5 coisas que precisas de saber sobre as Bodas de Prata
As Bodas de Prata são a celebração dos 25 anos de casamento e muitos casais decidem comemorar a data renovando os seus votos. Por mais simples que seja, esta celebração é praticamente uma festa de casamento, com tudo o que isso implica.
Celebrações mais ou menos formais, com ou sem bolo de casamento e entrada da noiva, as bodas de prata podem seguir ou não os protocolos. Todos sabemos que a celebração de umas Bodas de Prata implica um ritual muito parecido ao casamento, visto que o casal pode fazer uma renovação dos seus primeiros votos mantendo detalhes como o penteado de noiva, por exemplo.
A família e amigos reúnem-se, já não se usa um vestido de noiva, mas os restantes preparativos são semelhantes. Quer sejas convidado, estejas a organizar ou apenas tenhas curiosidade em saber tudo o que esta tradição envolve, não percas este artigo!
- 1. Organizar as Bodas de Prata
- 2. Quem convidar?
- 3. O look ideal
- 4. Marcar a data
- 5. As alianças para as Bodas de Prata
1. Organizar as Bodas de Prata
A celebração das Bodas de Prata implica uma organização quase tão grande como a do casamento: decidir o local da cerimónia, igreja ou outro local não religioso, o local de festa, o envio dos convites - que podem estar inspirados ou serem iguais aos convites de casamento originais - a escolha do banquete, a decoração e, eventualmente, a escolha de um bolo, que seria como um bolo de casamento simples.
Há muitos pormenores a serem tratados; por isso, é melhor que organizes a tua festa com alguma antecedência. Além disso, não nos podemos esquecer da escolha destas alianças.
2. Quem convidar?
Esta celebração conta com a presença dos filhos do casal, a família mais próxima e depois, caso queiram fazer uma festa grande, o resto da família e os amigos com mais significado, que estiveram presentes na altura do anel de compromisso. Pode ser organizada pelo próprio casal ou pelos filhos deste, mas geralmente pressupõe um número de convidados inferior aos do casamento.
3. O look ideal
Tal como no casamento a noiva leva o seu vestido, nas Bodas de Prata a mulher, arrasar com um vestido de 25 anos casada detalhadamente escolhido. Modelos curtos ou um vestido de gala comprido são sempre boas opções. Para celebrar as bodas de Prata, a esposa tem maior liberdade na escolha do corte, mas sobretudo na cor do vestido. O cabelo costuma estar num penteado apanhado e, quanto aos acessórios, a história repete-se, embora por vezes as noivas mais tradicionais escolham manter os acessórios do dia do casamento.
4. Marcar a data
Normalmente realiza-se a celebração no mesmo dia do aniversário de casamento. Possivelmente calha num dia de semana; por isso, podem perfeitamente adiá-lo para o fim de semana a seguir, de modo que os vossos convidados possam assistir, já que num dia de semana a maioria estará a trabalhar.
Tal como um casamento, pode ser ou não uma cerimónia religiosa. Normalmente, se o casamento foi religioso, o mais comum é que esta cerimónia também o seja. E o mesmo acontece com a cerimónia não religiosa.
5. As alianças para as Bodas de Prata
Tal como existem as alianças de casamento - o símbolo que representa a união entre os noivos - também existem as de Bodas de Prata, o símbolo que representa a renovação de votos dessa mesma união.
Estas alianças costumam ter como material a prata, pois é o material simbólico dos 25 anos, que representa a beleza, a força e solidez que já tem o matrimónio. Normalmente o casal opta entre duas situações: ou fazer réplicas das alianças de casamento em prata, metade ouro, metade prata, ou alianças de ouro branco.
Outra opção é acrescentar uma camada de prata às alianças do casamento - uma opção para conseguir alianças de casamento baratas. Ou seja, se não querem ou não podem gastar muito dinheiro, o melhor é optar pela segunda opção. Também há muitos casos em que, quando são os filhos a organizar tudo, são eles que assumem todos os gastos.
Para finalizar e completar o que seria suposto num casamento, podem oferecer aos vossos convidados alguma recordação desta celebração. Neste caso, não seriam lembrancinhas de casamento, mas algo em modo de agradecimento pela sua presença e por partilharem este dia tão bonito convosco. Aquele lindo anel de noivado hoje, depois de tantos anos, tem ainda mais significado, e esse dia deve ser celebrado.