Daniel Lobo Photography
Daniel Lobo Photography

Escolher os convites de casamento, a decoração do salão e o vestido de noiva tem muito que se lhe diga... mas o look dos pais não lhes fica nada atrás! Para dar uma ajudinha neste campo, hoje reunimos 5 dicas essenciais para o pai da noiva. Do corte à cor, são muitos os pormenores a considerar na hora de escolher o fato perfeito, pelo que vale a considerar todos estes pontos. Preparado para exibir um visual elegante e estiloso no dia da troca das alianças de casamento? Então vamos lá!

1. Considerar a formalidade do casamento

Nunca os casamentos foram tão variados como hoje em dia. Dos rústicos, que pedem vestidos de noiva simples e decorações eco-friendly, aos mais requintados e até temáticos, são muitos os estilos que se podem admirar. Posto isto, na hora de escolher um fato ou vestido, é importantíssimo considerar a temática e nível de formalidade do evento. Um casamento celebrado no verão, num restaurante descontraído à beira-mar, pede fatos leves e de cores claras, assim como camisas brancas e sapatos loafer ou mocassim. Por sua vez, um casamento mais requintado, celebrado num hotel ou numa quinta luxuosa, pede um smoking ou até um fraque, com cores sóbrios e acessórios elegantes. 

Sempiterne Fotografia
Sempiterne Fotografia

2. Conhecer o esquema de cores

Dos convites de casamento originais à decoração do topo do bolo de casamento, é provável que exista um esquema de cores definido. Por isso, se a coerência visual for um fator determinante, o fato do pai da noiva também deve ser escolhido em conformidade com a mesma. Mas atenção: isto não significa que ele tenha de optar por um traje verde ou amarelo só porque o casamento está decorado nestas tonalidades; significa sim que será agradável incluir um acessório - gravata, chapéu ou boutonnière - que jogue com essas cores. 

3. Um pouco de personalidade... mas sem exageros!

O estilo próprio deve ser celebrado e demarcado, mas atenção... isso não significa que se possa usar uma camisa havaiana num casamento formal! Adicionar um toque de estilo é sempre divertido, mas é fundamental que isso não ponha em causa o estilo e formalidade do evento. Umas meias divertidas, um chapéu fedora, uns suspensórios coloridos ou uma gravata com um padrão especial... o ideal é apostar nos acessórios!

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

4. Ter tempo para fazer as compras e alterações

O look do pai da noiva deve ser estudado ao pormenor, pelo que nunca é recomendável deixá-lo para a última hora! Tal como acontece com os vestidos de gala compridos, o ideal é comprar o fato e os acessórios 1 ou 2 meses antes do grande evento. Assim, não só haverá tempo suficiente para sondar várias lojas e marcas, como ainda haverá alguma margem para fazer alterações na peça escolhida. Se a ideia for mandar fazer um fato à medida, é preciso ter em conta que o processo pode demorar até 4 meses. 

5. Em caso de dúvida, pedir ajuda

Nem todos os pais têm talento ou paciência para averiguar as últimas tendências em moda nupcial e acessórios. Na verdade, maioria nem conhece os cortes de fatos mais populares. Deste modo, pedir ajuda neste campo é absolutamente válido e até recomendável. Seja à própria noiva, que conhece o estilo do casamento melhor que ninguém, ou a um alfaiate de confiança, pedir auxílio para encontrar o look perfeito é uma decisão bastante sensata.

OnRock Photography
OnRock Photography

Como é deduzível, estas dicas também se podem aplicar à escolha do vestido de cerimónia da mãe da noiva e do seu penteado apanhado. Em suma, o importante é estar em concordância com a temática do casamento, sem menosprezar o estilo pessoal e o conforto. Caso estejam à procura de inspiração, no nosso catálogo de fatos poderão encontrar centenas de opções, com os mais diversos preços. Acreditem: o fato ideal para o pai da noiva pode estar a um simples click de distância!