Penteados para casamento: 45 ideias para arrasares
A escolha de como usar o cabelo vai ser muito importante quando estiveres a pensar no que vais usar - sejas noiva, convidada ou a mãe do noivo. Inspira-te nos penteados para casamento que temos para te mostrar!
Um dos primeiros pensamentos de noivas e convidadas é como vão usar o cabelo de maneira que mais favoreça o seu look final. O tipo de rosto, o tipo de cabelo e o género de casamento a que vão têm papéis muito importantes na escolha do penteado que vão escolher para o grande dia.
Se o penteado de noiva é um detalhe importante para quem vai dizer o "sim", também o é para a sua mãe, a mãe do noivo e, claro, todas as convidadas que querem estar no seu melhor. Tanto para as novinhas, como para as convidados, se procuram inspiração de penteados para a próxima temporada, quer sejam penteados simples ou mais complexos, venham descobrir tudo o que há para saber!
Índice de conteúdo
- 1. Penteados para damas de honor
- 2. Penteados para mãe da noiva e do noivo
- 3. Penteados para noiva
- 4. Penteados para casamentos na primavera, verão, outono e inverno
- 5. Penteados para cabelos curtos, médios e compridos
- 6. Penteados soltos, meio apanhados e apanhados
- 7. Penteados para cada tipo de rosto
- 8.Tipos de casamento: do formal ao descontraído
- 9. Uso de extensões
- 10.Dicas e cuidados essenciais
1. Penteados para damas de honor
Os penteados para damas de honor vão seguir - mais ou menos, consoante o gosto da noiva - o penteado da noiva. Assim, muitas noivas gostam de escolher ou pelo menos definir um estilo para o penteado das damas de honor que a vão acompanhar para manter um estilo coeso entre todas.
1.1. Uma versão do penteado da noiva
Muitas noivas têm uma imagem muito presente do que querem para as suas damas de honor, desde a cor e modelo dos vestidos, ao penteado que vão usar. Desta forma, muitas noivas optam por um estilo de penteado que seja semelhante ao seu, mas mais simples.
No caso de um apanhado, o penteado da noiva pode ser um apanhado baixo mais complexo, com tranças e voltas e o das damas de honor ser um apanhado mais simples e com alguns cabelos soltos. Neste caso, convém perguntar à noiva o que é que ela quer.
1.2. Não ofuscar a noiva
Ser dama de honor ou madrinha de um casamento é um acontecimento muito importante e que traz muita honra. Daí, todas as damas de honor e madrinhas quererem dar o seu melhor e estar impecáveis para o grande dia.
No entanto, há que ter em mente que não devem fazer escolhas demasiado chamativas para não correrem o risco de chamar mais atenção para si do que para a noiva. Assim, ao escolher o penteado, falem com a noiva e perguntem o que ela tem planeado para si.
1.3. O céu é o limite
Apanhados baixos, altos, tranças, cabelos soltos com ondas glamourosas, as possibilidades são infinitas e basta que estejam de acordo com o género de casamento, com o vestido que vão usar e o vosso gosto.
Para um visual mais romântico, porque não apostar num semi-apanhado preso com um laçarote e ondas largas? Para um look mais moderno, façam um risco ao meio, apanhem muito bem o cabelo e todos os cabelinos soltos com cera e façam um elegante apanhado baixo.
2. Penteados para mãe da noiva e do noivo
Também as mães dos noivos têm um grande lugar de destaque ao longo do grande dia dos seus filhos e, por isso mesmo, se preocupam em estar no seu melhor.
2.1. O corte perfeito
Muito do penteado ideal passa por ter um corte que já favoreça o tipo de rosto. Assim, metade do trabalho está feito. Se pretende um penteado com cabelo solto, então é importante saber dar-lhe um acabamento que lhe agrade, como volume, ondas, caracóis, ou jeitos particulares que combinem consigo.
