O dia foi maravilhoso graças aos nossos amigos, família e muita dedicação dos noivos
Foi em Novembro de 2022 que iniciámos a procura da quinta para a realização do nosso casamento. A Quinta do Grilo não foi a nossa 1ª escolha, mas cativou-nos pelo preço/qualidade comparando com outras quintas ao redor, pela proximidade da nossa casa( a 8minutos de carro) e principalmente pela Rita Nobre . A RP foi sem dúvida cativante e das poucas que tínhamos criado tanto empatia. Convenceu-nos a pagar metade da quinta para termos ainda um desconto sobre o valor total e assim o fizemos. Passado 1mês, a RN contacta-nos indicando que iria embora da Quinta do Grilo. Ficamos imediatamente preocupados mas, a RN garantiu-nos que seriamos contactados pelo gerente da quinta ou RP substituta. Pronto, e foi a partir daqui que tudo desmoronou! Ninguém nos contactou e, tomamos iniciativa de enviar um mail à quinta para agendar uma reunião. Responderam-nos a solicitar os nossos contactos e constatamos logo de seguida que nem os nossos contactos tinham. Agendamos uma primeira reunião com a nova RP, M.. Como primeiro impacto a M. aparenta uma pessoa simpática, muito faladora, prestável e dedicada. Mas infelizmente ao longo dos meses foi demonstrando uma pessoa pouco profissional, que gosta mais de falar e dizer que faz tudo mas depois não faz nada, criando ansiedade aos noivos até ao dia do casamento.
E o pesadelo da organização do nosso casamento começou aqui. Logo de início que a RP dizia sempre que ia dar resposta a um determinado assunto, mas nunca dava feedback. Foi criado um grupo no whatsap para obtermos resposta, mas era raríssimo as mensagens que a RP respondia(temos várias provas). No inicio compreendemos que ainda faltava algum tempo até ao nosso casamento, não quisemos pressionar e não ficamos ofendidos pela falta de resposta. Mas a 1 mês, 2 semanas e 1 semana antes do nosso casamento continuou tudo igual.
Todas as reuniões que marcamos presencialmente com a RP( foram cerca de 3/4 no máximo) a M. ficava sempre surpreendida quando nos via, afirmando o seguinte “ Temos alguma coisa marcado para hoje?” A primeira vez que isto aconteceu não levamos a mal pois compreendemos que ainda faltava algum tempo até ao nosso casamento e que podia estar assoberbada de trabalho, mas infelizmente este comentário foi até à ultima reunião.
Na ultima reunião antes do casamento(duas semanas antes), alinhamos todos os pontos e enviamos por mail e whatsap todos os layout que eram necessários para o nosso dia ( layout das mesas dos convidados, layout das cadeiras para a cerimonia exterior, etc…). Dois dias antes do nosso casamento fomos à quinta com a nossa família e amigos para organizar toda a decoração necessária( sim, atenção que a decoração contemplada no contrato da quinta do grilo não é decoração nenhuma porque fomos nós que fizemos a decoração dos centros de mesa, da mesa dos noivos, da cerimonia e etc..) e surpreendentemente as mesas que estavam colocadas no salão não tinham nada a ver com layout que tínhamos explicado e enviado à RP. Nunca falamos em mesas quadradas e havia tampos quadrados misturados com tampos redondos. Ligámos para a RP e a resposta foi “ Não há tampos redondos suficientes”. Isto para uma grávida e noiva a ansiedade é explosiva!
Felizmente, a Quinta do grilo tem alguns pontos positivos. Equipa de catering excepcional, e foi aqui que um anjo caiu do céu. A senhora Dália, uma colaboradora da quinta do grilo que estava pronta para nos ajudar e arranjou-nos de imediato os tampos de vidros redondos. Obviamente que estes tampos de vidro pesados foram manuseados pelo noivo com a ajuda do jardineiro da quinta. Além dos tampos apercebemos que os guardanapos estavam mal dobrados. Tínhamos combinado que o guardanapo teria de estar dobrado de uma forma para colocar os menus por dentro, e estavam de outra forma.
No dia anterior ao nosso casamento, aparecemos novamente na quinta de manhã, com a nossa família e amigos para nos ajudarem no término da decoração na quinta. A M. finalmente apareceu, mas esteve o dia todo enfiada no gabinete sem prestar qualquer auxilio ou interesse para a organização do nosso dia. Treinamos entradas dos padrinhos/madrinhas, menino das alianças, dos noivos, animação, etc.. a M. não presenciou nada, estando sem saber os pormenores para o grande dia.
