Bodas de casamento: Tudo sobre a celebração anual
Acharam que as celebrações acabavam no momento em que voltavam da lua de mel? Por cada ano de relação há uma festa à medida. Não há nada como celebrar o amor e nada mais especial do que celebrar relações sólidas, com vários anos. Querem saber mais?

Bodas de casamento: há umas para cada ano de casados. Cada ano está associado a um material – do mais delicado para o mais forte – e vão evoluindo como o vosso enlace, cada vez mais sólido. Se querem saber quais são as bodas que vão comemorar este ano, não percam esta lista e descubram também as melhores maneiras de celebrar!
Índice de Conteúdo
- 1. Bodas de casamento: o que são
- 2. Como celebrar?
- 3. Que tipos de bodas existem?
- 4. O que fazer quando se celebra anos de casados?
- 5. Das Bodas de Papel às Bodas de Prata
- 6. Das Bodas de Alexandrita às Bodas de Ouro
- 7. Das Bodas de Bronze às Bodas de Carvalho
1. Bodas de casamento: o que são?
As bodas de casamento são celebrações anuais do matrimónio que se estima terem a sua origem na Idade Média. No entanto, remonta à Alemanha o registo de celebrações dos 25 anos de casamentos com coroas de prata. Hoje em dia, é uma tradição bastante comum e generalizada. Se já passaram a fase do enlace, mas querem continuar a celebrar o amor, vejam em que ano estão e o que significa.
2. Como celebrar?
Como se celebra as bodas de casamento é uma decisão do casal e tem muito a ver com o que consideram divertido e também com a longevidade da relação. Assim, um casal mais dado à aventura, pode fazer um programa como bungee jumping ou um trilho no meio da floresta. Um casal que adore experiências gastronómicas, pode preferir experimentar o restaurante mais badalado da cidade. Outra opção pode ser trocarem prendas ou passarem um fim-de-semana romântico a dois. Em anos mais marcantes, como os 10, 25 ou 50 anos, podem sempre fazer uma cerimónia de renovação de votos.
3. Que tipos de bodas existem?
As bodas de casamento são comemorações simbólicas dos aniversários de casamento, e cada ano é associado a um material ou elemento que representa o fortalecimento da relação ao longo do tempo. As mais marcantes são as bodas de prata - que representam 25 anos de casamento - e de ouro - 50 anos de casamento. Porém, existem bodas anuais até aos 60 anos de casamento, ano em que se completam as bodas de diamante.
- Pode interessar: Renovação dos votos: tudo o que precisam de saber
4. O que fazer quando se celebra anos de casados?
Celebrar o aniversário de casamento é uma forma especial de reforçar os laços e reviver o amor. Aqui vão algumas ideias para comemorar:
Comemorações íntimas e simbólicas:
- Jantar romântico em casa com decoração e música especial.
- Cartas escritas à mão, relembrando os momentos vividos.
- Rever o álbum de casamento ou vídeos, partilhando memórias.
- Presentes temáticos relacionados com o material da boda (ex.: um livro para as bodas de papel, uma jóia de prata para os 25 anos, etc.).
Experiências a dois:
- Escapadinhas românticas ou viagens surpresa.
- Sessões fotográficas em locais com significado.
- Renovação de votos, especialmente em datas mais redondas.
Celebrações com família e amigos:
- Festa temática baseada no tipo de boda (ex.: festa dourada para os 50 anos).
- Brunch ou jantar comemorativo com os filhos e netos.
- Vídeo ou apresentação com fotos e mensagens dos entes queridos.
5. Das Bodas de Papel às Bodas de Prata
1º - Bodas de Papel
O papel é um material frágil e por isso foi escolhido para a celebração do primeiro aniversário de casamento. Embora não seja um material resistente, tem possibilidades infinitas, tal como a vossa relação.
2º - Bodas de Algodão
Representa a suavidade e, ainda a fragilidade, tal como o papel. O algodão também é associado à inocência, que está presente no início das relações.
3º - Bodas de Trigo ou Couro
O couro é um material com alguma resistência, é indicativo, por isso, do fortalecimento da relação. Também o trigo, por ser uma planta, ainda que sensível, demostra o crescimento do amor.
4º - Bodas de Flores e frutas ou cera
Tanto a fruta, como as flores e a cera são elementos da natureza, o que remete para uma beleza e vivacidade que só a mãe natureza pode proporcionar.
