Atelier da Lucia

O convite de casamento é um elemento muito importante para os noivos e que marca o início de toda esta aventura. À semelhança das lembrancinhas de casamento, ele tende a ser um pouco esquecido e deixado para o fim na vossa lista de prioridades na hora de organizar a festa. Mas não te esqueças, é com o convite que vão marcar a primeira impressão nos convidados, muito antes de todas as outras tradições de casamento e da primeira vista do teu vestido de noiva! Por isso se queres ser original e demonstrar que tu e o teu noivo têm criatividade, que tal começar por aqui? Desde os noivos com um estilo mais vintage, aos mais arrojados, vamos dar-te muitas ideias de convites de casamento originais! Inspira-te com todas as nossas dicas.

1. O mapa do amor

Pérola, Papel, Tesoura

Para os noivos que estão sempre a planear a próxima viagem e gostam de passear tanto quanto gostam um do outro. Podem fazer um convite que se abra como um mapa, afixar todos os locais para onde já viajaram, uma wishlist de destinos para recém casados ou o local onde trocaram anéis de compromisso... as opções são infinitas!

2. Um convite em 3D

Airflower Design

Os mais criativos podem criar um convite em 3D. Podes escolher elementos que ganhem forma assim que se abra o convite ou, se quiseres inovar ainda mais, escolham texto em 3D, onde os convidados têm de colocar óculos especiais para conseguir ler!

3. Noivos rústicos

Paprika

E quem disse que os noivos com um estilo mais rústico não podem ser originais? Aqui trata-se de inovar em elementos chave do convite, como por exemplo a uma fita, o tipo de letra, as cores, um envelope diferente ou uma caixa que os convidados tenham de abrir!

Materiais como a madeira ou o ferro são um must neste tipo de convites. E não se esqueçam, anotem já ideias para lembrancinhas de casamento que complementem todo o estilo do convite!

4. Contagem decrescente

Love Stories by Urbanink

Talvez tão único quanto optar por um vestido de noiva preto, uma das ideias mais originais e emocionantes nesta lista é criar um convite com uma contagem decrescente para o vosso casamento!

O convite pode ter uma roda que os convidados têm de girar todos os dias até chegar à data, um calendário do género dos de natal ou um modelo tipo raspadinha, em que a casa correspondente a cada dia tem de ser riscada ou arrancada.

5. Caminhada a dois

Story2Remember

Coloquem fotografias originais do vosso percurso como casal, desde o local onde se conheceram, onde estudaram, a vossa primeira viagem juntos, onde o teu noivo te colocou o anel de noivado na mão, todos os sítios maravilhosos onde já estiveram até ao momento de dar o nó!

6. Amantes de fotografia

Muza Weddings Concept

Para estes noivos, porque não enviar um convite em polaroid? A capa pode ser uma fotografia engraçada do casal e, nas traseiras, toda a informação necessária, sempre obedecendo a um estilo vintage! Um design de convite de casamento simples mas único.

7. Para os gulosos

Lovelab

Um convite em tablete de chocolate vai fazer as delícias dos convidados! Podem ainda variar nas cores, nos motivos e nos sabores, consoante os gostos de cada pessoa a que o entreguem. No final, é também uma ótima ideia para lembrancinhas de casamento, sobretudo para os mais gulosos

8. Para os mais clássicos

Isatelier

Mas que mesmo assim querem fugir aos convites de casamento tradicionais, optem por um papel timbrado ou com algum relevo. Fechar o envelope com as vossas iniciais gravadas em cera também dá um toque único a cada convite!

9. Ilustrados

Ana Oliveira - Ilustração

Podem ter a imagem dos noivos, de apenas alguns dos convidados mais próximos ou, se quiserem convites de casamento personalizados, de todos os convidados ou famílias! Para esta última opção, aconselhamos que trates dos convites com o máximo de antecedência.

E não te esqueças de utilizar aguarela, para dar aguma leveza e simplicidade aos desenhos. Certamente que vais fazer com que os convidados se sintam muito especiais! 

10. Passaporte ou bilhete de avião

Pedaços com Amor

Ainda no tema das viagens, um convite a imitar um bilhete de comboio, de avião ou um passaporte é outra ideia muito original! E porque não acrescentar destinos diferentes para cada convidado e, no copo-de-água, sentá-los na mesa correspondente?

11. Loucos por cinema

Pétala de arroz

Entregar um movie kit aos vossos convidados é uma opção única, especialmente se o vosso casamento também vai seguir esse tema! Podes usar vários filmes ou géneros cinematográficos e incluir também um pacote de pipocas, para tornar o convite ainda mais divertido!

12. Motivos náuticos

Mensagem Veloz - Gifts & Art

Tu e o teu noivo adoram estar perto do mar, seja para velejar, fazer surf ou simplesmente usufruir de momentos relaxantes? Então este convite é a tua cara!

Podes utilizar elementos como búzios, conchas, peixes, remos, lemes, âncoras, tudo o que esteja relacionado com este tema!

13. Azulejo português

Pérola, Papel, Tesoura

O azul do azulejo português fica lindíssimo quando contrasta com cores claras como o branco ou o creme. Ideal para os noivos que primam pela originalidade e gostam de reinventar os ícones mais simbólicos do nosso país. Inclua frases para convites de casamento com mensagens românticas que seguramente será um sucesso.

14. Renda e romantismo

Real Sonho

Se és uma noiva romântica e só te consegues imaginar num vestido de noiva com renda no teu grande dia, então combina-o com um convite com renda! Este pode ir do mais clássico ao mais sofisticado, dependendo do teu gosto pessoal, e fica lindo conjugado com tons claros e pastéis e elementos como rosas e outras flores. 

15. Para os festivaleiros

Something White

E finalmente, se tu e o teu noivo querem que o casamento seja a festa do ano, criem um convite emocionante, que grite diversão e repleto de cores e frases chamativas

E agora, já te conseguiste decidir qual é o convite de casamento original que mais combina contigo? Não te esqueças de o entregar com antecedência aos convidados, para que marquem logo este evento tão importante na agenda e já possam ir pesquisando os penteados de casamento para convidadas! Assim que tiveres o teu convite já tens um tema para a festa, por isso começa a organizar os seguintes elementos, como a decoração e os vestidos de cerimónia para as tuas damas de honor. E uma das partes mais emocionantes... começar a pensar no sabor e em todos os elementos do teu bolo de casamento!