NJmattos
NJmattos

A noiva é, sem dúvida, a pessoa mais importante de todo o casamento! Todos os convidados querem ver o vestido, o bouquet e o penteado de noiva e todos querem apreciar a beleza da pessoa mais radiante da sala, prestes a trocar o anel de noivado pelas alianças no altar! E embora a noiva não seja a típica celebridade, com um exército de profissionais dedicados a cuidar exclusivamente da sua beleza, ela nunca está sozinha, e as damas de honor são o melhor exemplo disso! Amigas, colegas e irmãs, elas estão lá para te ajudar a vestir o vestido de noiva, para cuidar de cada percalço e para te apoiar quando parece que tudo está destinado a ir por água abaixo! Queres descobrir tudo sobre este tema?

O significado

A tradição de ter damas de honor a ajudar a noiva com o seu vestido e penteado com tranças não é recente. Os especialistas dizem que remonta ao tempo dos romanos, em que as testemunhas ou damas de honor protegiam a noiva ao vestirem-se de forma igual para, assim, confundirem os maus espíritos, impedindo-os de a reconhecer. Na cultura portuguesa, é comum ter uma dama de honor a ajudar e acompanhar a noiva durante todo o processo mas, mais recentemente, temos vindo a adotar a cultura de países como os Estados Unidos, onde a noiva escolhe várias pessoas para serem damas de honor, desta vez no plural!

A responsabilidade do papel

É divertido organizar a despedida de solteira, um dia no spa ou uma tarde de compras para escolherem juntas os vestidos de cerimónia curtos, mas o papel de dama de honor acarreta responsabilidades que nem todas estão dispostas a abraçar! Mais do que amiga, a dama de honor deve auxiliar a noiva, ser o seu braço direito e a sua “assistente” desde que aceita o pedido. Ela ajuda a tomar decisões, encarrega-se de algumas tarefas e apoia a noiva nos momentos mais estressantes, ajudando-a a relaxar. Assim, não basta que esteja disponível para chamadas de uma hora ou que seja a mais ativa do vosso grupo de whatsapp! Ser dama de honor é um trabalho a tempo inteiro, com mais responsabilidade do que muitas vezes pensamos.

A irmã com que sempre sonhaste

Por muito prática e eficiente que seja a tua dama de honor a organizar eventos, contactar com fornecedores ou certificar-se de que tudo corre sobre rodas, é essencial que te dê todo o apoio emocional que precisas! Organizar o casamento é uma autêntica montanha russa de emoções e, se num dia estás radiante porque conseguiste agendar o penteado semi preso com a profissional dos teus sonhos, no outro podes desfazer-te em lágrimas porque as alianças ainda estão atrasadas ou não obténs respostas da quinta onde vão organizar o copo de água! É precisamente nesses momentos que a dama de honor deve intervir, para te acalmar e dar todo o apoio necessário, antes que entres em colapso!

Ideias Vintage Fotografia
Ideias Vintage Fotografia

Amigas para a vida

Se as tuas damas de honor não eram tuas amigas antes de enviar os convites de casamento originais, isso vai definitivamente mudar! Juntas vão partilhar os piores e melhores momentos, vão experienciar todos os percalços e peripécias deste dia e, mais importante que tudo, vão poder sempre contar com o apoio umas das outras para qualquer eventualidade!

O teu braço direito

As funções de uma dama de honor não se cingem apenas ao dia de casamento e, por isso, deves escolher não só as pessoas com que mais te identificas, como aquelas que sabes que te vão apoiar e estar presentes em todos os momentos! No grande dia, elas vão estar prontas para segurar a cauda do vestido, o bouquet e ter sempre um necessaire consigo para retocar o penteado ou a maquilhagem da noiva!

Joana Cardoso Photography
Joana Cardoso Photography

Graciosas, elegantes e encantadoras… as damas de honor garantem um destaque especial à noiva e o apoio constante que só verdadeiras amigas poderão dar! Se já enviaste os convites de casamento, está na altura de dar a boa notícia ao grupo de mulheres que te vai apoiar desde esta etapa até chegar o grande dia! Começa já a pensar nas lembrancinhas de casamento especiais para ofereceres a estas pessoas tão especiais!