2.2 A cor no ponto
Um dos conselhos que se dá a noivas e que também se estendem às mães da noiva e do noivo é não tentarem inovar na cor do cabelo muito perto da data do casamento. Pode ficar maravilhoso e adorar, mas também pode não ser exactamente o que imaginava e quando olhar para as fotografias do casamento do/a seu/sua filho/a não se ver bem a si mesma com aquela cor.
Por isso, se quer experimentar uma cor nova, faça-o bastante antes do casamento para que tenha oportunidade de voltar atrás se for necessário.
2.3. Solto ou apanhado?
Tal como o penteado das noivas ou das convidadas, esta é uma decisão que vai depender muito do tipo de vestido e, também, do estilo da mãe do noivo ou da noiva. Mulheres mais clássicas vão preferir certamente apanhados baixos, que lhes vão conferir um estilo elegante e cuidado.
Mulheres mais modernas, poderão optar por cabelos soltos e bem tratados parada movimento e, sem dúvida, muito estilo. Não há, então, regras, cada mulher escolhe o que mais gostar.
3. Penteados para noiva
Todos os olhos estão centrados na noiva, por isso, desde o vestido, aos sapatos, aos acessórios, tudo tem de ser pensado ao pormenor. Desta forma, se ainda não escolheste o penteado de noiva segundo o teu cabelo é importante que o tenhas em conta para o resultado final.
Assim, a primeira coisa em que tens de pensar é o tipo de casamento que vais ter: é um casamento boho? Vai ser na praia? Ou é um casamento muito formal, num hotel? Todas estas informações vão ser decisivas para a escolha o penteado.
3.1. Tipo de casamento
Se a vossa ideia for ter um casamento estilo boho Chic, então o cabelo desconstruído, com pontas soltas, tranças largas e semi-apanhados com caracóis, são o penteado que procuras. Se és o tipo de noiva que adora o cabelo solto, então faz uma ondas volumosas e elegantes.
Já se escolheram um casamento mais formal, isso pode levar a que a ocasião peça um apanhado mais polido, sem pontas soltas e que deixem a tua cara como grande estrela do dia.
3.2. O vestido
Como vai ser o teu vestido e que penteado imaginas quando o vestes? Se escolheste um vestido sem costas, então aposta num penteado apanhado - baixo, para ser mais descontraído, ou alto, para dar um toque de bailarina - para que o corte do vestido fique em destaque. Vestidos de renda podem apelar a um estilo mais romântico e descontraído e, por isso, pedir umas ondas soltas e, se gostares, flores para decorar.
3.3. O teu cabelo
Quando andares à procura de inspiração para o penteado que sonhaste, é natural que encontres vários estilos de que gostas, mas nem todos se vão adequar ao teu cabelo. Para começar, tens de ter em conta o comprimento do mesmo - embora, caso queiras um penteado de cabelo solto e comprido e tenhas o cabelo curto, podes, com antecedência, deixar crescer, ou usar extensões - e o género de cabelo que tens, se é ondulado, liso, fino ou denso. Conheceres o teu cabelo vai ser o primeiro passo para o sucesso!
3.4. Altura do ano
À partida, em dias mais quentes, saberá melhor ter o cabelo apanhado para que não te faça calor nas costas e no pescoço. No entanto, esta é uma decisão muito pessoal e se sempre te imaginaste com um penteado semi-apanhado ou solto no teu dia, então é assim que deves usá-lo. O inverno e o outono trazem mais liberdade quando ao penteado já que não há nenhuma condicionante em usá-lo solto, semi-apanhado ou apanhado.
3.5. Cuida do teu cabelo
Um dos passos mais importantes para que o teu cabelo esteja impecável e exactamente como imaginaste é cuidar bem dele. Algum tempo antes do grande dia, corta as pontas, faz tratamentos de hidratação e não abuses do calor, como secador ou pranchas, para que esteja brilhante, bonito e saudável. Desta forma, caso queiras levar o cabelo solto, ele vai estar em todo o seu esplendor.
Tudo para a beleza da noiva, aqui!
