Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Bodas de casamento: Tudo sobre a celebração anual

Acharam que as celebrações acabavam no momento em que voltavam da lua-de-mel? Por cada ano de relação há uma festa à medida. Não há nada como celebrar o amor e nada mais especial do que celebrar relações sólidas, com vários anos. Querem saber mais?

Bodas de casamento: há umas para cada ano de casados. Cada ano está associado a um material – do mais delicado para o mais forte – e vão evoluindo como o vosso enlace, cada vez mais sólido. Se querem saber quais são as bodas que vão comemorar este ano, não percam esta lista e descubram também as melhores maneiras de celebrar!

Bodas de casamento: o que são?

As bodas de casamento são celebrações anuais do matrimónio que se estima terem a sua origem na Idade Média. No entanto, remonta à Alemanha o registo de celebrações dos 25 anos de casamentos com coroas de prata. Hoje em dia, é uma tradição bastante comum e generalizada. Se já passaram a fase do enlace, mas querem continuar a celebrar o amor, vejam em que ano estão e o que significa.

Como celebrar?

Como se celebra as bodas de casamento é uma decisão do casal e tem muito a ver com o que consideram divertido e também com a longevidade da relação. Assim, um casal mais dado à aventura, pode fazer um programa como bungee jumping ou um trilho no meio da floresta. Um casal que adore experiências gastronómicas, pode preferir experimentar o restaurante mais badalado da cidade. Outra opção pode ser trocarem prendas ou passarem um fim-de-semana romântico a dois. Em anos mais marcantes, como os 10, 25 ou 50 anos, podem sempre fazer uma cerimónia de renovação de votos.

Das Bodas de Papel às Bodas de Prata

1º - Bodas de Papel

O papel é um material frágil e por isso foi escolhido para a celebração do primeiro aniversário de casamento. Embora não seja um material resistente, tem possibilidades infinitas, tal como a vossa relação.

2º - Bodas de Algodão

Representa a suavidade e, ainda a fragilidade, tal como o papel. O algodão também é associado à inocência, que está presente no início das relações.

3º - Bodas de Trigo ou Couro

O couro é um material com alguma resistência, é indicativo, por isso, do fortalecimento da relação. Também o trigo, por ser uma planta, ainda que sensível, demostra o crescimento do amor.

4º - Bodas de Flores e frutas ou cera

Tanto a fruta, como as flores e a cera são elementos da natureza, o que remete para uma beleza e vivacidade que só a mãe natureza pode proporcionar.

5º - Bodas de Madeira ou Ferro 

Os cinco anos são já um marco importante, por isso, têm direito a materiais muito mais resistentes. Se já fizeram cinco anos de casados, a vossa relação é já muito mais sólida.

6º - Bodas de perfume ou açúcar

A única coisa mais doce que o açúcar ou mais sedutora que o perfume é mesmo o sentimento que vos une e que cresce de ano para ano. Aqui, a relação está consolidada e, após a fragilidade dos primeiros anos, podem aproveitar tudo o que aí vem.

7º - Bodas de Lã ou Latão

Quando pensamos em lã, a primeira coisa que nos vem à mente é: conforto. E não é assim que a vossa relação está, passados sete anos de casados? A lã é conforto e cumplicidade e o latão é segurança e resistência.

8º - Bodas de Papoila ou de Barro

A papoila – flor geralmente vermelha fulgurante que cresce nos campos – simboliza a fertilidade, desejada por tantos casais. Já o barro remete para a maleabilidade que é um dos segredos para as relações mais duradouras.

9º - Bodas de Cerâmica ou Vime

A cerâmica contém em si duas características contrárias: é muito resistente, já que, para obter a sua beleza tão particular passa por temperaturas muito altas e, ao mesmo tempo, é muito sensível e delicada. Se se reviram nestas palavras é porque o vosso casamento é já resistente, mas vocês têm ainda o cuidado de o tratar com carinho e atenção. O vime não precisa de altas temperaturas e é também muito resistente.

Pedro Castro Fotógrafo

10º - Bodas de Estanho ou Zinco

A primeira décadas é um grande marco numa relação e é simbolizado pelo estanho ou zinco. Após dez anos seria de esperar que alguns casamentos acusassem cansaço, mas o estanho prova precisamente o contrário, já que é famoso por ser resistente à corrosão. O zinco tem uma função semelhante, já que, aliado a outros metais, os protege da corrosão.

11º - Bodas de Aço

E, de repente, a primeira década de casamento já passou. O aço é conhecido pela sua resistência e por não se partir por nada – tal como vocês. Não só é uma representação do vosso presente, como é um presságio para o vosso futuro.

