LPhotografy

Logo que te viste com o anel de noivado deves ter começado a imaginar a tua entrada na igreja. Desde sonhar com o vestido de noiva até conceber a decoração do espaço, tudo tem de ser perfeito neste dia tão especial. Os convidados felizes, as tuas amigas com vestidos de cerimónia fantásticos… Enfim, uma celebração cheia de alegria e felicidade. Para que tudo aconteça de uma forma fluída e natural convém conhecer de antemão algumas regras de protocolo. É delas que vamos falar neste artigo.

A tradição é o que era?

Nem todos os casais fazem questão de seguir o protocolo e podem ter outro tipo de regras (ou regra nenhuma), mas, a verdade é que acompanhar os convidados e manter um certo ritmo na cerimónia pode revelar-se muito útil para evitar atropelos. Se quiserem ter algum ritual especial na entrada na igreja, convém que o refiram ao fazer os convites de casamento pois, deste modo, os vossos convidados seguem essas instruções. Caso contrário, o mais natural é que sigam o protocolo que está estipulado tradicionalmente. Querem dar uma ajuda extra aos presentes para se poderem organizar? Peçam ao vosso wedding planner ou a alguém da família que os encaminhe para os lugares mais adequados.

Kirill Pervukhin

Protocolo de entrada

A forma mais comum de dispor os convidados na igreja é a seguinte: voltados para o altar, os convidados da noiva ficam do lado esquerdo e os do noivo do lado direito. Estes são, respetivamente, os lugares que os noivos vão assumir no altar durante a cerimónia. Consoante a dimensão da família, os três primeiros bancos ou filas de cadeiras costumam estar reservados à família e aos familiares mais próximos.

É aconselhável considerar que os fatos de festa e os vestidos de gala compridos costumam ser bastante volumosos e, por isso, os convidados podem necessitar de um pouco mais de espaço para estarem à vontade. Quer as testemunhas do casamento, quer pessoas que vão ter um papel durante a cerimónia, tal como ler uma leitura ou entoar um cântico devem sentar-se próximo do altar para não terem de fazer uma grande caminhada durante a celebração.

Filipe Santos Fotografia

A entrada propriamente dita realiza-se do seguinte modo: Em primeiro lugar entram os convidados e sentam-se no lado da igreja que lhes corresponde. De seguida, entra o noivo com a sua mãe e fica no altar de pé à espera da noiva. Depois, entram as damas de honor, as madrinhas e os padrinhos. Se houver alguma nomeada para verificar que o vestido de noiva com renda está sempre impecável, deverá posicionar-se mais perto do sítio onde ficará a noiva.

Entram as crianças que preparam o caminho da noiva com pétalas e as que levam as alianças de casamento e, por fim, entra a tão esperada noiva pelo braço do seu pai (ou de quem tenha escolhido para a levar ao altar). A noiva vai do lado direito e o pai do lado esquerdo, sendo que segura o ramo com a mão direita. Deste modo, ao chegar ao altar, a noiva ficará naturalmente do lado esquerdo do noivo, que será a sua posição durante a cerimónia.

Protocolo de saída

Para a saída, a ordem é a mesma: no final de contas todos têm de esperar fora da igreja pelos noivos, para os cumprimentar e atirar arroz. Assim sairão primeiro os convidados, seguidos dos pais dos noivos e dos padrinhos, as damas de honor e as crianças e, por fim, os recém-casados.

Centrimagem

Vais seguir o protocolo de entrada e saída, bem como o da disposição dos convidados, no teu casamento? Para definires o teu visual de acordo com o tipo de festa que desejas, não deixes de ver as sugestões de vestidos de noiva que temos na página. E para que os teus convidados não esqueçam nunca este dia tão feliz, prepara-lhes umas lembrancinhas de casamento únicas e muito originais.