4. Penteados para casamentos na primavera, verão, outono e inverno
Cada estação do ano tem as suas particularidades e se no verão pode ser interessante manter o pescoço livre e fresco, no inverno franjas e cabelos soltos são muito bem-vindos. Se tens um casamento para breve e procuras inspiração para uma determinada estação do ano, segue os nossos conselhos.
4.1 Primavera
A primavera é a altura mais romântica do ano e a época associada aos casamentos. Por isso mesmo, é uma altura que pode pedir penteados mais românticos como tranças, ondas suaves e apanhados com cabelos soltos. Um dos elementos principais nos penteados primaveris - tanto de noivas, como de convidadas - são os acessórios e falamos, claro, das flores.
4.2. Verão
Coques - baixos ou altos e com ou sem tranças - bem como tranças, e rabos de cavalo, são penteados muito apropriados para casamentos de verão. Tudo o que deixe a pele mais livre para ser mais agradável lidar com o calor, será muito bem vindo.
De resto, basta escolher um estilo que se adeque ao que tinhas imaginado. Visuais mais românticos podem abusar de tranças e ondas e para noivas que procuram um estilo mais cuidado, então coques baixos, ou riscos ao lado bem marcados.
4.3. Outono
Os semi-apanhados são os grandes escolhidos para casamentos de outono, estando apenas a par de tranças volumosas e desconstruídas. As ondas continuam a marcar a tendência para 2023, dando volume e movimento ao cabelo. No entanto, cabelos lisos e soltos, mas com volume também ganham destaque este outono.
4.4. Inverno
Os casamentos no inverno são cada vez mais comuns e desde decorações natalícias, ao uso de verduras na decoração, tudo vale para criar um ambiente romântico e intimista. Rabos de cavalo altos, com muito volume e umas mechas de cabelo soltas à frente ou coques baixos, com os cabelos soltos à frente são penteados perfeitos para combinar com um vestido minimalista e elegante.
Acessórios em tons quentes, como vermelho, castanho, ou cor de tijolo podem ser boas opções para decorar o cabelo.
5. Penteados para cabelos curtos, médios e compridos
Diferentes cabelos têm diferentes necessidades e estilos que os favorecem. Por isso, dependendo do tipo de cabelo que têm, podem escolher penteados diferentes. Além disso, os comprimentos distintos oferecem diferentes possibilidades que vamos, em seguida, explorar.
5.1. Penteados para cabelos curtos
Embora se pense que os cabelos curtos têm menos opções, isso não é exactamente verdade. Para além de poderem usar e abusar de acessórios como ganchos, bandoletes, flores e travessões. Volume, ondas e até alguns jeitos - nos casos dos cabelos mesmo curtos - são toques de glamour que podem ser acrescentados para dar um visual mais diferenciado do dia a dia e tornar o momento do sim verdadeiramente especial.
5.2. Penteados para cabelos médios
Os cabelos médios já oferecem algumas possibilidades em termos de apanhados. Desta forma, desde apanhados baixos com acessórios, semi-apanhados com tranças, chignons desconstruídos, tudo são boas opções para cabelos médios.
Para noivas que preferem o cabelo solto, então, uma opção maravilhosa para este comprimento, são umas volumosas ondas complementadas com um risco ao lado dramático. É, sem dúvida, um visual cheio de estilo que combina na perfeição com vestidos de renda e tule.
5.3. Penteados para cabelos compridos
No que toca a cabelos compridos, basicamente, o que está em causa é o estilo que se pretende e o tipo de vestido ou macacão que se vai usar. Como ja referimos, vestidos que tenham as costas abertas beneficiam de um penteado apanhado que realce esse corte.
No entanto, casamento ao estilo boho pedem cabelos soltos e com ondas românticas. Vestidos minimalistas combinam muito bem com cabelos soltos e lisos, presos atrás das orelhas.
- Vai interessar-te: 25 penteados irresistíveis para uma noiva moderna com cabelo comprido
6. Penteados soltos, semi-apanhados e apanhados
O estilo de penteado vai depender de inúmeros factores - como temos visto ao longo deste artigo - como o estilo da roupa que vão usar, o tipo de casamento e, até a época do ano. No entanto, os penteados para casamentos podem dividir-se em três grandes grupos: os penteados soltos, os penteados semi-apanhados e os penteados apanhados. Certamente que, dentro destes, encontrarás o penteado perfeito para o teu próximo casamento.
