Mémorelle Photography

É natural que, assim que guardas o teu vestido de noiva ou lhe dás o fim que pensaste, comeces a ter uma sensação de nostalgia. Foram muitos meses de preparativos, desde fazer os convites de casamento até preparar toda a cerimónia e o copo de água. E ainda fizeram aquelas lembrancinhas de casamento para os vossos convidados recordarem para sempre aquele dia... e tens tanta vontade de reviver todos aqueles momentos mágicos! Seja por querer repetir, seja por querer ter uma festa diferente da que foi possível na altura, há muitos casais que decidem fazer a renovação dos votos. Precisam de inspiração?

25 anos juntos

O momento mais escolhido pela maioria dos noivos para fazer a renovação dos votos é, primeiramente, aos 25 anos de casados. Aqui, o casal troca alianças de bodas de prata, que podem ou não ser um segundo anel. No caso de quererem continuar apenas com as alianças de casamento, podem incluir-lhes um detalhe de prata, como forma de comemorar esta importante data.

OnRock Photography

Datas simbólicas

Se, por exemplo na celebração do vosso casamento não tiveram a festa que mais queriam, renovar os votos pode ser uma excelente forma de reunir todos os convidados - até aqueles que não estiveram presentes anteriormente - e fazer algo mais de acordo com os vossos desejos. Existem casais que fazem esta festa um ano depois do casamento, comemorando as bodas de papel, e aproveitam para comer o que guardaram do bolo e servir, depois, um bolo de casamento simples, apenas para relembrar como aconteceu há um ano. Não se trata do primeiro aniversário? Fiquem a saber que todos os anos se comemora algo: bodas de algodão, de papel, do trigo, da madeira, do açúcar… enfim, há sempre bons motivos para celebrar!

A originalidade de cada casal

Mas não é obrigatório ser no mesmo dia: pode ser numa data que vos seja querida, como aquela em que recebeste o teu anel de compromisso, o nascimento de um filho, o dia em que se conheceram, em que fizeram a primeira viagem juntos... têm inúmeras possibilidades e ocasiões para celebrar. E quanto ao estilo de renovação dos votos, este é completamente livre. Podem fazer uma recriação do dia do vosso casamento, podes usar de novo o teu vestido de noiva Rosa Clará e todos os acessórios que levaste no dia C. Se assim for, porque não celebrar no mesmo sítio e tudo? Lembra-te apenas de fazer uma prova do vestido, para verificar se necessita de algum ajuste.

Reunidos em família

Também podem fazer algo mais simples, como um almoço ou jantar com os amigos e familiares mais próximos. Não precisas de ir vestida de noiva, mas podes sempre levar um vestido de cerimónia curto que não seja demasiado vistoso, mas que marque a diferença, e indicar a todos que a celebração vai ser mais ou menos formal. Na renovação de votos também pode ou não haver uma cerimónia. Muitos casais que tiveram missa acabam por preferir renovar os votos na igreja, mas também os que optaram por outros modelos ou rituais podem fazer algo semelhante ao que aconteceu no dia do casamento.

Seja como for, tem preparado um pequeno discurso para a ocasião! E porque não fazer um novo texto de votos? Aproveitem e reformulem o que prometeram no dia do casamento, dêem-lhe uma certa atualidade - talvez até com o humor de quem já teve muitas situações caricatas - e divirtam-se, ao mesmo tempo que renovam os vossos votos de casamento!

Vais fazer uma festa de renovação de votos? Quantos anos passaram desde o teu casamento e como vais celebrar novamente esta união? Se preferires apenas um visual aproximado ao do casamento podes optar por um vestido de noiva simples que se assemelhe ao primeiro mas menos aparatoso. E não te esqueças de escolher um penteado de noiva que esteja à altura da ocasião!