Ficou combinado que, a cerimonia civil seria colocada no piso intermédio no dia do nosso casamento ( neste caso, colocação apenas das cadeiras e mesa, tudo o resto, fomos nós que fizemos). Chegou o grande dia, pensando eu, noiva, que não teria mais stresses e que era impossível ficar surpreendida mas, agora é que a anedota inicia. As minhas madrinhas que sabiam de tudo o que se passava, sempre acompanharam a organização do dia, 3horas antes da cerimonia iniciar chamaram-me porque faltavam 30 cadeiras para a cerimonia. Como podem ver, todas as surpresas nunca foram comunicadas pela RP M., ou fomos nós que vimos com os nossos próprios olhos ou então alguém chamava-nos. Ligo para a RP para perceber o que se estava a passar e afirma o seguinte: “ Não há cadeiras suficientes!”, ao qual respondo “Que senão havia, então à duas semanas que falamos sobre o layout porque é que a M. não nos alertou?” enfim… uma autêntica anedota. Liguei para o Carlos(gerente da quinta) que disse para eu estar descansada que ia tratar do assunto e efectivamente arranjou as 30 cadeiras que faltavam.
Iniciamos o nosso grande dia, graças a Deus que temos família e amigos que nos ajudaram na organização, planeamento do dia, tempos de entrada para a cerimonia, para a sala etc.. O paiva som são excepcionais, muito organizados, prestáveis sempre em contacto conosco. Claro, que a RP era a única que estava a leste de tudo.
Por último, a M. comete mais três erros antes de acabar o nosso dia( eu disse que isto seria uma anedota, porque contado ninguém acredita). Contratamos uma banda para tocar no nosso casamento. Indicamos à M. que vinham às 09h para instalação/montagem dos instrumentos. O responsável da banda veio ter comigo perto das 11H a dizer que alguém tinha chegado a uma das fichas que estava ligado um amplificador e simplesmente desligou. Este alguém era novamente a RP. Chamei-a atenção de que não se deve mexer nas coisas das outras pessoas e que provavelmente tinha estragado um aparelho instrumental.
Durante a festa, os nossos padrinhos e madrinhas fazem-nos uma surpresa e partilham numa tela um vídeo para nós. Como já estava de noite, estava a fazer confusão à M. as luzes de fora estarem acesas. Mas como o projector estava também ligado na mesma ficha que essas luzes, a Marta tomou iniciativa de no momento em que o filme estava a ser partilhado para todos os convidados, desligar a ficha e o filme desliga-se. Não tenho palavras e, tanto nós, como todas as pessoas que perceberam que a RP é uma confusão de pessoa, tivemos que nos rir da situação porque efectivamente é uma vergonha. Por ultimo, no contrato que fizemos com a Rita Nobre estava indicado que a festa teria de acabar às 03h da manhã, mas a Marta cometeu o erro de dizer a nós noivos e padrinhos e madrinhas numa das primeiras visitas à quinta que a festa podia acabar mais tarde, se ainda houvesse convidados, etc…
Claro que mais uma vez a M. não cumpriu com as suas palavras. Chegou às 03H e toca de falar com o DJ para terminar a musica. O DJ ficou confuso porque tínhamos transmitido que a festa terminaria quando houvesse poucos convidados, tínhamos os convidados todos ainda na festa(só tinham sido embora uns 10 no máximo) e a M. exigiu que o casamento termina-se.
Concluo que, tanto os nossos prestadores de serviços como a própria equipa da quinta do grilo transmitiram que esta situação com a RP era recorrente. Foi nos dito até que não era surpresa para eles e que já estavam habituados.
Um casamento exige uma logística muito grande, muita exigência, organização e planeamento. Como noivos, padrinhos/ madrinhas e família que acompanharam este processo todo, somos da opinião que a RP M. não tem vocação e competência. Criou-nos muita ansiedade desde o inicio, pouca confiança, stress sem necessidade nenhuma. Não teve a mínima compaixão pelo facto de estar grávida e que por si só, necessitaria ainda de mais calma e tranquilidade em todo o planeamento. O nosso dia, foi maravilhoso, sem dúvida mas, se fosse hoje, teríamos optado por outra quinta. Hoje, preferíamos ter pago um pouco mais, mas teríamos tido um conforto, confiança e planeamento completamente diferente.