Recebeste um convite de casamento? Então de certeza que já começaste a sonhar com um vestido de cerimónia cheio de estilo para a ocasião! Mas será que também já começaste a pensar no que queres oferecer aos noivos como prenda de casamento…? Se eles já vivem juntos, talvez devas excluir os eletrodomésticos da equação. Afinal, é bastante provável que eles já tenham máquina de café e aspiradora. E o mesmo se aplica aos típicos elementos do enxoval (lençóis, pratos, toalhas, etc). Talvez o melhor seja mesmo dar asas à imaginação e encontrar uma prenda original que os faça sorrir. Queres conhecer as nossas propostas?

1. Vale-presente

Se não tens uma relação íntima com os noivos e não conheces bem os seus gostos, não arrisques! Um vale-presente é sempre uma opção fantástica e segura. Pensa nas lojas que oferecem uma grande variedade de produtos (El Corte Inglés, Fnac, Worten, IKEA…) e escolhe aquela que possa estar mais de acordo com a personalidade dos noivos. Por exemplo, se sabes que ambos praticam desporto, oferece-lhes um vale na Decathlon. Se, por outro lado, tens constancia de que são grandes amantes da literatura, o melhor é apostar num vale da Fnac ou de alguma livraria especializada.

2. Uma viagem

Afinal, quem é que não quer viajar com a sua cara-metade? Dependendo do teu orçamento, oferece uma viagem romântica aos recém casados a um destino onde nunca tenham estado. Se o teu budget é limitado, opta por oferecer um fim-de-semana num hotel rural ou à beira-mar. Podes encontrar opções fabulosas no nosso país, tanto no interior do Alentejo como na zona do rio Douro. De certeza que os noivos vão ficar maravilhados! Caso queiras dar um verdadeiro mimo ao casal, pondera oferecer-lhes um pequeno cruzeiro ou uma viagem a uma das cidades mais românticos da Europa (Bruges, Verona, Viena ou Dubrovnik).

3. Um curso

"O saber não ocupa espaço"! Por isso, se queres surpreender os teus amigos, oferece-lhes um curso numa área que lhes agrade. Por exemplo, se sabes que adoram ir aos restaurantes mais in da cidade, oferece-lhes um curso de cozinha temático. Para os amantes do vinho, um curso de degustação pode ser ideal. Finalmente, podes também optar por oferecer-lhes formação numa área totalmente fora da sua comfort-zone. O que achas de um curso intensivo de cerâmica ou de jardinagem?

4. Comida & bebida

A julgar pelo bolo de casamento original que escolheram, dá para ver que estes noivos são amantes da boa gastronomia… Então, nada como oferecer-lhes um produto gourmet como prenda de casamento! As opções são muitas: uma garrafa de vinho do Porto, uma caixa de queijos italianos, um presunto de qualidade (pata negra, idealmente), uma champanhe francês ou até uma coleção de compotas caseiras. A felicidade, para muitos, está no estômago!

Casa de Vilacetinho
Casa de Vilacetinho

5. Doações 

É cada vez mais comum que os próprios noivos peçam aos convidados doações no valor dos presentes. Sendo assim, podes fazer uma doação em nome do casal a alguma instituição nacional ou internacional. Exemplos? Operação Nariz Vermelho, O Grão, Banco Alimentar, Cruz Vermelha Portuguesa, De Mãos Dadas... 

6. Algo handmade

Se estás à procura de uma prenda de casamento original e única, talvez devas usar as tuas próprias mãos! Tens talento para pintar? Então mãos à obra! Pinta um retrato dos noivos, ou daquele restaurante onde tiveram o primeiro date. De certeza que vão ficar super comovidos com o teu gesto! Outras opções? Uma peça de cerâmica feita por ti, um livro personalizado com as tuas receitas secretas, ou um conjunto de camisolas a condizer. Seja qual for o teu talento, esta é uma excelente ocasião para utilizá-lo.

7. Bilhetes para um evento

O Bruno Mars vai dar um concerto em Lisboa daqui a uns meses? Há uma musical incrível no Teatro Sá da Bandeira prestes a esgotar? Então compra duas entradas e oferece-as aos noivos! Sobretudo se conheces bem os seus gostos, não há como falhar. Dá uma vista de olhos pela agenda de eventos nacionais (tanto gastronómicos, como musicais ou até desportivos) e inspira-te. 

8. Uma sessão fotográfica

O convite de casamento personalizado que recebeste vinha ilustrado com uma foto dos noivos? Ou sabes, graças às redes sociais, que eles adoram tirar fotografias juntos e que até têm jeito para pousar? Então oferece-lhes uma sessão fotográfica. Num estúdio profissional, num cenário rural, ou até pelas ruelas da cidade... De certeza que a noiva vai querer recriar o penteado apanhado do dia C. 

Quarto de Lua
Quarto de Lua

9. Uma peça de arte

Uma peça de arte é sempre uma prenda muito especial. Podes optar por um quadro, uma escultura, uma peça de mobiliário exclusiva ou até uma joia. Se tens um orçamento folgado e sabes que os noivos são adeptos de algum pintor ou escultor em específico, tenta comprar-lhes uma peça do artista em questão. Como alternativa, podes também oferecer-lhes uma peça de arte local, que represente um lugar importante para os noivos. Por exemplo, uma telha algarvia pintada à mão para os noivos que se conheceram em Faro, ou uma cadeira de madeira alentejana para os que se casaram em Évora... Dá asas à imaginação e surpreende-os! 

10. Um pedaço de natureza

Se os noivos são declarados amantes da natureza, temos três ideias fantásticas para ti! Caso vivam num apartamento, oferece-lhes uma pequena horta vertical. Apenas tens de reunir os seguintes elementos: uma estrutura vertical com vasos (o tamanho pode ser variado), e bolsinhas com sementes de várias ervas aromáticas (manjericão, alecrim, salsa, coentros...). É realmente uma prenda muito útil e original! Caso os noivos tenham uma casa com jardim, oferece-lhes uma árvore para plantar. É um presente muito simbólico e romântico dado que, à medida que a árvore cresce, também crescerá o amor que une o casal. Finalmente, caso não tenham jardim nem espaço para plantar o que quer que seja, informa-te se existe uma horta comunitária na sua área de residência e oferece-lhes uma parcela de terreno. Deste modo, vais também oferecer-lhes um hobby muito saudável!

Torre de Palma Wine Hotel
Torre de Palma Wine Hotel

Já sabes qual é o presente de casamento ideal para os noivos? Então não te esqueças de adicionar um pequeno cartão de felicitações. Se eles dedicaram tanto tempo ao teu convite personalizado e às lembrancinhas de casamento, é mais que justo que lhes dediques algumas palavras de agradecimento e felicidades!