Ir para o conteúdo principal
Casamentos

O que necessito para me casar na Igreja?

Se desejas celebrar um casamento católico, vai à tua paróquia e consulta os requisitos que deves cumprir e que documentação deves apresentar. Existem alguns documentos básicos que não podem faltar, mas cada igreja tem as suas normas. Saiba mais.

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores organizadores de casamentos 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si

Lidesvideo - Photography & Films

Depois do pedido de casamento, começam os preparativos! A magia de escolher o vestido de noiva é única, mas pelo caminho não podem faltar alguns processos necessários. Afinal, e se decidiram casar pela igreja, que documentação é necessária? De acordo com a lei eclesiástica, o padre é a única pessoa competente para decidir quais os documentos que devem fornecer os casais antes de celebrar o seu casamento religioso, mas, em geral, em quase todas as dioceses, os requisitos são os mesmos. Informem-se junto da vossa paróquia e tenham preparada toda a documentação que vos deixamos aqui. 

Paulo Roque Wedding Photography

Casamento pela igreja: primeiro passo

Normalmente, o casal solicita uma reunião com o padre uns seis meses antes do casamento, desde que ambos pertençam à mesma diocese. Mas, se um dos dois vem de outro local, é aconselhável acudir com mais antecedência. Por que não fazer um ano antes, por exemplo? Isto porque os documentos que compõem a chamada certidão de casamento, devem ter menos de seis meses a partir da data de emissão até o dia do casamento. Caso contrário, teriam que começar novamente toda a papelada, já que, sem concluir o expediente matrimonial, um casal não pode se casar na Igreja.

O Estado reconhece o casamento canónico como legal, de maneira que não é necessário ir ao Registo Civil ou ao tribunal. O padre é responsável pela realização de todos os procedimentos administrativos, de modo que quando saiam da igreja, já serão oficialmente casados.

 

Júlio Paladino Fotografia

Documentação necessária

Num casamento celebrado pela igreja, esta é a documentação que devem ter preparada: 

  • Fotocópia do bilhete de identidade, passaporte ou certificado de residência de cada um dos parceiros. 
  • Certidão de batismo dos dois. Podem solicitá-las na freguesia onde foram batizados.
  • Certidão de nascimento literal de cada casal. Para obtê-lo devem ir ao Registo Civil da localidade em que nasceram.
  • Certificado de fé e estado. Também é solicitado no Registo Civil.
  • Fotocópia da folha do livro de família onde o vosso nome está inscrito.
  • Além disso, o casal deve ir à igreja acompanhado de duas testemunhas adultas que devem conhecer os noivos há algum tempo, sem ser parentes de qualquer uma das partes. Qual é o objetivo? Para responder às perguntas do padre, que garante que o casal não é casado e que se vai se casar livremente. É importante realizar este passo, já que é parte da documentação necessária para formalizar a certidão de casamento. A tua melhor amiga, que te ajudou a escolher todos os detalhes - dos convites de casamento a pequenos detalhes da decoração - talvez seja a pessoa ideal!
  • Algumas paróquias também podem exigir outros documentos, como o certificado ou prova de terem frequentado um curso pré-matrimonial.

Fotolis - Fotografia e Video

Casos especiais

No caso uma das partes ser viúva, também deve fornecer a seguinte documentação:

  • Certidão de casamento da igreja onde apareça o casamento com o cônjuge falecido.
  • Certidão de óbito do cônjuge.

Se estão casados apenas pelo civil e agora querem celebrar o casamento religioso:

  • Certidão de casamento civil e uma fotocópia do mesmo onde consta o no lugar onde se casaram.

E se vais casar pela igreja com uma pessoa diferente do que anteriormente casados por civil:

  • Certificado do casamento civil legalizado.
  • Certificado do divórcio do casamento civil anterior.

Para outras situações, consultar com o responsável de vossa paróquia. E não se esqueçam que o dia do casamento, o padre irá dar-vos um certificado de casamento que terão que apresentar no Registo Civil da cidade onde se casaram. Aí ser-vos-á entregue o respetivo livro de família. 

Uma vez reunida toda a documentação, só vos resta aproveitar o vosso dia ao máximo. Desde a preparação à chegada à igreja e à cerimónia, emoção não vai faltar! Aproveitem cada momento da cerimónia, e cada momento do vosso dia. Será único, especial e irrepetível! 

 

Vamos ajudá-lo a encontrar os melhores organizadores de casamentos 🗒
Peça informação e preços de Organizadores a empresas próximas de si