5º - Bodas de Madeira ou Ferro
Os cinco anos são já um marco importante, por isso, têm direito a materiais muito mais resistentes. Se já fizeram cinco anos de casados, a vossa relação é já muito mais sólida.
6º - Bodas de perfume ou açúcar
A única coisa mais doce que o açúcar ou mais sedutora que o perfume é mesmo o sentimento que vos une e que cresce de ano para ano. Aqui, a relação está consolidada e, após a fragilidade dos primeiros anos, podem aproveitar tudo o que aí vem.
7º - Bodas de Lã ou Latão
Quando pensamos em lã, a primeira coisa que nos vem à mente é: conforto. E não é assim que a vossa relação está, passados sete anos de casados? A lã é conforto e cumplicidade e o latão é segurança e resistência.
8º - Bodas de Papoila ou de Barro
A papoila – flor geralmente vermelha fulgurante que cresce nos campos – simboliza a fertilidade, desejada por tantos casais. Já o barro remete para a maleabilidade que é um dos segredos para as relações mais duradouras.
9º - Bodas de Cerâmica ou Vime
A cerâmica contém em si duas características contrárias: é muito resistente, já que, para obter a sua beleza tão particular passa por temperaturas muito altas e, ao mesmo tempo, é muito sensível e delicada. Se se reviram nestas palavras é porque o vosso casamento é já resistente, mas vocês têm ainda o cuidado de o tratar com carinho e atenção. O vime não precisa de altas temperaturas e é também muito resistente.
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
A primeira décadas é um grande marco numa relação e é simbolizado pelo estanho ou zinco. Após dez anos seria de esperar que alguns casamentos acusassem cansaço, mas o estanho prova precisamente o contrário, já que é famoso por ser resistente à corrosão. O zinco tem uma função semelhante, já que, aliado a outros metais, os protege da corrosão.
11º - Bodas de Aço
E, de repente, a primeira década de casamento já passou. O aço é conhecido pela sua resistência e por não se partir por nada – tal como vocês. Não só é uma representação do vosso presente, como é um presságio para o vosso futuro.
12º - Bodas de seda ou ónix
Usada pelos romanos para dar sorte na batalha, acredita-se que a pedra ónix dá coragem e sorte. Também no amor a sorte é bem vinda. Já a seda é o tecido mais delicado do mundo, rico e luxuoso e também suave, que demora anos a produzir. Tal como a vossa relação, que precisa de tempo para atingir a perfeição.
13º - Bodas de Renda ou linho
O linho é um material resistente e representa o fortalecimento do casamento ao fim dos treze anos que já contam. A renda, por seu lado, demonstra a transparência e honestidade pela qual se deve pautar uma relação de sucesso.
14º - Bodas de marfim
O marfim é um dos materiais mais cobiçados do mundo e muito usado para obras de arte. É forte e elegante e, em termos de força e durabilidade, é o material ideal para representar os catorze anos do vosso casamento.
15º - Bodas de cristal
Transparente, forte e precioso – tal e qual a vossa relação. É assim o cristal que marca os quinze anos de casamento, um marco bastante relevante e umas bodas que merecem ser celebradas com pompa e circunstância.
16º - Bodas de safira ou turmalina
A safira é considerada a pedra da sabedoria pois consegue equilibrar as emoções mesmo nos momentos mais desafiantes. Após dezasseis anos de casamento, já terão sido vários os momentos difíceis e a safira representa a vossa capacidade de resolver os conflitos e manter o coração no sítio certo.
17º - Bodas de rosa
As flores do romantismo por excelência são as rosas e dezassete anos de casamento é o motivo perfeito para presentear a cara metade com um grande ramo de rosas vermelhas. Quase a chegar aos vinte anos de casados, nada como reacender a chama do amor.
18º - Bodas de turquesa
A turquesa é uma pedra que atrai a alegria e desperta o amor pela vida, tudo o que é necessário para encarar a vida a dois depois de vários anos de casamento sólido.
19º - Bodas de cretone ou água-marinha
O cretone é um tecido bastante sólido e robusto – exactamente como o vosso amor e a água-marinha é uma pedra que representa a felicidade, não só que já viveram até agora, como a que ainda está por vir.