6.1. Penteados soltos
Os cabelos soltos têm ganho muito protagonismo nos últimos anos. Se antes, todas as noivas e convidadas de casamento escolhiam penteados apanhados que tornassem o seu look diferente do visual diário, hoje em dia já são muitas as convidadas e noivas que optam por cabelos soltos. Neste campo, podemos falar de três tipos: cabelos lisos e cabelos ondulados e cabelos encaracolados.
6.1.1. Cabelos lisos
Têm sido os queridinhos do momento e das noivas minimalistas. Com mais volume, num blow dry mais dramático, ou completamente lisos e sem volume, são os preferidos para noivas que com vestidos lisos e cujo casamento tenha tons neutros ou, até, seja completamente em tons de branco.
6.1.2. Cabelos ondulados
Sejam ondas mais largas, ou mais pequenas para um efeito mais encaracolado, este é um dos penteados preferidos de noivas descontraídas e com casamentos estilo boho e rústico. É um penteado que fica bem em todos os comprimentos e tons de cabelo e, talvez por isso, se tenha popularizado tanto nos últimos anos. Para um visual mais elegante e diferenciado, porque não optar por um risco ao lado marcado por um travessão?
6.1.3. Cabelos encaracolados
Muitas noivas com cabelos encaracolados optam por levá-lo no solto no seu grande dia e, visto que é um cabelo vistoso, então deve ser o centro do visual e estar em toda a sua glória. Desta forma, o principal foco nos cabelos encaracolados devem ser que este esteja bem cuidado e os caracóis bem definidos e com volume.
6.2. Penteados semi-apanhados
Os penteados semi-apanhados trazem também muitas opções e são o compromisso perfeito entre o cabelo solto e o cabelo apanhado. Um dos grandes benefícios deste penteando é poder ter acessórios que combinem com o estilo do casamento.
Sejam flores, travessões, ganchos ou laçarotes, o que importa é que esteja de acordo com o que imaginaram. De resto, funciona muito bem em vários comprimentos e tanto liso, como ondulado.
6.3. Penteados apanhados
Há praticamente possibilidades infinitas no que toca a penteados apanhados. Desde penteados mais descontraídos, a penteados mais sofisticados. Assim, deixamo-vos os penteados apanhados mais comuns para casamentos.
6.3.1. Tranças
As tranças são um penteado romântico, elegante e intemporal pelo qual muitas noivas optam. Especialmente indicado para casamentos na praia, ou casamentos rústicos ou boho, fica perfeita tanto no seu estilo normal, como em fishtail e é um penteado óptimo para serem adicionados acessórios, como brilhantes, pérolas ou flores.
6.3.2. Chignon
O chignon, também conhecido como coque baixo, tem, em si diversas variantes, podendo ser mais polido - sem mechas de cabelo soltas - ou mais desconstruído e ter várias mechas de cabelo solto, sendo uma opção mais descontraída. Este versátil penteado - muito adequado tanto para noivas, como convidadas - pode também ser feito com um entrançado.
6.3.3 Coque alto
Este penteado é ideal para noivas e convidadas que procuram um penteado que mantenha o seu rosto em destaque. É um penteado elegante - associado a bailarinas - e que também pode ser usado com mais ou menos volume, adicionando, por exemplo, um pequeno “donut” de espuma para dar mais volume e destaque ao penteado.
7. Penteados para cada tipo de rosto
Cada tipo de rosto tem as suas características e, para atingir o máximo potencial para o teu penteado, é essencial que conheças bem o formato do teu rosto de forma a poderes valorizá-lo. Oval, quadrado ou redondo são os principais formatos de rosto que existem. Olha-te ao espelho para tentar perceber qual é o teu e não errares no penteado.
