Apesar de ter um protocolo bastante mais flexível, um casamento gay pode suscitar algumas dúvidas entre os seus convidados. Regra geral, se existe alguma particularidade significativa, esta aparece explícita no convite de casamento, por isso não terás razões para te preocupar. Mas isso não significa que, entre os convidados, não existam alguns receios. Qual o tipo de vestido de cerimónia mais adequado? E sobre os sapatos e a maquilhagem? Levarão a mal se lhes pedir dicas? Qual a melhor prenda de casamento original? Existe algum momento especial na cerimónia que seja único nestes casamentos?

Os casamentos tendem a seguir normas cada vez menos rígidas: os noivos gostam de personalizar a celebração e a festa ao seu estilo e os casamentos gay não são uma exceção. Pelo contrário, como são relativamente recentes, têm a vantagem de ser ainda muito flexíveis de modo a estar de acordo com a personalidade dos noivos.

Cabe aos noivos dar o primeiro passo

Para enquadrar o tipo de cerimónia, os noivos podem fazer convites de casamento onde especifiquem pormenores do estilo da celebração, de dress code ou algum pedido especial aos seus convidados. Se têm mais confiança com um dos elementos do casal, aproveitem para esclarecer as vossas dúvidas antes do dia do casamento, de preferência em alturas em que haja calma suficiente para poderem ver as vossas questões respondidas.

Acalma-te e desfruta 

O mais importante é, no fundo, deixar que o bom senso dite as regras. E, em caso de dúvidas, tentar ser o menos exuberante possível, pois existem situações que podem deixar os noivos desconfortáveis. Assim, é preferível aproveitarem a flexibilidade de protocolo que existe para os casamentos gay e deixarem-se surpreender pelos momentos que os noivos prepararam para os seus convidados.

Porque talvez mais importante do que saber qual das noivas leva um vestido de noiva com renda, ou se levam as duas (ou nenhuma), é estar presente naquele que é um dos momentos mais importantes das suas vidas. As diferenças nestes casamentos não são assim tão significativas em termos de protocolo. Geralmente apenas não acontece a celebração religiosa, pois existem muitos casais que optam por contrair o matrimónio apenas pelo civil.

O momento de trocar as alianças

Provavelmente existirão outro tipo de cerimónias ou rituais para acompanhar o momento da troca das alianças de casamento, como é o caso da cerimónia da água, ou da cerimónia da areia. Trata-se de pequenas encenações que encerram a vontade de trazer uma certa simbologia para o momento do casamento e que criam recordações muito bonitas nas fotografias e na lembrança de todos.

Adivinhar o melhor presente

Já no que diz respeito ao presente do casamento, no caso de não existir uma lista, o melhor é perguntares aos noivos se existe algo que gostassem de ter ou, no caso de não teres uma resposta, optar por algo que vá ao encontro do que sabes serem os gostos do casal. Também neste aspeto não existe qualquer diferença entre um casamento homossexual ou heterossexual.

Depois de refletirem um pouco sobre o tema, verão que as diferenças para vocês, convidados, são muito poucas, desde que tenham em conta a personalidade dos noivos. Por isso podem começar a escolher o vestido de cerimónia curto que vais levar e o tom da gravata que melhor combina com o teu blazer. É hora de relaxar, dar conta dos últimos preparativos e desfrutar de um dia onde a celebração do amor é uma constante!