Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

Depois de receberes o teu anel de noivado, começam as dúvidas. Casar pelo civil ou pela igreja? Na cidade onde vivo atualmente, onde nasci ou noutra totalmente diferente? Ainda antes de enviarem os vossos convites de casamento ou de pensares no teu vestido de noiva, há dois pontos importantes e fundamentais a tratar: a data e o local da cerimónia e do copo-de-água, que normalmente devem sempre coincidir. Quanto ao primeiro ponto, e caso decidam casar pela igreja, devem pensar em qual querem casar. Imaginam casar numa das igrejas mais bonitas de Portugal? Os que têm a sorte de viver na cidade onde estão localizadas, agradecem. Os que vivem noutra região, também podem conseguir realizar esse sonho e ter um casamento inesquecível. Imponentes, inspiradoras e com uma arquitetura de cortar a respiração, escolhemos 10 das mais bonitas do nosso país. Inspirem-se!

1. Basílica da Estrela, Lisboa    

Em pleno Jardim da Estrela, ergue-se a imponente e maravilhosa Basílica da Estrela, composta por uma igreja que alberga muitos dos casamentos que se realizam na capital e um antigo convento de freiras carmelitas. Identifica-se pela grande cúpula e é uma versão simplificada do Convento de Mafra. Neste cenário romântico e imponente – onde qualquer vestido de noiva simples ganha especial destaque – não há dúvidas de que a Basílica da Estrela é um dos locais religiosos mais bonitos para viverem uma cerimónia de sonho.

2. Igreja do Convento da Madre de Deus, Lisboa  

Na zona oriental de Lisboa, em Xabregas, situa-se o Convento da Madre de Deus. Foi mandado construir pela Rainha D. Leonor em 1509, albergando hoje o interessante Museu Nacional do Azulejo. A construção inicial data o século XVI, sendo depois destruída pelo terramoto de 1755. Com um maravilhoso Portal Manuelino com os brasões do Rei D. João II e D. Leonor, encontra-se revista por azulejos barrocos azuis. O Convento alberga ainda a Capela Árabe, que fascina pelo incrível teto mudéjar, representando um local ideal para uma cerimónia única e realmente emocionante.

3. Igreja de Santo Ildefonso, Porto  

Do norte chega-nos uma das igrejas mais emblemáticas e conhecidas do país: a Igreja de Santo Ildefonso. Fica na Praça da Batalha, em pleno centro da cidade do Porto e foi construída a partir de 1730 e concluída em 1739. A fachada é composta por duas torres sineiras rematadas em cada face por esferas e frontões de fantasia. No interior é possível apreciar os azulejos de Jorge Colaço com cenas da vida de Santo Ildefonso. A nave é poligonal em estilo protobarroco e os altares laterais são obras neoclássicas e os colaterais são de estilo rococó. O destaque vai para o impressionante órgão de tubos de 1811, que poderá proporcionar um momento único quando entres na igreja vestida de noiva e com um perfeito penteado apanhado, coberto por um véu imaculado.

4. Capela da Lapa, Vieira do Minho  

Por fora, a Capela da Lapa, em Veira do Minho, parece saída de um conto de fadas. A capela da Senhora da Lapa é um pequeno templo que corresponde a uma cavidade sob rochas, formando uma fachada de desenho arquitetónico simples, onde se distinguem os vãos emoldurados das janelas e da porta. Quem quer casar no campo, mas sem prescindir de uma cerimónia religiosa, pode encontrar aqui tudo o que necessita para um cenário de sonho. Para o teu look de noiva, aposta por um penteado de noiva de cabelo solto e aproveita o entorno para viver um dia como sempre sonharam.

5. Igreja de São Domingos, Lisboa  

Lisboa e a sua arquitetura religiosa! Na capital do país, é possível fazer uma viagem histórica pelas igrejas da idade média até aos dias de hoje. Muitas delas, foram reconstruídas depois dos terramotos de 1531 e 1755, mas não foi por isso que perderam o seu encanto. Prova disso, é a Igreja de São Domingos, em pleno Rossio. Pode passar despercebida por estar numa das correntezas de fachadas da Rua Dom Antão de Almada, mas o seu interior deixa qualquer um de boca aberta. Além da sua beleza e imponência, tem a particularidade de que o interior nunca foi restaurado. Sem dúvida, uma das mais bonitas e dignas de uma entrada inesquecível, onde todos poderão apreciar a beleza de um vestido de noiva com renda ou de um véu catedral.