7.1. Rosto oval
É considerado o tipo de rosto mais versátil e, por isso, há imensas possibilidades. No entanto, há penteados que favorecem mais, como um rabo de cavalo alto, coques altos, já que é um tipo de cara que cujos melhores penteados são os que mantêm os cabelos afastados da cara. Penteados com franjas ou muito rectos devem ser evitados.
7.2. Rosto quadrado
A principal característica deste tipo de rostos é terem aproximadamente a mesma largura na zona do queixo, maçãs do rosto e testa. Por isso, usar ondas com um corte escadeado pode ser uma boa opção para este tipo de rosto. Se preferes um apanhado, então garante que deixas algumas madeixas soltas que suavizem as linhas mais acentuadas do queixo.
7.3. Rosto redondo
Para que o rosto redondo fique mais equilibrado, é preciso criar alguns ângulos e, para isso, riscos ao lado dramáticos, apanhados ou rabos de cavalos altos podem ajudar a criar a ideia de uma rosto mais alongado e, por isso, mais harmonioso. Para não criar um efeito ainda mais redondo, os caracóis devem ser domados num apanhado que favoreça mais.
8. Tipos de casamento: do formal ao descontraído
Como já vimos, diferentes tipos de casamentos pedem diferentes penteados. Assim - e embora seja natural fazeres esta associação de forma espontânea - deves adaptar o teu look ao tipo de casamento a que vais. Ou seja, caso vás a um casamento informal, então, podes levar o cabelo solto, sem um penteado muito definido, ou, por exemplo, levar uma trança desconstruída.
Para casamentos mais formais podes optar por apanhados mais sofisticados, sem mechas de cabelos soltas, que confiram ao teu visual um toque mais elegante.
9. Uso de extensões
O uso de extensões pode dever-se a vários factores: quereres ter um cabelo mais comprido - seja para o levares solto ou para fazeres um apanhado - ou quereres dar mais densidade e volume ao cabelo. Podes escolher extensões humanas ou sintéticas e tanto podem ser permanentes como temporárias. Seja que tipo de extensões forem, deves informar-te com profissionais da área que vão ajudar-te a fazer a melhor escolha para o dia do casamento e deixar-te no teu melhor!
10. Dicas e cuidados essenciais
Antes do dia do casamento há alguns cuidados que devem ser tidos em conta para que os fios de cabelo estejam no seu melhor e, então, qualquer penteado que escolhas, fique perfeito. Há também outras dicas que podem ser muito úteis. Vem descobrir!
10.1. Preservar a saúde do cabelo
A principal dica - tanto para noivas como convidadas - é manter o cabelo saudável até ao grande dia. Fazer hidratações e tratamentos que garantam a saúde do cabelo é essencial para ele esteja deslumbrante no dia em que partilham - ou vêem os vossos amigos partilhar - alianças de casamento.
10.2. Não inovar pouco tempo antes.
Outra dica importante é manter a cor, ou não fazer alterações radicais, poucos dias antes da boda, para que possa reverter o processo caso não se sintam bem com essa mudança. O mesmo pode dizer-se de cortes de cabelo mais arrojados. Embora seja importante cortar as pontas, fazer um corte drástico pouco tempo antes pode não ser boa ideia.
10.3. Encontrar a pessoa certa
Procurem uma boa profissional para vos deixar maravilhosa para este dia e façam provas para que o penteado não seja uma surpresa. Ter ao teu lado uma pessoa que percebe exactamente a tua visão pode ser essencial para um visual de sucesso e para teres fotografias incríveis!
10.4. Fazer provas com o vestido e o penteado
Tanto para noivas como para convidadas, é importante pensar no look geral. Assim, uma boa dica é experimentares todo o visual ao mesmo tempo. Vestido, sapatos, maquilhagem e penteado. Desta forma, vais poder ver - mesmo que não seja exactamente como será no dia - como é o resultado geral e alterar pequenas coisas que aches que pode ser melhoradas.
Com toda esta informação sobre penteados para casamento, fica muito mais fácil escolher o teu visual para a tua próxima boda. Não te esqueças de pensar no look como um todo e prepara-te para deslumbrar!