Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Renovação dos votos: tudo o que precisam de saber

Não é maravilhoso celebrar a vossa união? Não existem regras para esta renovação a não ser a vossa vontade e, hoje, vamos falar sobre algumas possibilidades que podem ter à disposição.

Mémorelle Weddings

O casamento não tem de ser a única vez em que professam o vosso amor perante toda a gente e qualquer desculpa é perfeita para fazer a renovação dos votos e reafirmar o vosso amor perante o mundo. Se o início da vida a dois é motivo de grande festa e alegria, a duração dessa relação de amor, companheirismo e carinho, deve ser também celebrada para que nunca se esqueçam do que vos uniu.

Embora o casamento só aconteça uma vez na vida de um casal, a renovação de votos está à disposição para reviver todos aqueles momentos mágicos! Seja por querer repetir, seja por querer ter uma festa diferente da que foi possível na altura, há muitos casais que decidem fazer a renovação dos votos. Precisam de inspiração?

O que é?

A renovação de votos é uma cerimónia mais informal que tem como objectivo reafirmar o amor do casal e os votos feitos no casamento. Pode ter vestido de noiva, padrinhos e copo d’água, ou pode ser uma cerimónia mais descontraída, como um almoço ou brunch entre amigos próximos e familiares do casal.

Com ou sem cerimónia?

Na renovação de votos também pode ou não haver uma cerimónia. Muitos casais que tiveram missa acabam por preferir renovar os votos na igreja, mas também os que optaram por outros modelos ou rituais podem fazer algo semelhante ao que aconteceu no dia do casamento.

Convidados

Esta é uma escolha que depende inteiramente do casal. Podem preferir fazer uma festa em grande com todos os familiares, amigos e colegas de trabalho, ou podem fazer algo mais simples, como um almoço ou jantar com os amigos e familiares mais próximos. Fica inteiramente à vossa consideração e depende de quanto querem investir nesta celebração.

Novos votos, novas promessas

Seja uma festa maior ou mais pequena, tenham preparado um pequeno discurso para a ocasião! E porque não fazer um novo texto de votos? Aproveitem e reformulem o que prometeram no dia do casamento, dêem-lhe uma certa atualidade - talvez até com o humor de quem já teve muitas situações caricatas - e divirtam-se, ao mesmo tempo que renovam os vossos votos de casamento!

Todos os anos, uma data especial

Não há uma data específica para fazer a renovação de votos, embora seja geralmente associado às bodas de casamento. Como todos os anos há umas bodas associadas ao aniversário de casamento, qualquer uma delas pode ser um bom pretexto para fazer uma nova festa. O momento mais escolhido pela maioria dos noivos para fazer a renovação dos votos é aos 25 anos de casados por ser uma data muito simbólica.

Spencer & Catarina

O dia a escolher

Não é obrigatório ser no mesmo dia em que casaram: pode ser numa data que vos seja querida, como aquela em que recebeste o teu anel de compromisso, o nascimento de um filho, o dia em que se conheceram, em que fizeram a primeira viagem juntos... têm inúmeras possibilidades e ocasiões para celebrar e o que importa é que mostrem o sentimento que vos une.

Uma festa à altura

Se, por exemplo na celebração do vosso casamento não tiveram a festa que mais queriam, renovar os votos pode ser uma excelente forma de reunir todos os convidados - até aqueles que não estiveram presentes anteriormente - e fazer algo mais de acordo com os vossos desejos. Seja um encontro mais intimista, ou uma festa de arromba que não puderam fazer no vosso casamento, o céu é o limite.

Estilo

Quanto ao estilo de renovação dos votos, este é completamente livre. Podem fazer uma recriação do dia do vosso casamento e usar novamente o vestido de noiva. Se assim for, porque não celebrar no mesmo sítio? Se, por outro lado, querem fazer uma coisa diferente, então é só procurarem um espaço que se adeqúe ao vosso estilo actual, seja mais moderno e de acordo com a festa que pretendem.

OnRock Photography

Vão fazer uma festa de renovação de votos? Quantos anos passaram desde o vosso casamento e como vão celebrar novamente esta união? Seja de que maneira for e quem esteja presente, o importante é mesmo que se divirtam e aproveitem este momento tão romântico para recordarem o amor que sentiam no início e todo o vosso percurso até agora.