Helena Tomás Photography

Formato, cores, temática, caligrafia... O vosso convite de casamento é o primeiro contacto que os convidados vão ter com o grande evento, pelo que deve ser uma introdução ao tema e às vossas escolhas para o dia C. As ideias para os convites de casamento nem sempre são fáceis de ajustar, sobretudo quando existem tantas ofertas no mercado. Mas não se preocupem: neste artigo vamos ajudar-vos a escolher os convites e a acertar na informação que estes devem conter. Deixem os vestidos de noiva e a decoração floral para depois. Este é o ponto de partida de que devem tratar quanto antes!

Soft Spot Design

1. Escolher o estilo

O estilo dos convites deve ser fiel ao tema escolhido para o dia C, funcionando assim como um guia para aqueles com quem querem partilhar esta data tão importante das vossas vidas. Não existem temas pré-definidos ou estabelecidos. Estes devem ser escolhidos em função das vossas personalidades, enquanto casal e enquanto seres individuais, e podem também adaptar-se ao local e à estação em que se casam. Uma vez que tenham a temática do enlace definida, vai ser muito mais fácil encontrar um convite que se enquadre na perfeição. 

2. Da cor ao formato

A escolha das cores a utilizar é um dos primeiros aspetos a ter em consideração quando se faz um convite de casamento. Nesta linha, não se esqueçam que o vosso casamento tem um tema e que este deverá estar refletido na palete de cores. Por exemplo, se optaram por ter um enlace rústico e elegante, onde a madeira e a folha de oliveira sejam as grandes protagonistas, apostem nuns convites de casamento simples e minimal, que joguem com o verde e o branco. Por outro lado, se se casam à noite e querem recriar um ambiente elegante e luxuoso, podem apostar nos convites pretos com letras douradas, ao estilo Great Gatsby. Em suma, tanto a cor quanto o formato do convite devem ir conectados ao estilo do vosso dia C, de forma a que existe uma clara harmonia entre todos os elementos. 

Rosa Leve

3. Conteúdo e aparência

O vosso convite de casamento deve passar uma mensagem clara e concisa. É verdade que algumas formalidades, como especificar a hora da cerimónia ou se o dress code contempla apenas vestidos de gala compridos, implicam mais texto. No entanto, é essencial cuidar que os convites não fiquem demasiado preenchidos, de forma a que a sua leitura - e consequente compreensão - não seja prejudicada. Quanto à aparência, foquem-se nos detalhes, pois são estes que vão dar um toque especial e individual ao vosso convite. Tudo o que rodeia o grande evento influencia o retângulo mágico que vai apresentar o vosso casamento ao mundo. Todos os pormenores, dos envelopes à caligrafia, podem fazer a diferença!

4. Toque pessoal

Personalizar o convite torna-o único e inesquecível. Encontrem um detalhe próprio do casal que esteja relacionado com as vossas personalidades ou com o vosso modo de vida e incluam-no no convite. Fotografias, uma caricatura ou retrato do casal, uma mensagem personalizada ou referências às vossas personalidades são elementos que podem marcar a diferença e transformarão o vosso convite de casamento numa peça original. 

Ponto & Linha

5. Rever todos os detalhes atentamente

Antes de mandar imprimir, verifiquem com atenção todas as informações, decoração e conteúdo. Uma boa revisão dos convites de casamento garante que não haja qualquer erro que não poderá ser corrigido após a impressão final. “Ninguém é bom juíz em causa própria”, por isso peçam ajuda a familiares próximos e/ou amigos de modo a assegurarem que tudo está perfeito. Não se esqueçam de confirmar os nomes, locais, data e contatos de confirmação de presença. 

6. Número de convites

Dica muito importante: mandem imprimir um número de convites superior ao necessário. Imprevistos acontecem e alguns podem ser mal impressos, outros podem extraviar-se pelo correio ou podem querer convidar mais pessoas do que aquelas originalmente previstas, e assim não faltarão cartões mágicos para ninguém. Além disso, lembrem-se que tanto vocês como os vossos familiares podem querer ficar com alguns convites como recordação do início da vossa viagem juntos. Afinal, não são só as prendas de casamento que encerram a memória do vosso enlace!

Ana Oliveira - Ilustração

As nossas sugestões foram úteis? Já sentem as ideias a surgirem para fazerem um convite de casamento personalizado? Então agora há mais detalhes da boda a tratar para que o dia C seja perfeito e de sonho. Podem começar a focar-se no local do copo de água, no vestido de noiva e no fato do noivo e noutros detalhes que serão igualmente importantes para garantir o sucesso do vosso dia.