Black Friday, mais para o teu casamento! Ver promoções Promoções Black Friday
Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Bodas de Esmeralda: a tua festa dos 40 anos de casados

São 40 anos de casamento e merecem ser celebrados em grande. Como o nome indica, a cor da vossa festa de Bodas de Esmeralda deve ser o verde. Significa esperança, saúde e vitalidade. Que seja assim para sempre!

Ricardo Pires Fotografia

Celebrar 40 anos de vida em conjunto é um marco muito especial numa relação. São anos e anos de partilha e de muitas experiências a dois, que devem ser celebradas em grande. Para isso, existem as Bodas de Esmeralda, que assinalam esta data como nenhuma outra, embora existam variados aniverários de casamento, com os mais diversos significados e importância. 

Pelo seu significado, a cor verde deve estar sempre presente de alguma forma na celebração do vosso dia, seja no look do casal, na decoração ou em algum detalhe para os convidados. Esta é, sem dúvida, uma celebração muito intimista onde poderão estar rodeados dos vossos entes queridos e dos amigos mais próximos para recordar o dia mágico que viveram há 40 anos atrás e renovarem o vosso compromisso e amor. Como organizar uma festa para as Bodas de Esmeralda? Temos algumas inspirações! 

Chloe

Bodas de Esmeralda: o significado 

A esmeralda é uma pedra preciosa com uma energia ligada ao amor, à intensidade, cura e prosperidade. Está ligada ao amor que prospera, à felicidade e à fertilidade, protegendo as relações e a amizade. Por isso mesmo é atribuída a este aniversário de casamento, uma vez que 40 anos de relação têm sempre de ter sido regados com muito amor.

No Antigo Egipto, a esmeralda era considerada a jóia do amor incondicional entre duas pessoas, acreditando-se que a pedra era capaz de avivar o coração e estimular o renascimento. 

Sofia & Filipe

A renovação dos votos 

Este é o momento ideal para renovarem o vosso amor e voltarem a declarar-se um ao outro. Ao fim de 40 anos de relação, é natural que não o digam todos os dias, mas o importante é que o sintam todos os dias. E que continuem a criar os momentos certos para nutrir a vossa relação de amor, respeito e companheirismo.

Como foram os vossos votos no dia do vosso casamento? Pode ser um bom momento para recordar esse momento tão especial e único e para completar tudo o que disseram um ao outro quando passaram a ser marido e mulher. 

Make it Giro

Verde para uma decoração única e especial 

Sendo o verde a cor da Esmeralda, esta pode ser a cor perfeita para a vossa celebração. Se não quiserem apostar apenas nesta cor, podem usar o verde em elementos naturais, como plantas, flores ou verdura. Caminhos de verdura nas mesas dos convidados, ou mesmo no altar da celebração podem dar todo um charme ao ambiente.

Se a festa se realizar no inverno, podem sempre conjugar com luzinhas e brilhos, para um toque mágico e acolhedor. Se a celebração for ao ar livre, durante o verão, e adorarem a cor verde, apostem nesse tom e combinem-no com todo o entorno natural que vos rodeia. 

Make it Giro

Dos convites ao bolo: os detalhes que marcam a diferença 

Os pequenos detalhes fazem sempre a diferença. Claro que organizar umas Bodas de Esmeralda não supõe tanto trabalho e dedicação como organizar um casamento, mas requer alguma planificação. Enviem convites para os vossos convidados, inspirados ou não nos do vosso casamento.

Além disso, há outros detalhes que não devem faltar: além da escolha do espaço da celebração, escolham um bolo de casados de acordo com a celebração - o mesmo pode conter a data do casamento, os anos de casados, alguma frase icónica, pode apenas ser um naked cake de acordo com as novas tendências…o que considerarem. 

Chloe

Look dos noivos 

Este é um dos pontos altos da celebração! O look dos noivos tem de ser escolhido ao detalhe. Podem usar um vestido de cerimónia, fazer uma nova versão do vosso vestido de casamento, por exemplo - se este tem uma cauda muito comprida, porque não cortar em estilo midi?

Por outro lado, há vestidos de noiva intemporais, pelo que este pode também ser o momento ideal para voltar a usá-lo, caso seja um vestido de noiva simples, por exemplo. O noivo pode também optar por retirar o seu fato de casamento do armário, caso ainda sirva e esteja em perfeitas condições, ou optar por usar um novo, que represente este marco tão especial. Não se esqueçam de ter algum apontamento verde a combinar. 

Chloe

Como organizar as Bodas de Esmeralda? Que ideias para as Bodas de Esmeralda fazem sentido na vossa celebração? Este é apenas um exemplo do que podem incluir neste dia, mas a verdade é que esta celebração deve ser feita totalmente à imagem dos noivos. São 40 anos juntos, que merecem um brinde muito especial. Preparem tudo ao pormenor!