Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Textos de casamento para a primeira leitura de uma cerimónia religiosa

Numa cerimónia religiosa existem vários momentos em que se lê um texto de casamento religioso. Se vão casar pela igreja, inspirem-se nesta seleção de leituras. Românticas e inspiradoras, para viverem um momento único.

Hugo Joaquim Photography

Muitos casais sabem exatamente quais as leituras que desejam que sejam lidas na cerimónia do seu casamento. Alguns podem até incluir um excerto nos convites de casamento a enviar aos convidados, de modo a enquadrar a celebração e a torná-la especial em cada detalhe.

A escolha de um texto de casamento religioso tem muito que se lhe diga e requer um grande cuidado e atenção. As palavras devem ser as corretas e fazer todo o sentido nesse momento tão especial. Assim, da mesma maneira que escolhes um vestido de noiva com que te identificas, também deves fazer uma reflexão sobre as leituras que mais significado têm para vocês. Desde o momento em que se conheceram até ao dia em que, finalmente, se encontrarão no altar, há muito a dizer. Inspirem-se com estas leituras para uma cerimónia única e muito especial. 

1. Como escolher? 
2. Leituras sobre Família
3. Leituras sobre Amor 
4. Leituras sobre Casamento

Bruno Quadros Fotografia

1. Como escolher? 

Cabe aos noivos escolher as leituras da cerimónia do seu casamento. No meio da agitação de decidir outros pormenores - como o bolo de casamento ou até as flores a usar na decoração - muitas vezes o casal esquece-se deste elemento.Por isso, faz uma pausa na busca de ideias de decoração de casamento e dedica algum tempo à escolha das leituras. A verdade é que estas leituras vão abrir caminho para uma reflexão que irá terminar no momento em que trocarem as alianças de casamento no altar, como símbolo do compromisso que estão a tomar.

As leituras bíblicas podem incidir sobre diversas temáticas, pois falam, essencialmente, do que é a existência humana. Para a cerimónia, destacamos em três ramos principais: família, amor e casamento.

Rita Santana Photography

2. Leituras sobre família

Leitura do livro de Génesis 1:26-28; 31

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.Criou pois, Deus, o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.Então Deus abençoou-os e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”“E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.”Palavra de Deus

Leitura do livro de Genesis 2:18-24

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idónea.Da terra formou pois, o Senhor Deus, todos os animais do campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo o ser vivente, esse foi o seu nome.Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idónea.Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.”Palavra de Deus

Leitura do libro de Tobias 8: 4-8

“Então Tobias encorajou a jovem com estas palavras: Levanta-te Sara e roguemos a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã. Estaremos unidos a Deus durante essas três noites. Depois da terceira noite consumaremos a nossa união;Porque somos filhos dos santos (patriarcas), e não nos devemos casar com os pagãos que não conhecem a Deus.Levantaram-se pois, ambos e oraram juntos fervorosamente para que lhes fosse conservada a vida.Tobias disse: Senhor Deus de nossos pais, bendigam-vos os céus, a terra, o mar, as fontes e os rios, com todas as criaturas que neles existem.Vós fizestes Adão do limo da terra, e destes-lhes Eva por companheira.Ora, vós sabeis, ó Senhor, que não é para satisfazer a minha paixão que recebo a minha prima como esposa, mas unicamente com o desejo de suscitar uma posteridade, pela qual o vosso nome seja eternamente bendito.E Sara acrescentou: Tende piedade de nós, Senhor; tende piedade de nós, e fazei que cheguemos juntos a uma ditosa velhice!”Palavra de Deus

Leitura do livro do profeta Jeremias 29: 4-7

“Edificai casas e habitai-as; plantai jardins, e comei o seu fruto.Tomai mulheres e gerai filhos e filhas; também tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; assim multiplicai-vos ali, e não vos diminuais.E procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados cativos, e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz.”Palavra de Deus

Leitura do livro do profeta Jeremias 31: 31-34

“Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá,não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egipto, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniquidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.”Palavra de Deus

Light Story

3. Leituras sobre amor

Leitura do livro dos Provérbios 31:10-13; 19-20; 30

“Álefe. Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de joias preciosas. Bete. O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro. Guímel. Ela faz-lhe bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Dálete. Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos.”“Iode. Estende as mãos ao fuso, e as suas mãos pegam na roca.Cafe. Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos.”“Chine. Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”Palavra de Deus

Leitura do livro Cântico dos Cânticos 2: 8-17

“Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado; eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades.O meu amado fala e diz-me: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi;Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se na nossa terra.A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faz-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa.Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.Até que refresque o dia, e fujam as sombras, volta, amado meu; faz-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.”Palavra de Deus

Hugo Joaquim Photography

Leitura do livro de Rute 1: 16-17

“Respondeu porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.Onde quer que morras, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”Palavra de Deus 

Coríntios 13:4-7

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Colossenses 3:14-17

Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Light Story

4. Leituras sobre casamento

Leitura do livro Eclesiástico 26: 1-4; 16-21

“Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois se duplicará o número dos seus anos.A mulher forte faz a alegria do seu marido, e derramará paz nos seus anos de vida.É um bom quinhão uma mulher bondosa; no quinhão daqueles que temem a Deus, ela será dada a um homem pelas suas boas ações.Rico ou pobre, (o seu marido) tem o coração satisfeito, e o seu rosto reflete alegria em todo o tempo.”“A graça de uma mulher cuidadosa rejubila o seu marido e o seu bom comportamento revigora os ossos.É um dom de Deus uma mulher sensata e de silêncios, e nada se compara a uma mulher bem-educada.A mulher santa e honesta é uma graça inestimável; não há peso para pesar o valor de uma alma casta.Assim como o sol que se levanta nas alturas de Deus, assim é a beleza de uma mulher honrada, ornamento da sua casa.”Palavra de Deus”

Leitura do livro do profeta Jeremias 29: 4-7

“Edificai casas e habitai-as; plantai jardins, e comei o seu fruto.Tomai mulheres e gerai filhos e filhas; também tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; assim multiplicai-vos ali, e não vos diminuais.E procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados cativos, e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz.”Palavra de Deus

 Efésios 5:29-29

Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja.

Leitura do livro de Rute 1: 16-17

“Respondeu porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.Onde quer que morras, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”Palavra de Deus

Júlia Fernandes - Fotografia e Audiovisuais

Inspirados com estes textos de casamento religiosos? Já idealizaram cada momento da cerimónia? Se é assim podes começar a tratar do missal, que poderá ser semelhante ao convites de casamento e restante papelaria do casamento, de modo a manteres uma certa harmonia. Podes ainda ter cuidado para escolheres as mesmas combinações de cores ou materiais para a execução das lembranças de casamento.