Depois de receberes o teu anel de noivado, é normal começares não só a imaginar o teu vestido de noiva, mas também o momento em que sobes ao altar. Se escolheram casar pela igreja, sabem que a decoração da mesma deve sempre ser tradicional, ainda que possam dar-lhe um toque personalizado. Ainda assim, é preciso ter em conta vários aspetos, entre os quais as normas da própria paróquia ou se mais alguém casa no mesmo local no mesmo dia que vocês. Assim que tiverem definido o estilo do vosso casamento, podem não só pensar nos convites de casamento como tentar harmonizar os distintos ambientes do vosso dia. À procura de dicas para uma decoração de cerimónia mais tradicional? Das flores ao corredor, há coisas que não podem falhar! 

Tipos de arranjos de flores 

Dependendo do estilo do vosso casamento, há arranjos florais para todos os estilos. Antes de escolherem o vosso, é sempre importante saberem se têm ou podem partilhar a decoração com alguém que também casa nesse dia, ou se têm liberdade para escolherem o que quiserem. Depois, e tal como a restante decoração e ambiente do vosso dia, podem adaptar a decoração da igreja ao que vosso estilo. Se adoram penteados apanhados, vestidos princesa e querem viver um conto de fadas, talvez os arranjos de flores altos sejam a melhor opção. Os mais minimalistas podem optar por arranjos simples, de uma só flor e apenas no altar. Os que querem surpreender sem sair do estilo clássico, podem escolher ter pequenos arranjos no corredor, junto aos bancos, por exemplo. Tudo depende do vosso estilo e gosto pessoal. 

Decoração minimalista ou detalhista? 

Tal como podes optar sempre por um vestido de noiva simples ou por um mais elaborado, também a decoração da igreja pode ter vários estilos. Ambas obedecerão ao estilo tradicional e aos padrões impostos pela igreja, mas não é por isso que não poderão ter um toque personalizado e que vos defina. Se adoram a simplicidade e a intemporalidade, que tal optarem por uma decoração mais simples na igreja? Apenas um arranjo no altar, e alguma decoração - uma fita, um raminho - na cadeira dos noivos. Para os bancos, um pequeno apontamento, sempre na mesma cor e nas mesmas flores escolhidas para a restante decoração. Rosas brancas ou paniculata são sempre excelentes para uma decoração minimal. 

Se, por outro lado, preferirem apostar numa decoração repleta de detalhes, apostem na diferença. Incluam águas e um cesto com o arroz e pétalas à saída da cerimónia, distribuam missais de casamento pelos bancos, decorem os bancos com um apontamento e uma mensagem especial para os convidados, pensem em arranjos com um toque de cor para a entrada e para o altar, entre outras coisas. Quanto mais personalizada e surpreendente, melhor, mas claro que, antes de idealizarem o que quer que seja, devem sempre conversar com a paróquia para perceber se podem fazer a decoração idealizada ou não. 

Como decorar os bancos? 

Os bancos podem transformar completamente toda a decoração da cerimónia. Além dos missais, existem várias opções para terem uma decoração personalizada. Podem colocar um raminho em cada lugar, podem usar plaquinhas nas pontas com mensagens personalizadas e ainda usar fitinhas das cores do vosso casamento. É aqui que os convidados se sentarão e assistirão à troca das vossas alianças de casamento por isso, caprichem ao máximo neste detalhe que pode fazer toda a diferença. Colocarem águas personalizadas para o fim da cerimónia ou saquinhos de arroz também pode dar um toque especial à decoração. 

O caminho até ao altar

O corredor até ao altar também é um dos pontos principais da decoração. Por norma, usa-se sempre tradicional passadeira vermelha, ainda que há decida inovar neste detalhe. Imaginas usar o teu vestido de noiva com renda em que tipo de caminho até ao altar? Se quiserem algo diferente, conversem primeiro com a paróquia para ver se é viável. Em caso de ser, podem optar por uma passadeira branca - caso queiram um toque mais clean e minimalista - ou por colocarem verdura no caminho até ao altar. Há quem adore passadeiras personalizadas, com frases, ou ainda espalhar pétalas pelo caminho. 

Elementos chave numa decoração da igreja 

As velas ou os raminhos de flores podem dar um toque muito especial à decoração. A iluminar o caminho até ao altar, escolham ter velas - principalmente se casam durante o inverno. O ambiente será mágico e todos poderão apreciar o teu penteado com tranças mais ao detalhe. Além disso, as velas darão sempre esse toque único e intimista a qualquer cerimónia, algo que muitos procuram ter no seu dia. Sem dúvida, uma aposta que deves sempre ter em conta quando pensarem na vossa decoração nupcial. 

Inspirados com estas ideias? Já sabem o que vão fazer relativamente à decoração da igreja? Lembrem-se de que a mesma deve bater com os restantes detalhes - mesmo que seja em pequenos apontamentos - tais como o bolo de casamento ou até as lembrancinhas de casamento que irão oferecer aos vossos convidados. Que nada falhe no vosso grande dia!