Depois dos noivos, os pais são como os segundos protagonistas do dia, principalmente a mãe da noiva. Muitos convidados vão estar a olhar para ela, para o seu penteado de noiva, para a maquilhagem mas, sobretudo, a reparar em todos os pormenores do seu vestido de cerimónia no grande dia. A mãe é, geralmente, o maior apoio da noiva. É ela quem a vai ajudar com todos os preparativos, desde a decoração às lembrancinhas de casamento, é ela quem será a sua conselheira e a vai ajudar com o menú do copo de água, desde as entradas ao sabor e massa do bolo de noiva. E é por estas e muitas mais razões que deves fazer de tudo para que ela se sinta linda e perfeita neste dia tão especial.

As cores perfeitas

A primeira coisa a saber é que cor vai usar a mãe do noivo. Isto é especialmente importante para que o vestido para a mãe não seja da mesma cor. Ainda que ela queira levar a mesma marca do seu vestido de noiva Rosa Clará, é possível diferenciar nas cores. Assim, evitam-se comparações e comentários que podem tornar-se desagradáveis. De seguida, é muito importante que saibam os tons que não devem utilizar. Há que ter em atenção às cores a evitar, que passam pelo bege, branco e nude, por se aproximarem muito do tom do vestido da noiva. Após estas etapas ultrapassadas, resta avaliar se a mãe da noiva fica mais favorecida com tons quentes ou com tons frios. Azul claro, verde água, laranja amarelo ou vermelho...? Para tal, é necessário avaliar o seu tom de pele, dos olhos e do cabelo, para descobrir o seu subtom e, a partir de aí, agir em conformidade. Depois disso sim, está na altura de encontrar as cores que mais a favorecem e com as quais se sentirá mais confortável! Se o orçamento for curto, uma boa solução é alugar o vestido de cerimónia, no exato tom que mais combine.

Combinar na perfeição

Quer seja um vestido de cerimónia curto para as mães mais ousadas ou casamentos no verão, ou um vestido de gala comprido para as mais clássicas e formais, o mais importante é que seja completamente fiel ao seu estilo. É muito importante que combine com ela, para que se sinta confortável e confiante. Assim, escolher um vestido ou fato de saia e casaco com o qual se sinta cómoda e que seja ao seu gosto é essencial.

Mas não idealizem um fato ou vestido isolado. Pensem numa pequena carteira, nos sapatos que vai levar, como prefere que fique o seu penteado, a maquilhagem, jóias e outros acessórios... porque o look apenas funciona como um todo, pensem em todos estes detalhes e façam, se necessário, uma lista com todas as possibilidades. Imagina um vestido que combine com a sua aliança de bodas de prataEncontrem detalhes cujas cores, tecidos e materiais se complementem e que, se possível, a tua mãe possa voltar a usar!

Brilhar com os acessórios certos

Geralmente, a mãe da noiva escolhe um tradicional penteado apanhado para usar no grande dia, mas isso não quer dizer que não possa ousar com os acessórios certos! Um bonito travesseiro ou um elegante chapéu dão um twist de elegância a qualquer look e tornam o conjunto muito mais elegante e especial, sobretudo se escolher um vestido de cerimónia barato. E quanto aos sapatos, embora os de salto sejam mais elegantes e estilizem mais a figura, talvez seja melhor optar por uns sapatos de salto médio, com os quais possa aguentar todo o dia! Há também as cunhas ou os tacões mais largos, que oferecem mais estabilidade ao andar. 

Por último, e à semelhança do vestido de noiva, o nosso conselho é que não deixe a compra para a última hora. Muitas vezes as mães estão tão ocupadas a ajudar as filhas com o bouquet, o convite de casamento e a lista de convidados, reuniões com fornecedores e provas do bolo de casamento que acabam por se esquecer delas próprias e ter, depois, de comprar o vestido à pressa.