20º - Bodas de porcelana
Vinte anos de casamento merecem uma grande festa! Tal como a porcelana, o vosso casamento está a resistir ao grande teste do tempo e um amor assim tem de ser celebrado. Passem uns dias românticos nalgum sítio e troquem prendas com significado para que seja um dia memorável.
21º - Bodas de zircão
Conhecidas como pedras do equilíbrio, referem-se a equilíbrio emocional e físico, tão importante para um casamento que passou agora das duas décadas. É uma pedra que tem várias cores e existe em vermelho – cor do amor – ao amarelo – cor associada à felicidade.
22º - Bodas de loiça
Uma união com vinte e dois anos, deve ser tratada com aquele serviço de loiça de que mais gostam: com muito cuidado e carinho. Por mais pequena que seja, qualquer quebra pode ser fatal e para evitar isso, nada como manusear com amor.
23º - Bodas de palha
Tal como a palha, que tem diversos usos – desde o artesanato até servir de combustível – o vosso casamento tem muitas facetas. Caso queiram fazer uma festa, não se esqueçam de usar este material tão versátil na decoração.
24º - Bodas opala
No vigésimo quarto aniversário da vossa troca de alianças, celebram-se as bodas de opala, que significa “pedra preciosa”. Dependendo da perspectiva, é possível ver diversas cores na mesma pedra, da mesma forma que vêem o vosso casamento sob diferentes cores ao longo dos anos.
25º - Bodas de prata
Esta é a data escolhida por muitos casais para fazer uma renovação de votos em que se faz uma festa, se convidam os amigos e família mais próxima e até se pode trocar novamente alianças. É um marco importante e é marcado pela prata, um material resistente que não perde o seu brilho quando cuidado.
6. Das Bodas de Alexandrita às Bodas às Bodas de Ouro
26º - Bodas de alexandrita
A alexandrita é uma pedra rara e mágica, conhecida por mudar de cor consoante a luz – verde à luz do dia e vermelha sob luz artificial. Simboliza transformação, adaptabilidade e equilíbrio, refletindo como o casal aprendeu a ajustar-se às mudanças ao longo dos anos.
27º - Bodas de crisopásio
O crisopásio (ou crisoprásio) é uma variedade rara de quartzo com tonalidades verde-esmeralda. Está associado à esperança, renovação e prosperidade emocional. Após 27 anos, a relação floresce com uma base sólida e cheia de serenidade.
28º - Bodas de hematita
A hematita é uma pedra metálica escura que simboliza força interior, proteção e ligação à terra. Aos 28 anos, o casal construiu uma união sólida, capaz de resistir às tempestades da vida.
29º - Bodas de erva
A erva representa algo simples mas resiliente – cresce em qualquer lugar, adapta-se, floresce discretamente. As bodas de erva remetem à simplicidade que sustenta o amor verdadeiro e à resiliência que mantém a relação viva no quotidiano.
30º - Bodas de pérola
As pérolas são pedras que nascem dentro das ostras e que levam algum tempo até se formarem. Como o vosso enlace sólido e seguro, são altamente cobiçadas e, quando bem aplicadas, fazem das jóias mais bonitas do mundo.
31º - Bodas de nácar ou madrepérola
O nácar (ou madrepérola) é a substância cintilante que reveste o interior das conchas e dá origem às pérolas. Representa beleza interna, maturidade emocional e harmonia construída com tempo e cuidado.
32º - Bodas de pinho
O pinho é uma árvore resistente e perene, símbolo de longevidade, frescura e capacidade de resistir às estações da vida. Representa uma relação que continua a crescer com raízes profundas.
33º - Bodas de criso
“Criso” vem do grego khrusós, que significa ouro. Está ligado à ideia de brilho, valor e excelência. As bodas de criso celebram uma fase de amor maduro, luminoso e valioso como o ouro refinado.
34º - Bodas de oliveira
A oliveira é uma árvore milenar, símbolo de paz, sabedoria, fertilidade e eternidade. Representa um casamento que atravessou tempos difíceis com serenidade e sabedoria acumulada.
35º - Bodas de coral
Os trinta e cinco anos de união são celebrados pelo coral. Quando grandes, os corais tornam-se recifes que podem albergar um ecossistema com grande biodiversidade, da mesma forma que a vossa união alberga memórias, planos para o futuro, amigos e família.
