Fotomiraflores

Depois de receberes o anel de noivado, passam-te mil e uma ideias pela cabeça e não cabes em ti de felicidade. Sabes que o próximo grande passo que darão a dois é o casamento e não poderias estar mais feliz. É o momento de escolheres o vestido de noiva, pensares em todos os detalhes da festa e também em ideias engraçadas para começar a enviar os convites de casamento. E se decidiram que o casamento será apenas pelo civil, ideias não faltam para que o a cerimónia seja única e muito especial. Assumindo um destaque incontornável nos dias de hoje, são cada vez mais os casais que decidem dizer sim apenas pelo civil e vivem igualmente o seu dia de sonho. Queres saber como? Deixamos-te 10 ideias que podem fazer toda a diferença na tua cerimónia.

1. A cerimónia da luz

A cerimónia da luz consiste num ritual onde existem duas velas, uma que representa o noivo e outra a noiva. Ambas são acendidas e ambas acenderão uma vela maior, que se chama sírio. Isto representa a união dos noivos e o compromisso que fazem neste momento. São cada vez mais os casais que decidem incluir este ritual na sua cerimónia civil, já que se trata de um momento muito emocionante tanto para eles como para todos os convidados.

2. A cerimónia da areia

Sobretudo se te casas na praia e pensas subir ao altar com um fantástico vestido de noiva com renda, faz todo o sentido incorporares este ritual no vosso dia. Igualmente, esta é outra das tradições que tem vindo a ganhar força nos últimos tempos. Neste caso, a vida conjugal é representada pelas diferentes cores de areia - uma em representação da noiva e outro do noivo – que ambos devem verter para um recipiente. Além do resultado ser espetacular, já que vai formando diferentes ondas coloridas, simboliza o que cada um dá à relação que, depois do ritual, se torna ainda mais coesa e difícil de separar.

Diamonds Events

3. A cerimónia da rosa

A rosa é e sempre será a flor do amor. Se és uma noiva romântica, podes optar por usar uma coroa com rosas num penteado de noiva de cabelo solto ou no teu ramo de noiva. Quanto à cerimónia da rosa, depois da trocarem as alianças, os noivos oferecem um ao outro uma rosa. O significado é só um: o amor verdadeiro que sentem um pelo outro. Além disso, segundo a tradição, devem colocá-la num local visível da sua casa e, a cada aniversário de casamento, substitui-la por uma rosa nova, recordando o amor que continuam a sentir um pelo outro. Esta forma de renovar os votos a cada ano é uma das mais simbólicas e originais.

4. O ritual da união das mãos ou handfasting

Este ritual de origem celta consiste na união das mãos (a direita de um com a esquerda de outro), de forma a criar um círculo infinito. O oficiante deve atar-lhes um cordão ou laço à volta das mãos ao mesmo tempo que os noivos dizem os seus votos um ao outro, comprometendo-se a manter a sua união durante o tempo que perdure o amor. Neste momento, serão bem visíveis as vossas alianças de casamento, que são igualmente o símbolo físico do enlace.

5. Uma cerimónia mágica

Apesar de ser uma tradição menos popular do que as anteriores, merece igual destaque por ser muito especial. Se pensas celebrar o teu casamento à noite, este ritual é perfeito para dar esse plus de encanto ao enlace. Este consiste em celebrar uma cerimónia noturna, iluminada unicamente por velas, sem nenhuma fonte de luz artificial. O resultado? Um ambiente mágico e muito romântico, ideal para jurarem amor eterno diante de todos os presentes.

RicardoMarta photography

6. Plantem uma árvore

Assim como as plantas e sementes são uma excelente ideia para lembrancinhas de casamento, também plantar uma árvore durante a cerimónia civil é outra maneira de surpreender. Carregada de significado, esta simboliza as raízes da relação e o contínuo crescimento do amor. Existem muitas formas de realizar este ritual – plantar a árvore num vaso e transplantá-la depois no jardim o fazê-lo diretamente no campo, sobretudo se apostaram num casamento ao ar livre. Esta é uma recordação viva do vosso dia, que verão crescer com o tempo, tal como a vossa relação.

7. Casamento temático

Uma das grandes vantagens do casamento civil é a sua personalização a 100%. Se optaste por um vestido de noiva curto em estilo vintage, podes inspirar toda a cerimónia nessa temática, usando música e decoração dessa época, por exemplo. Igualmente, se és fã de casamentos medievais ou adoras algum filme ou série, também podes replicar isso no momento do sim. Na liberdade de um casamento civil começa a vossa imaginação para recriarem uma cerimónia à vossa imagem.

Quinta dos Amores

8. Luz, cor e detalhes personalizados

Por norma, o padre tem sempre que aprovar a música de um casamento religioso ou os diferentes detalhes da decoração da igreja, assim que, se escolheram casar apenas pelo civil, decorem a cerimónia como sempre imaginaram. Aproveita a liberdade que dispões e tira todo o partido da decoração floral, balões, velas e tudo o que seja necessário para a cerimónia que sempre imaginaste. Podem existir fotos vossas, mensagens no corredor do altar e até o vosso animal de estimação.

9. Cerimónia multicultural

Quando falamos em cerimónias de outras culturas, não significa que não assinem os papéis com validade legal do casamento português. Apenas que, se tu ou o noivo se sentem identificados com alguma tradição internacional, podem incluí-la no vosso casamento. Para os mais espirituais, está a cerimónia maya; para os amantes do mar e dos casamentos de praia, o ritual havaiano. O importante é que esse momento seja especial e transmita a todos aquilo em que ambos acreditam.

10. Balões tailandeses e sparkles

Para casamentos de dia, recomendamos uma largada de balões coloridos, de diferentes tamanhos, especialmente se todos escreverem um desejo para os noivos antes de soltar o seu. Escolham os de látex, já que são totalmente biodegradáveis. Já para um casamento de noite, nada como as lanternas tailandesas ou os sparkles para criarem esse ambiente mágico e inesquecível. Se os vão lançar tenham em atenção se o local está limpo e está longe do mar ou de florestas, para evitar incêndios. Depois do corte do vosso bolo de casamento original e personalizado, este será um momento único para todos.

Lanternas do Céu

Gostaste destas ideias para a tua cerimónia civil? Já sabes como será o teu penteado de noiva? E qual será a palete de cores do teu dia? Vai organizado todas estas ideias, para conseguires esse dia único com o qual tens vindo a sonhar desde que tens o anel de noivado na mão. Vai valer a pena!