 12º - Bodas de seda ou ónix

Usada pelos romanos para dar sorte na batalha, acredita-se que a pedra ónix dá coragem e sorte. Também no amor a sorte é bem vinda. Já a seda é o tecido mais delicado do mundo, rico e luxuoso e também suave, que demora anos a produzir. Tal como a vossa relação, que precisa de tempo para atingir a perfeição.

13º - Bodas de Renda ou linho

O linho é um material resistente e representa o fortalecimento do casamento ao fim dos treze anos que já contam. A renda, por seu lado, demonstra a transparência e honestidade pela qual se deve pautar uma relação de sucesso.

14º - Bodas de marfim

O marfim é um dos materiais mais cobiçados do mundo e muito usado para obras de arte. É forte e elegante e, em termos de força e durabilidade, é o material ideal para representar os catorze anos do vosso casamento.

Por do sol

15º - Bodas de cristal

Transparente, forte e precioso – tal e qual a vossa relação. É assim o cristal que marca os quinze anos de casamento, um marco bastante relevante e umas bodas que merecem ser celebradas com pompa e circunstância.

16º - Bodas de safira ou turmalina

A safira é considerada a pedra da sabedoria pois consegue equilibrar as emoções mesmo nos momentos mais desafiantes. Após dezasseis anos de casamento, já terão sido vários os momentos difíceis e a safira representa a vossa capacidade de resolver os conflitos e manter o coração no sítio certo.

17º - Bodas de rosa

As flores do romantismo por excelência são as rosas e dezassete anos de casamento é o motivo perfeito para presentear a cara metade com um grande ramo de rosas vermelhas. Quase a chegar aos vinte anos de casados, nada como reacender a chama do amor.

18º - Bodas de turquesa

A turquesa é uma pedra que atrai a alegria e desperta o amor pela vida, tudo o que é necessário para encarar a vida a dois depois de vários anos de casamento sólido.

19º - Bodas de cretone ou água-marinha

O cretone é um tecido bastante sólido e robusto – exactamente como o vosso amor e a água-marinha é uma pedra que representa a felicidade, não só que já viveram até agora, como a que ainda está por vir. 

20º - Bodas de porcelana

Vinte anos de casamento merecem uma grande festa! Tal como a porcelana, o vosso casamento está a resistir ao grande teste do tempo e um amor assim tem de ser celebrado. Passem uns dias românticos nalgum sítio e troquem prendas com significado para que seja um dia memorável.

21º - Bodas de zircão

Conhecidas como pedras do equilíbrio, referem-se a equilíbrio emocional e físico, tão importante para um casamento que passou agora das duas décadas. É uma pedra que tem várias cores e existe em vermelho – cor do amor – ao amarelo – cor associada à felicidade.

22º - Bodas de loiça

Uma união com vinte e dois anos, deve ser tratada com aquele serviço de loiça de que mais gostam: com muito cuidado e carinho. Por mais pequena que seja, qualquer quebra pode ser fatal e para evitar isso, nada como manusear com amor.

23º - Bodas de palha

Tal como a palha, que tem diversos usos – desde o artesanato até servir de combustível – o vosso casamento tem muitas facetas. Caso queiram fazer uma festa, não se esqueçam de usar este material tão versátil na decoração.

24º - Bodas opala

No vigésimo quarto aniversário da vossa troca de alianças, celebram-se as bodas de opala, que significa “pedra preciosa”. Dependendo da perspectiva, é possível ver diversas cores na mesma pedra, da mesma forma que vêem o vosso casamento sob diferentes cores ao longo dos anos.

25º - Bodas de prata

Esta é a data escolhida por muitos casais para fazer uma renovação de votos em que se faz uma festa, se convidam os amigos e família mais próxima e até se pode trocar novamente alianças. É um marco importante e é marcado pela prata, um material resistente que não perde o seu brilho quando cuidado.

Das Bodas de Alexandrita às Bodas às Bodas de Ouro

26º - Bodas de alexandrita

27º - Bodas de crisopásio

28º - Bodas de hematita

29º - Bodas de erva

30º - Bodas de pérola

As pérolas são pedras que nascem dentro das ostras e que levam algum tempo até se formarem. Como o vosso enlace sólido e seguro, são altamente cobiçadas e, quando bem aplicadas, fazem das jóias mais bonitas do mundo.

31º - Bodas de nácar ou madrepérola

32º - Bodas de pinho

33º - Bodas de criso

34º - Bodas de oliveira

35º - Bodas de coral

Os trinta e cinco anos de união são celebrados pelo coral. Quando grandes, os corais tornam-se recifes que podem albergar um ecossistema com grande biodiversidade, da mesma forma que a vossa união alberga memórias, planos para o futuro, amigos e família.

