numas mangas compridas.

  • Mangas 

Caso a mãe da noiva prefira não levar os braços à mostra, então, poderá optar por um vestido de mangas compridas, ou meia manga, caso esteja calor. Outra opção é levar um casaco ou bolero que permita retirar se ficar com calor.

  • Comprido ou curto?

Dependendo do estilo, então, a mãe da noiva poderá levar um vestido mais curto ou mais comprido. Se não for muito alta, o melhor é optar por um vestido midi que dá elegância, sem a fazer parecer mais baixa.

  • Cintura marcada

Uma maneira de tornar o look mais elegante é escolher um vestido que marque a cintura e alongue a silhueta. Desta forma, parecerá mais esguia e as proporções estarão divididas de forma equilibrada. Se preferir, também pode optar por um vestido mais largo que, no tamanho e comprimento certos, pode ser bastante elegante.

Nem tudo são vestidos

Hoje em dia há muitas opções para além de vestidos: macacões ou fatos completos de calças e casaco podem ser igualmente elegantes e interessantes. Tudo depende do estilo e do tipo de corpo da mãe da noiva. Importa mais que a favoreça e a faça sentir bem.

Combinar na perfeição

Quer seja um vestido de cerimónia curto para as mães mais ousadas ou casamentos no verão, ou um vestido de gala comprido para as mais clássicas e formais, o mais importante é que seja completamente fiel ao seu estilo. É muito importante que combine com ela, para que se sinta confortável e confiante. Assim, escolher um vestido ou fato de saia e casaco com o qual se sinta cómoda e que seja ao seu gosto é essencial.

Look total

É importante não idealizar um fato ou vestido isolado. Pensem numa pequena carteira, nos sapatos que vai levar, como prefere que fique o seu penteado, a maquilhagem, jóias e outros acessórios... porque o look apenas funciona como um todo, pensem em todos estes pormenores. Encontrem detalhes cujas cores, tecidos e materiais se complementem e que, se possível, a tua mãe possa voltar a usar!

Brilhar com os acessórios certos

Um bonito travesseiro ou um elegante chapéu dão um twist de elegância a qualquer look e tornam o conjunto muito mais elegante e especial, sobretudo se escolher um vestido de cerimónia barato. E quanto aos sapatos, embora os de salto sejam mais elegantes e estilizem mais a figura, talvez seja melhor optar por uns sapatos de salto médio, com os quais possa aguentar todo o dia! Há também as cunhas ou os tacões mais largos, que oferecem mais estabilidade ao andar. 

Tratar de tudo com calma

Por último, e à semelhança do vestido de noiva, o nosso conselho é que não deixe a compra para a última hora. Muitas vezes as mães estão tão ocupadas a ajudar as filhas com o bouquet, o convite de casamento e a lista de convidados, reuniões com fornecedores e provas do bolo de casamento que acabam por se esquecer delas próprias e ter, depois, de comprar o vestido à pressa.

Já pensou no visual que vai levar para o grande dia da sua filha? Seja um vestido, ou um macacão, de cores neutras ou mais fortes, de certeza que vai brilhar ao lado da sua filha. Depois basta apenas escolher uma maquilhagem à prova de água que seja mais resistente a lágrimas de alegria.