6. Capela de São Miguel, Coimbra  

Da eterna e romântica cidade universitária por excelência, chega-nos a icónica Capela de São Miguel, inserida na Faculdade de Direito de Coimbra, em plena Cabra. Remonta ao século XVI, num estilo Manuelino inconfundível. Com algumas transformações ao longo dos séculos, o revestimento em azulejos da nave tipo “tapete” e a pintura do teto prendem a atenção de qualquer um. Os noivos que estudaram em Coimbra conhecem bem o seu significado, pelo que esta capela, além de ser uma das mais bonitas e históricas do país, também pode ser o cenário perfeito para uma cerimónia muito especial.

7. Basílica do Convento de Mafra, Mafra  

Ao mais puro estilo barroco, pode ser um verdadeiro sonho trocar os vossos anéis de compromisso na Basílica do Convento de Mafra. A capela-mor, conta com uma tela de Francesco Trevisani  e representa A Virgem, o Menino e Santo António, a quem a Basílica é dedicada. Nos retábulos das duas capelas no cruzeiro, encontram ainda a Sagrada Família (a sul) e o Santíssimo Sacramento (a norte). Pela sua imponência e importância, casar aqui pode ser muito inspirador e único, já que esta Basílica está repleta de significado e é uma das – senão a mais – bonitas de Portugal.

8. Capela do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia  

Reza a lenda de que a Capela do Senhor da Pedra foi construída por alguém que sobreviveu a um naufrágio e foi salvo por uma onde que o carregou até estes penedos e o colocou em terra. A capela foi erguida, assim, como pagamento de uma promessa e deu origem a um dos recantos mais românticos do país. Em plena praia de Miramar, esta capela está em pleno mar, suportada por vários rochedos. Não há dúvida de que este é um lugar mágico para os que amam os casamentos na praia e sonham juntar este estilo com uma cerimónia religiosa. Se casam no verão, opta por um vestido de noiva simples, que facilite os movimentos para que possam caminhar pela praia logo depois da cerimónia. As fotos ficarão incríveis!

9. Igreja Paroquial de Válega, Ovar  

É impossível ficar indiferente à Igreja da Válega, em Ovar. Uma verdadeira obra-prima de arte do azulejo e uma das mais impressionantes igrejas do nosso país. Se decidirem trocar as vossas alianças de casamento ao fim da tarde, nunca mais ninguém irá esquecer a sua fachada banhada pelos raios de sol, já que esta é virada para poente. Esta igreja é uma verdadeira obra de arte que, ao fim da tarde, se transforma numa verdadeiro templo dourado que brilha pelos seus fantásticos azulejos coloridos, numa explosão de cor surpreendente.

10. Igreja de São Roque, Lisboa 

Situada em pleno Bairro Alto, no Largo da Trindade Coelho também conhecido por Largo da Santa Casa, situa-se a lendária e imponente Igreja de São Roque. Em 1553 instalou-se nela a Companhia de Jesus, que edifica sobre a atual estrutura, mantendo a Capela de São Roque no Interior. Para os que decidem casar na capital, esta localização é perfeita, já que a Igreja de São Roque está em pleno centro da cidade. Os convidados poderão ainda apreciar as vistas da cidade no conhecido Miradouro de São Pedro de Alcântara, um espaço perfeito para que as vossas convidadas desfilem os seus vestidos de gala compridos antes ou depois da cerimónia.

De norte a sul, não faltam igrejas e capelas de sonho para uma cerimónia inesquecível. Além de decidirem o local onde subirão ao altar, lembrem-se que devem optar por um local para o copo-de-água relativamente próximo e de fácil acesso. Entre a escolha do penteado de noiva e de todo o teu look à decoração e a detalhes como as lembrancinhas de casamento ainda há muito a fazer até o grande dia chegar.