36º - Bodas de cedro

37º - Bodas de aventurina

38º - Bodas de carvalho

39º - Bodas de mármor

40º - Bodas de rubi

Por ser uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo, o rubi é a pedra escolhida para celebrar os quarenta anos de casamento. Só os casais mais resistentes e resilientes chegam a este número, por isso, é uma data que deve ser festejada com as pessoas que mais amam.

41º - Bodas de seda

42º - Bodas de Prata dourada

43º - Bodas de azeviche

44º - Bodas de carbonato

45º - Bodas de platina ou safira

Se chegaram a este marco: parabéns! A platina é um metal sólido, mas maleável e com uma durabilidade muito alta. Lembra-vos alguma coisa? Já a safira simboliza casamentos duradouros e felizes, afastando a inveja. Se estão desejosos de celebrar esta data, usem as cores das safiras para a decoração.

O casamento de Bruno e Marta em Palmela, Palmela

46º - Bodas de alabastro

47 º - Bodas de jaspe

48º - Bodas de granito

49º - Bodas de heliotrópio

50º - Bodas de ouro

E eis que chegamos às famosas e tão desejadas bodas de ouro. O ouro é um dos materiais mais valiosos que existem e representam riqueza e fartura. Muitos casais optam por, aos cinquenta anos de casados, repetir a cerimónia do casamento, trocar novamente alianças e renovar os votos, reproduzindo o casamento de há cinquenta anos.

Das Bodas de bronze às Bodas às Bodas de Carvalho

51º - Bodas de bronze

52º - Bodas de argila

53º - Bodas de antimónio

54º - Bodas de níquel

55º - Bodas de esmeralda

A esmeralda é a pedra que simboliza a evolução da alma pelo amor incondicional, ou seja, perfeita para representar uma data tão importante como os cinquenta e cinco anos juntos em matrimónio. Por ser verde, a esmeralda tem propriedades calmantes, uma característica tão importante numa relação.

56º - Bodas de malaquita

57º - Bodas de lápis lazuli

58º - Bodas de vidro

59º - Bodas de cereja

60º - Bodas de diamante

Não é à toa que o diamante é a pedra mais usada para os anéis de noivado: é considerada indestrutível e, por isso, a pedra preciosa para ser associada aos sessenta anos de casamento, já que, um casal que chegou a este patamar, dificilmente se separará, pois o seu casamento – tal como o diamante – é eterno. É, sem dúvida, um privilégio chegar a esta data de mãos dadas com a cara metade.

61º - Bodas de cobre

62º - Bodas de âmbar

63º - Bodas de sândalo ou lilás

64º - Bodas de rodocrosita

65º - Bodas de safira azul

Por representar a lealdade e a coragem, a safira azul foi a pedra escolhida para simbolizar o sexagésimo quinto aniversário de casamento. Para que haja um casamento tão longo são duas particularidades essenciais ara uma relação longa e feliz.

66º - Bodas de ébano

67º - Bodas de neve

68º - Bodas de chumbo

69º - Bodas de mercúrio

70º - Bodas de vinho

Na celebração dos setenta anos de casamento, a analogia é simples: o vosso amor é como um bom vinho que só melhora com a idade, libertando os melhores sabores e trazendo ao de cima o que tem de melhor!

71º - Bodas de zinco

72º - Bodas de aveia

73º - Bodas de mogno

74º - Bodas de macieira

75º - Bodas de diamante talhe brilhante

Estas bodas não são representadas exactamente por uma pedra, mas por um tipo especial de lapidação. Da mesma forma que o diamante é delapidado para produzir uma jóia com cinquenta e sete faces, também vocês tiveram de limar todas as arestas da vossa relação.

Estúdio Nunes

80º - Bodas de carvalho

Serão raros os casais que chegam a comemorar as bodas de carvalho, no entanto, como não é impossível, é certamente um aniversário a ser celebrado. Como o carvalho, a vossa união tem já múltiplas raízes e ramos que chegam a todos à vossa volta! Se chegaram a esta data, muitos parabéns!

Todos os anos há motivo de festejar o vosso amor, por isso, é só decidirem qual é a vossa maneira preferida de celebrar e porem mãos à obra? Querem um desafio extra? Escolham uma maneira diferente de celebrar todos os anos e marquem com especial carinho as datas mais “redondas”, como os 10, 20, 25, 30, 40, 50, 60 e 75 anos.