36º - Bodas de cedro
37º - Bodas de aventurina
38º - Bodas de carvalho
39º - Bodas de mármor
40º - Bodas de rubi
Da cor da paixão, o rubi é vermelho vivo e traz à lembrança que devem manter a chama do vosso amor acesa. É a desculpa perfeita para um jantar romântico à luz das velas, dos que pedem vestidos de gala compridos e fatos elegantes!
Por ser uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo, o rubi é a pedra escolhida para celebrar os quarenta anos de casamento. Só os casais mais resistentes e resilientes chegam a este número, por isso, é uma data que deve ser festejada com as pessoas que mais amam.
41º - Bodas de seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de azeviche
44º - Bodas de carbonato
45º - Bodas de platina ou safira
Se chegaram a este marco: parabéns! A platina é um metal sólido, mas maleável e com uma durabilidade muito alta. Lembra-vos alguma coisa? Já a safira simboliza casamentos duradouros e felizes, afastando a inveja. Se estão desejosos de celebrar esta data, usem as cores das safiras para a decoração.
46º - Bodas de alabastro
47 º - Bodas de jaspe
48º - Bodas de granito
49º - Bodas de heliotrópio
50º - Bodas de ouro
E eis que chegamos às famosas e tão desejadas bodas de ouro. O ouro é um dos materiais mais valiosos que existem e representam riqueza e fartura. Muitos casais optam por, aos cinquenta anos de casados, repetir a cerimónia do casamento, trocar novamente alianças e renovar os votos, reproduzindo o casamento de há cinquenta anos.
7. Das Bodas de bronze às Bodas às Bodas de Carvalho
51º - Bodas de bronze
52º - Bodas de argila
53º - Bodas de antimónio
54º - Bodas de níquel
55º - Bodas de esmeralda
A esmeralda é a pedra que simboliza a evolução da alma pelo amor incondicional, ou seja, perfeita para representar uma data tão importante como os cinquenta e cinco anos juntos em matrimónio. Por ser verde, a esmeralda tem propriedades calmantes, uma característica tão importante numa relação.
56º - Bodas de malaquita
57º - Bodas de lápis lazuli
58º - Bodas de vidro
59º - Bodas de cereja
60º - Bodas de diamante
Não é à toa que o diamante é a pedra mais usada para os anéis de noivado: é considerada indestrutível e, por isso, a pedra preciosa para ser associada aos sessenta anos de casamento, já que, um casal que chegou a este patamar, dificilmente se separará, pois o seu casamento – tal como o diamante – é eterno. É, sem dúvida, um privilégio chegar a esta data de mãos dadas com a cara metade.
61º - Bodas de cobre
62º - Bodas de âmbar
63º - Bodas de sândalo ou lilás
64º - Bodas de rodocrosita
65º - Bodas de safira azul
Por representar a lealdade e a coragem, a safira azul foi a pedra escolhida para simbolizar o sexagésimo quinto aniversário de casamento. Para que haja um casamento tão longo são duas particularidades essenciais ara uma relação longa e feliz.
66º - Bodas de ébano
67º - Bodas de neve
68º - Bodas de chumbo
69º - Bodas de mercúrio
70º - Bodas de vinho
Na celebração dos setenta anos de casamento, a analogia é simples: o vosso amor é como um bom vinho que só melhora com a idade, libertando os melhores sabores e trazendo ao de cima o que tem de melhor!
71º - Bodas de zinco
72º - Bodas de aveia
73º - Bodas de mogno
74º - Bodas de macieira
75º - Bodas de diamante talhe brilhante
Estas bodas não são representadas exactamente por uma pedra, mas por um tipo especial de lapidação. Da mesma forma que o diamante é delapidado para produzir uma jóia com cinquenta e sete faces, também vocês tiveram de limar todas as arestas da vossa relação.
80º - Bodas de carvalho
Serão raros os casais que chegam a comemorar as bodas de carvalho, no entanto, como não é impossível, é certamente um aniversário a ser celebrado. Como o carvalho, a vossa união tem já múltiplas raízes e ramos que chegam a todos à vossa volta! Se chegaram a esta data, muitos parabéns!
Todos os anos há motivo de festejar o vosso amor, por isso, é só decidirem qual é a vossa maneira preferida de celebrar e porem mãos à obra? Querem um desafio extra? Escolham uma maneira diferente de celebrar todos os anos e marquem com especial carinho as datas mais “redondas”, como os 10, 20, 25, 30, 40, 50, 60 e 75 anos.
Ler também: