Pedro Filipe Fotografia

Para o mais tradicional dos noivos, o casamento civil continua a ser uma fuga à norma e à convenção de trocar o anel de noivado e as alianças numa igreja. Ainda assim, as cerimónias civis têm vindo a conquistar o seu terreno, e são cada vez mais os casais que optam por estas celebrações para dar início à sua vida em comum. Na prática, um casamento civil não é assim tão diferente de um religioso – o vestido de noiva e o fato mantêm-se, a presença de um celebrante é obrigatória para oficializar o casamento e, no final, os convidados podem inclusive atirar arroz aos recém-casados! Mas se há algo em que estas duas tradições diferem, é na originalidade! Já enviaram os convites de casamento e querem tornar a vossa cerimónia o mais espontânea possível? Não percam as ideias mais especiais!

1. Happy hour para quebrar o gelo!

O vosso casamento, as vossas regras! Quem disse que tinham de seguir um programa normal de cerimónia e copo de água com os vossos convidados? Se vão trocar alianças de casamento a meio da manhã ou numa cerimónia mais tardia, vale a pena investir num bom brunch ou numa festa de cocktail, com aperitivos leves, para que todos se conheçam. Servir algumas bebidas e entradinhas e criar um espaço agradável com música ambiente vai promover o convívio e fazer com que mesmo os convidados mais tímidos se soltem e acabem a dançar todos juntos no final da festa!

Mémorelle Photography

2. Os agradecimentos mais especiais

Fazer com que os vossos convidados se sintam bem-vindos é um dom, e devem levar essa missão a sério desde o momento da cerimónia! Para tal, coloquem pequenos cartõezinhos de agradecimento pela sua presença no lugar onde se sentam – caso tenham um casamento mais restrito, podem personalizar os cartõezinhos de cada convidado, para que se sintam ainda mais especiais! Frases como “Obrigada por estarem presentes neste dia tão especial”, “A vossa presença é tudo o que desejávamos para celebrar estes momentos” e terminar com um “hoje brindamos ao amor junto das pessoas mais especiais!” vai certamente ditar um ambiente de amor, amizade e muita harmonia entre todos!

Ideias Vintage Fotografia

3. Um soundtrack contemporâneo

Sim, todos adoramos os velhos clássicos que nos relembram daquele glamour dos anos 50 e nos fazem sonhar… e não há nada de errado com isso se escolheste subir ao altar com um vestido de noiva curto bem ao estilo vintage ou rockabilly. Mas se ambos querem inovar no vosso dia C, que tal mudar a playlist para algo mais atual? Do pop rock ao R&B, da música lounge a alguns hits acústicos, de certeza que vão encontrar as músicas perfeitas para vos acompanhar desde a cerimónia até que fechem a pista de dança!

Rita Santana Photography

4. Os acessórios mais úteis!

Óculos ou chapéus de sol se se casam na praia, pequenos leques para aqueles dias de calor intenso ou umas mantinhas de lã para cobrir as pernas quando estiverem a degustar de um bom vinho ao luar… disponham estes e outros acessórios que se enquadrem no tema e ambiente que escolheram para que os convidados se possam servir à vontade, dando um toque personalizado ao vosso dia!

Fernanda Sá - Eventos

5. A escolha do celebrante

Uma das vantagens de uma cerimónia civil é a liberdade que dá aos noivos para escolherem as figuras mais importantes do grande dia. E se não se identificam com um padre ou um conservador a guiar-vos na hora de subir ao altar, peçam a um membro da família ou àquele amigo carismático para ser o vosso celebrante! Com um discurso emotivo - e com uma boa dose de humor à mistura - a vossa celebração vai ser inesquecível! 

Vitor Pina

6. O cenário perfeito

Se sonham com um background idílico que deixe todos os convidados de queixo caído, está na hora de concretizar este desejo! Se se casam ao ar livre, sejam criativos e aproveitem as árvores e a natureza para criar cenários encantados. Se o vosso enlace se realiza num espaço interior, deem um toque pessoal e íntimo à decoração, com fotografias, velas, arranjos florais e objetos temáticos. Uma dica? Se já fizeram os convites de casamento, mantenham-se dentro dos mesmos tons e do tema. A harmonia entre os elementos vai ser muito apreciada!

Miguel Cunha Fotografia

7. Detalhes muito pessoais

O casamento é o derradeiro dia onde podem ser vocês mesmos. Se tens jeito para as palavras, porque não escreves um pequeno poema ou alguns versos que possam ser colocados dentro de molduras a decorar o copo de água? Se adoras música, podes compor ou mesmo cantar os teus votos, ao som de um solo de guitarra acústica e, se tens uma veia mais humorística, que tal investir num pequeno momento de stand up? Este é o dia perfeito para celebrarem a vossa individualidade!

Pretérito Perfeito

8. E quanto ao seating plan?

A forma como dispõem os convidados à refeição fica a vosso critério e, seja por faixa etária ou grau de intimidade, é normal que sejam dispostos em mesas redondas/quadradas para facilitar o convívio. Se durante a cerimónia também gostariam de se sentir como uma família alargada, porque não dispor também os convidados em círculo à vossa volta, ou sentados em semicírculo de forma aleatória? É a escolha mais bonita e original se se querem sentir rodeados de amor!

Made With Love

9. Surpresas no decorrer da festa

Já antes referimos que criar um ambiente de amor e familiaridade passa por envolver todos os convidados no vosso dia. Por isso, se querem proporcionar momentos únicos a todos os presentes, preparem alguns jogos, surpresas e atividades que consigam arrancar sorrisos! Daqui poderão retirar algumas ideias muito simples, mas que irão tornar a vossa festa memorável.

Soft Box

10. Um bolo cheio de personalidade

Porque vocês já devem ter imaginado um topo do bolo de casamento bem ao vosso estilo, porque não inovar na sobremesa mais icónica do vosso dia C? Um bolo desconstruído, numa cor inesperada ou servido em panquecas ou cupcakes vai certamente surpreender os convidados quando achavam que não havia mais espaço para surpresas! 

Bakewell

Entusiasmados por tornar o vosso dia único e muito especial? Se pensarmos bem, há muitos campos onde podemos inovar e, do guarda roupa dos noivos aos vestidos de cerimónia das damas de honor, das alianças aos votos, passando pelas lembrancinhas de casamento… o que não falta é espaço e ideias para tornar vosso casamento num dia incrível! Já anotaram as vossas dicas favoritas?