EF - Fotografia

Foste convidada para um casamento de dia? Já viste todas as opções de vestidos de cerimónia para a ocasião, de acordo com o teu estilo e personalidade e não chegas a nenhuma conclusão? Achas que alguns penteados de noiva se poderiam adaptar ao teu look de convidada, mas ainda tens dúvidas? E no meio disto tudo, ainda tens queajudar a tua melhor amiga a encontrar o seu vestido de noiva perfeito? Calma! Tudo se resolve e irás encontrar o look ideal para triunfares como convidada nesse casamento tão especial e importante para ti. Se não conheces totalmente o protocolo e queres estar à altura do acontecimento, contamos-te tudo o que precisas saber antes de definires o teu outfit!

A Sapata Não Encaixa

O vestido

Como em qualquer casamento, o branco está reservado para a noiva. Nos dias de hoje, um vestido de noiva simples e branco tem tanta ou mais força que um modelo clássico, assim que, seja em que situação for, evita o branco e os tons claros num outfit de convidada. Igualmente, o negro também deve ser evitado, ainda que possa ser usado em casamentos de noite. Se tens preferência por tons mais escuros, escolhe um vestido curto em azul marinho ou verde esmeralda, evitando as cores flúor ou o brilho excessivo.

Durante o dia, permitem-se os vestidos midi ou curtos, deixando os vestidos de gala compridos para os casamentos celebrados ao fim da tarde, ainda que não seja regraabsoluta usar apenas modelos mais curtos em casamento de dia. Podes averiguar qualé o estilo de casamento a que assistirás. No entanto, se optares por um vestido comprido, escolhe algo fluído e mais leve, que te dê um toque elegante, sem parecerdemasiado formal.

As joias

Mesmo que optes por um vestido de cerimónia curto e simples, a joias não devem ser demasiado vistosas. A discrição será a tua grande aliada no momento em que escolhas todos os acessórios. Aposta por algo simples e deixa de lado a ostentação. Podes incluir uma joia que marque a diferença, sem que, no entanto, capte todas as atenções. As joias servem para completar o teu look, não para serem as principais protagonistas do conjunto.

Rita Santana Photography

Os sapatos

Tenta optar por uns sapatos ou sandálias de tacão. No entanto, se o casamento se celebra no campo ou na praia, muito provavelmente o noivo adote um estilo descontraído e a noiva use um vestido de noiva com renda, em estilo boho chic. Nesse caso, podes escolher usar uns flats ou umas sandálias rasas. Deves encontrar o equilíbrio: um calçado que se adapte à ocasião, e com que possas aguentar comodamente todo o dia.

Os acessórios

Menos é mais! Por norma, os sapatos e o bolso já são suficientes e não carregam demasiado o conjunto, mas se queres dar-lhe um toque mais elegante, opta por um chapéu, diadema ou adorno que combine com o teu vestido. Lembra-te: nos casamentos de dia, os chapéus, as coroas de flores ou qualquer elemento que sirva para que te protejas do sol são bem-vindos.

Roland Sousa Fotografia

A carteira

Uma clutch é um dos acessórios chave num look elegante de convidada de dia. Pode ser de formatos distintos, mais pequena ou com uma alça que te permita usar ao ombro quando estiveres cansada, forrada da cor do vestido no caso dos casamentos mais formais, etc. Num casamento de dia, podes optar pelos dois estilos: clutch de mão ou pequena carteira de ombro.

O look beauty: a maquilhagem e o penteado

Faz da naturalidade a chave do teu look. Se queres um estilo mais formal, podes optar por um penteado apanhado, que destaque o teu rosto e te dê esse plus de elegância. Já os cabelos soltos ou ondulados, trazem mais naturalidade e descontração a todo o conjunto. Para a maquilhagem, opta por algo suave, realçando apenas os olhos o ou lábios, dependendo do que queiras destacar. Não abuses do blush, pestanas ou sombra de olhos.

Feel Creations - Photo & Film

No fundo, tudo se trata de escolheres o look com o qual te sintas confortável e segura. E se ainda tens que ajudar a tua amiga que se casa com ideias para os convites de casamento ou dar alguma dica ao seu noivo para o anel de noivado porque a conheces melhor que ninguém, certamente saberás escolher o look perfeito para o casamento do ano.